Catânia

Chegou o dia de conhecer Catânia, a minha porta de entrada para a tão sonhada Sicília!

Já havia conhecido algumas regiões da Itália, mas faltavam as ilhas. E dessa vez, coloquei os pés e deixei parte do meu coração na maior ilha do mediterrâneo. Sim… parte do meu coração é vermelho, verde e branco!!!

Catânia é a segunda maior cidade da Sicília e está situada aos pés do Etna. Para alguns traz uma certa apreensão, para mim, fascínio.
É a força da natureza adormecida sobre nossos pés. 

O que fazer

Catânia não é enorme, mas também não é pequena. Conheci pouca coisa na cidade em si. Dos dois dias inteiros que fiquei na cidade, metade de um dia fui para Taormina e no outro, para o Etna. Então vou falar somente do que eu fiz…

Me hospedei pertinho do Castello Ursino. Foi o primeiro ponto turístico que visitei em função disso. Construído no século XIII foi moradia de reis, sede do parlamento, serviu como prisão, sede militar e hoje é a sede do Museu Cívico de Catânia. Além das exposições fixas e outras temporais, o interessante da visita também, é estar dentro de uma construção que sobreviveu às lavas do Etna no ano de 1669. Porém, teve sua estrutura danificada com o terremoto de 1693.

Fiquei umas 2 horas por lá.

Castello Ursino

Saindo do Castello fui caminhando até a Via Zappalà-Gemelli, onde próximo à Piazza Santa Maria dell’Indirizzo estava acontecendo uma feira de verduras, legumes, frutas, presuntos.. e todo tipo de produtos da Sicília. Nessa rua tem vários restaurantes e nesse dia estava muito movimentada. Deu para sentir como Catânia vibra e como é a alma da Sicília.

Em menos de 5 minutos de caminhada você chega na Piazza del Duomo. A principal praça de Catânia e local de encontro da população.

Piazza del Duomo

Em seu centro você poderá ver a Fontana dell’Elefante, símbolo da cidade representando o renascimento de Catânia após a erupção do Etna e o terremoto nos anos 1669 e 1693, respectivamente.

Catania Elefante
Fontana dell’Elefante

Ao redor da praça estão outras construções importantes como o Palazzo degli Elefanti – sede da prefeitura, a fontana dell’Amenano – a qual leva o nome do rio que corre por baixo, a Cattedrale di Sant’Agata – a catedral da cidade do período normando entre 1078 e 1093.

Por baixo da catedral é possível visitar a Terme Achilliane – uma das termas construídas no período romano.

Ao lado da Catedral encontra-se a Chiesa della Badia di Sant’Agata. Aqui é possível subir até a cúpula e ter uma visão linda de Catânia.

Vista de Catânia

Atrás da fontana dell’Amenano está a Pescheria, o mercado de peixe. Se você quer sentir um pouquinho da vibe do povo, não deixe de dar uma passada por lá. Seja para assistir de fora, andar entre as bancas ou até mesmo comprar peixes ou frutos do mar.

Catania - Mercado de Peixe
Pescheria

Como comentei, tirei uma parte de um dia para conhecer Taormina – ou pelo menos tentar. Essa cidade lindinha está situada no topo de uma colina a 206 metros acima do nível do mar.

Sempre ouvi dizer que Taormina foi a primeira colônia grega na Sicília, mas estudando um pouco mais vi que não existem documentos oficiais que provam sua origem. Então, segue o meu depoimento pessoal… uma mistura de arquitetura – talvez até mesmo devido aos domínios de vários povos ao longo dos tempos (mulçumanos, normandos, franceses, romanos…), com uma vista linda para o mar jônico, com restaurantes charmosos e aquela atmosfera deliciosa das cidades onde o cheiro do mar alcança.

Realmente uma pena eu ter ficado somente umas 6 horas lá. Curti a paz de uma cidade fora da alta temporada enquanto almoçava na parte externa de um restaurante no Largo Santa Caterina, onde tem uma igreja pequena muito bonitinha de mesmo nome.

Depois fui caminhando até o Teatro Grego-Romano de onde pude assistir um por-do-sol lindíssimo.

Saindo de lá parei em uma doceria e saboreei o tão sonhado cannolo siciliano in loco (gente…. que delícia!). Por entre as grades dei uma espiada no Odeon Romano e saí da cidade antiga pela Porta Messina, a mesma por onde entrei para curtir uma tarde mágica.

Para chegar em Taormina desde Catânia, eu peguei um ônibus da interbus. Esse ônibus sai de uma estação pertinho da estação de trem e tem alguns ônibus por dia. Em 1 hora estava no centro da cidade (veja os horários no site da empresa). 

Etna

Fiz um passeio guiado com a empresa Sicily day by day. Escolhi o passeio “Tour do vinho Etna”. Apesar do carro ser para umas 10 pessoas éramos em 4, eu, o guia e mais um casal.

Primeiro fomos ao Etna. O guia nos explicou sobre as erupções, sobre o solo e caminhamos por várias partes do terreno ao redor.

Depois fomos até um local onde havia túneis visitáveis, formados pela lava das erupções.

O almoço foi na Vinícola Don Saro com produtos típicos da região e harmonizados com vinhos branco, rosè e tinto. Digamos que foi uma experiência diferente. Achei bem diferente dos vinhos que conhecia até então.

Por fim, paramos em uma loja de produtos cuja base é o mel. Porém, lá é oferecida uma degustação de vinhos, azeites, bebidas destiladas (limoncello, um licor de pistache SENSACIONAL e uma bebida que eles chamam de “fogo do Etna” – imagina o efeito!), molho pesto (normal e com pistache – que recomendo!) e o próprio mel.

Vale a pena o passeio. Primeiro porque você conhece um pouco da história do local e segundo, porque depois de beber tudo isso é melhor que você não dirija!

Onde ficar

Me hospedei em um apartamento térreo pelo airbnb pertinho do Castello Ursino. Gostei do apartamento e da facilidade de ir a pé em vários pontos turísticos, comércio (padaria) e estar a 10 minutos de carro do aeroporto.

Ficar em Catânia foi bem central para visitar essas cidades ao redor e tem um custo mais baixo do que se hospedar em Taormina, por exemplo. Mas tudo depende do estilo de viagem que você está se propondo.

Nos dias que fiquei em Catânia fiz tudo a pé ou de ônibus. Só aluguei carro no último dia, quando iria mais para o sul da ilha e queria ter maior flexibilidade para ir em cidades menores.

Onde comer

Em Catânia

Vocês acreditam que não comi nenhum dia em Catânia?? Pois é… Como me hospedei em um airbnb, comprei coisas para o café da manhã e para um lanche no final da noite. Vou ficar devendo indicação de restaurante… sorry!

Em Taormina

Trattoria Piazza Badia – local aconchegante, comida boa, vinho da casa bom e atendimento simpático. Possui mesas externas e internas. Eu particularmente acho que o charme é ficar nas mesas externas vendo o movimento do largo de Santa Caterine.

Depois, dê uma passadinha no Minotauro Pastry Shop, a caminho do Teatro Grego Romano. Além de outros doces, tem um canoli muito gostoso. Não deixe de experimentar o tradicional, de creme de ricota!

Passeio para o Etna

No passeio que fiz estava incluso o almoço na adega da vinícola Don Saro. A comida estava muito bem feita. Não sei se eles abrem para turistas fora dos passeios fechados.

Don Saro

Bem… Catânia merecia mais dias somente para ela. Deixei de conhecer muita coisa. Mas com certeza não foi minha primeira vez na Sicília. Voltarei em breve… 😉

A presto…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *