Split

Sabe aqueles lugares que dá vontade de você sentar nos bancos espalhados na orla e ficar apreciando o vai e vem de pessoas e o mar? Pois é… assim é Split! Uma cidade viva, com eventos culturais e natureza.

O maior porto para passageiros do Adriático, Split é ponto de chegada e de partida para as cidades da própria Croácia, vários países e para as ilhas próximas como: Hvar, Korčula, Vis, etc..

O que mais me marcou em Split foram o palácio Diocleciano (utilizado como retiro do imperador romano Diocleciano e onde foram filmadas algumas cenas de “Game of Thrones”), a Riva (alegre, cheia de bares e restaurantes) e o Monte Marjan.

 

Portão de Ouro do Palácio Diocleciano

 

Split é bem pequena, quem quiser conhecer somente os pontos turísticos em torno da história romana, 1 dia é suficiente. Mas como disse anteriormente, a cidade é muito gostosa e vale a pena curtir com calma o que ela tem para oferecer. Fiquei dois dias e meio na cidade. Para chegar, vim de carro desde Zadar e o devolvi no aeroporto. Peguei um táxi e me hospedei em um hotel pertinho das muralhas da cidade, o que me possibilitou fazer tudo a pé. Para ir para Vis (o destino seguinte), peguei um barco. O porto fica a uns 15 minutos a pé de onde me hospedei, mas para aqueles que carregam muitas malas, um táxi é uma boa opção.

 

O que fazer

 

Palácio Diocleciano – Possui 4 portões: O portão de ouro (o principal), o portão de bronze, o portão de prata e o de ferro. O palácio é um labirinto cheio de lojas e restaurantes. É uma delícia se perder em suas vielas e cantinhos. Outra coisa que chama atenção aqui é a propaganda e os tours relacionados ao “Game of Thrones”. Tem uma loja onde, se comprar qualquer souvenir, pode tirar quantas fotos quiser na réplica do trono do seriado. Quanto aos tours, saem vários durante o dia explicando os locais e as cenas que foram rodadas. Qualquer lojinha dentro do Palácio tem um folder com os horários.

 

 

 

Peristilo – Considerado o ponto central da cidade pelos habitantes de Split, essa praça dentro do Palácio Diocleciano é em forma de um retângulo com bares em torno e uma pequena arquibancada. Os restaurantes servem aos clientes nas escadas e quem tiver sorte, tem até almofadinhas para sentar. O acesso aos templos de Vênus, Cibele e Júpiter era através do Peristilo.

 

Peristilo

 

Via Marmontova – Rua de pedestres com restaurantes, lojas e hotéis.

 

Riva – Calçadão ao longo da orla. Cheia de restaurantes e com um astral muito legal. Pela Riva você pode entrar no Palácio Diocleciano pelo portão de bronze. Uns passos a dentro e você estará no local onde foi filmada a cena de Game of Thrones onde Daenerys prende os dragões.

 

 

Monte Marjan – ao pé de uma colina, cheio de trilhas e com um visual lindo de Split. Para aqueles que não gostam muito de caminhar, no primeiro mirante já se tem uma vista bonita. Tem até um restaurante nesse local. Já para os que gostam de contato com a natureza e não se contentam com a primeira vista, em 30 minutos (ou menos dependendo do ritmo) você chega ao topo. Muitos habitantes e turistas se exercitam lá. Importante dizer que tem trilhas e escadas… muitas! Mas não desista, porque realmente vale a pena. Ah…. dá para chegar de carro e de bike também.

 

 

Onde comer

 

Oyster & Sushi Bar Bota – Dentro do Palácio Diocleciano este restaurante fica em uma praça pequena bem gostosinha. O atendimento é muito atencioso e a comida japonesa vem com algumas novidades (pelo menos para mim), como o sashimi italiano, que vem com queijo, presunto e tomatinho. O sashimi de atum selado também é muito bom.

 

Brasserie on 7 – Localizado na Riva em um ambiente bem descontraído. Tem mesas internas e externas. Ficar do lado de fora é uma delícia quando a temperatura está agradável. O atendimento é ótimo e a comida também. Indico o atum selado sob uma cama de quinoa negra (maravilhoso!).  As ostras são muito boas e vem de um local perto de Dubrovnik chamado Ston.

 

Onde ficar

 

Sleep Split – São suítes em um prédio ocupado por outros serviços. A localização é excelente… 3 minutos a pé do portão de ouro do Palácio Diocleciano. Tudo muito novo. Oferece aquecedor de água para café instantâneo, frigobar, deck para IPod, cofre, etc.. não oferece café da manhã mas eles tem convênio com um restaurante pertinho do hotel por um valor razoável.

 

Doviđenja!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *