Framura

Final de julho de 2016 resolvi me cadastrar em uma organização de trabalho voluntário. A primeira escolha a ser feita era o que fazer, depois qual país, enviar um email para os lugares com os quais eu me identificava e esperar a resposta desses lugares. O país escolhido foi a Itália. Agora “o que fazer” o universo e meu coração decidiram por mim.

Como amo vinhos, gostaria que tivesse sido em algum lugar que pudesse participar de parte do processo da fabricação do vinho, mas como estava muito em cima da época da vindima, muitos lugares já tinham seus respectivos voluntários. Foi então que resolvi abrir o leque de opções e mandei um email para um B&B na região da Ligúria. Juntei três coisas que adoro… turismo, verde e mar. Ahhh… já ia me esquecendo da mais importante… imergir na língua italiana. O dono do B&B foi tão atencioso e o lugar era tão encantador que resolvi fazer meu voluntariado nesse local. O lugar que passei quase 1 mês se chama Il Giardino degli Angeli.

Fui parar em Framura, nunca tinha ouvido falar dessa comuna. A primeira coisa que aprendi quando cheguei aqui é que na realidade, Framura é uma comuna composta por 5 pequenos vilarejos: Anzo, Ravecca, Setta, Costa e Castagnola. O B&B fica em Castagnola, o vilarejo mais longe do mar e o mais perto, Anzo.

Ficar nesse lugar por quase 1 mês, me proporcionou conhecer algumas coisinhas e também vivenciar coisas que jamais esquecerei.

O B&B é mágico! Trás uma paz que, com certeza sempre que eu precisar, retornerei em pensamento. Os anjos (degli angeli) são três gatinhas lindas. Aprendi aqui como voluntária, que bastam umas plantas para regar, um café italiano com pão italiano e geléia orgânica de figo, um vinho vermentino, almoço com duração de 1 hora – às vezes mais, brincar com as gatinhas pela manhã, dormir ao som de cigarras, acordar com o som de passarinhos, viver sem TV, fazer trilhas no meio do mato e receber de presente um visual fantástico do mar, é mais do que eu precisava. Digo sem sombra de dúvida, que foram uns dos momentos mais importantes da minha vida (que fique claro o “uns”, mas com relação à expansão de consciência, talvez faça parte dos top 3).

 

Como chegar

Para chegar à Castagnola, onde fiquei, a estação de trem de Deiva Marina é a melhor. Porém, é possível chegar pela estação de trem de Framura. Ambas possuem micro-ônibus que sobem até os vilarejos.

De carro, vindo de Gênova, é necessário pegar a saída para Deiva Marina.

 

O que fazer

Natureza, trilhas, bike e praia.

Framura tem três praias: Arena, La Valla’ e Torsei. Essa última, mais perto da estação de trem de Framura. As duas primeiras com um pôr do sol maravilhoso.

As trilhas são super bem sinalizadas. A que sempre fazia era a que saía de Castagnola, passando por um bosque lindo e por todos os vilarejos até chegar às praias. É uma boa caminhada! Dá para suar! Mas quem gosta de natureza, se exercitar e trekking é uma ótima pedida.

A Ciclovia que saí de Framura é  com nível de dificuldade fácil e vai margeando o mar. São 2,5 km até Bonassola – cidade gracinha com uma praia de uma ótima infraestrutura (banheiros, chuveiros – inclusive em cabines, cadeiras e restaurantes) e mais 3 km até Levanto – outra cidade também com praia e ótima infraestrutura, porém um pouquinho maior que Bonassola. Ambas tem restaurantes, sorveterias artesanais, focaccerias, etc.. que dentro da cidade saem mais em conta do que nos estabelecimentos na beira do mar. Esse é um passeio para toda família.

É possível alugar bikes pertinho da estação de trem de Framura.

Praia de Bonassola
Praia de Bonassola

Onde comer

Framura/Costa – Ristorante Meri

Ótimo restaurante localizado no hotel Meri é uma boa pedida para comer frutos do mar.

Deiva Marina – L’ostaia

Faz pizzas retangulares com uma ótima massa!

Bonassola – ü Pertüsu

Creperia e gelateria artesanal. Faz um crepe de massa levinha, uma delícia. Ótima opção para um lanche ou almoço leve.

Levanto – Focacceria Domè

Ótima focaccia, bom preço e ambiente descontraído.

 

Onde ficar

Não é porque fiquei aqui, mas indico de olhos fechados. O ambiente é familiar e super tranquilo. Conta com 4 quartos sendo 1 suíte com cama de casal, 2 quartos com cama de casal e banheiro compartilhado e 1 suíte com cama de casal e beliche. O café da manhã é servido em uma grande mesa e  o jardim com piscina. Fica um pouco distante do mar, mas para quem estiver de carro ou gostar de uma boa caminhada, o Il giardino degli angeli é uma ótima escolha.

 

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *