Brasil – Vale dos Vinhedos

Pela segunda vez voltei ao Vale dos Vinhedos. Agora com dois objetivos: curtir calmamente a Villa Valduga e conhecer alguma coisa fora da Villa Valduga.
O primeiro foi cumprido, o segundo… muito parcialmente, consegui almoçar em um restaurante fora do complexo.
O Vale dos Vinhedos fica em Bento Gonçalves. Possui várias vinícolas como Adega Cavalleri, Chandon Brasil, Aurora, Miolo, Dom Cândido……..Casa Valduga, dentre outras.
Para chegar até o Vale é possível pousar nos aeroportos de Caxias do Sul ou Porto Alegre (são os mais próximos). De lá, o transporte será viário. Quem puder e quiser curtir com calma, pode fazer a rota romântica (Vide meu post sobre a Rota Romântica) e pernoitar no Vale.

 

Onde ficar
É possível ficar em Bento Gonçalves, onde já ouvi falar muito bem, mas não tenho indicações, ou no próprio Vale dos Vinhedos. Várias vinícolas possuem pousadas, o que traz um charme todo especial principalmente se conseguir se hospedar de frente para umas das plantações.
Hotel e SPA do Vinho – Em frente a Vinícola Miolo, o hotel é super bem conceituado e para quem tem criança, talvez seja uma boa opção já que possui recreação infantil.

 

Vale dos Vinhedos
Hotel e SPA do Vinho
Villa Valduga – A Villa Valduga é um complexo enoturístico composto por 5 pousadas totalizando 24 suítes, Enoboutique, Cave subterrânea e 2 restaurantes.
A recepção é impecável, o café da manhã é delicioso e ao som de um piano, brinde de boas vindas e um curso de degustação para os hóspedes.
Importante saber que a Villa não hospeda menores de 15 anos.

 

Fomos em dois casais e nos hospedamos na Pousada Raízes e na Storia. Ambos muito confortáveis com vista para o interior do complexo. Porém, existem outras suítes com vista para o parreiral.

 

O que fazer
No Vale dos Vinhedos é possível visitar várias vinícolas e participar de degustações. Mas não é só de vinho que vive o Vale, é possível visitar lojas de artesanato, de couro – outro ponto forte do Rio Grande do Sul, de quejos e da Festa da Vindima (se quiser saber mais um pouquinho sobre a Festa, visite o post onde falei sobre ela).

 

Para quem é hóspede da Villa Valduga, a diária dá direito ao curso de degustação com duração de 4 horas. No curso você verá um pouco da história da Valduga, do processo de criação e armazenagem dos vinhos e espumantes e por fim, terá uma aula para “aprimorar” 3 dos seus 5 sentidos. O curso é bem legal e nossa instrutora enóloga foi super atenciosa.

 

Onde comer

Na Villa Valduga existem 2 restaurantes:
O Luiz Valduga oferece refeições harmonizadas. No final de semana que nos hospedamos os pratos foram harmonizados com os vinhos: Leopoldina Chardonnay, Leopoldina Merlot Rosé, Leopoldina Merlot e Reserva Moscatel.

O Maria Valduga oferece um espaço para confraternizações, um andar inferior e outro superior. No final de semana que nos hospedamos, o menu era um rodízio de 4 entradas, 5 massas, 2 tipos de carnes e 2 sobremesas. Tudo uma delícia.

 

Valduga
A entrada, o salão inferior e a adega

Trattoria Mamma Gema – O restaurante é muito agradável e a comida uma delícia. Você pode optar pelos pratos do cardápio ou pelo rodízio de massas. Os pratos que servem 2 pessoas, para aqueles que comem moderadamente, servem 3!!

 

Vale dos Vinhedos
O salão do restaurante e o recomendadíssimo sorvete artesanal com calda de vinho
Ficar no Vale dos Vinhedos tem todo um charme! É super romântico e esse romantismo todo, pode ser regado a ótimos vinhos!

 

Saúde!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *