Siena

Siena – 2013

Pois é… Em 2011 (no post abaixo) disse que se pudesse, voltaria a Siena. Tive a sorte de voltar! Dessa vez com aquela sensação de rever cada cantinho que havia me apaixonado e querer voltar aos locais onde deixei de fazer alguma coisa que gostaria de ter feito. E assim foi… além da surpresa que o destino havia me reservado…

Siena continua linda, romântica e viva.

Desta vez sentei no meio da Piazza del Campo – como todos fazem – fiquei tirando fotos de ângulos que não havia tirado e deixei o tempo passar…
 

Siena

 
Também subi a Torre del Mangia com seus 102 metros de altura e vários degraus!! Cansar?? Cansa! Mas vale MUITO a pena! Em 2011 vi Siena de cima do Duomo, desta vez, tive o prazer de vê-la do topo da Torre del Mangia!
Ah… é melhor chegar no horário que abre. Depois a fila fica grande e a espera gira em torno de 1 hora! De meados de Março até Outubro, o horário de visita é de 10h às 19h. De Novembro até meados de Março, o horário de visita é de 10h às 16h.

 

Siena
Vista do topo da Torre del Mangia

Voltei na loja de lenços e gravatas que fica na Piazza S. Giovanni e para minha surpresa a moça que me atendeu a 2 anos atrás se lembrava de mim. Para quem tiver interesse, a loja é a Cravattificio di Siena.

Desta vez, cheguei de carro a Siena e tive que procurar os estacionamentos da cidade. Tem um estacionamento público e um privado na entrada de Siena pela Porta Fontebranda. O público é minúsculo e acho que quem consegue vaga ali, só tira o carro quando vai embora. O privado custava 18 euros a diária na época. É caro, mas é mais barato do que a multa que se paga por circular e parar no centro histórico. O bom desse estacionamento é que fica pertinho da escada rolante que chega bem próximo a Piazza del Campo.
Outro estacionamento público é perto da Fortezza Medicea. Dependendo de onde for se hospedar, este é mais longe.
E por que estou falando sobre isso? Além de dar informação sobre o estacionamento, foi buscando um local público para parar, que tive a surpresa de Siena…

Quando estava voltando da minha busca sem sucesso por um local público para deixar o carro, resolvi andar sem destino por Siena e parei diante do Duomo. De repente, ouço batidas de percussão e meninos, meninas e rapazes vestindo trajes típicos com suas bandeiras em punho!
Não acreditei!!! Eles entraram no Duomo e foi celebrada uma missa em homenagem a Madonna. Depois saíram em procissão pela cidade e passaram em frente ao hotel que eu estava hospedada!

 

Onde ficar

B&B Il Corso – O ponto alto foi a simpatia de todos que tive contato e a localização excelente a menos de 1 minuto a pé da Piazza del Campo. A decoração é bem clean e alguns quartos tem varandinha para a rua.
Como o hotel é um B&B e fica em uma construção antiga, não tem elevador! Então, para quem leva muita bagagem, se prepare para subir os 3 lances de escada.
A velocidade da internet também deixa a desejar. Mas quem está em Siena, precisa de internet???

 

B&B Il Corso
B&B Il Corso

Onde comer

Tre Cristi Enoteca Ristorante – Li sobre o Tre Cristi em um livro que saiu sobre as cidades da Toscana onde foram filmadas cenas da novela brasileira “Passione”. Um dos atores indicou esse restaurante e eu pensei… Por que não? E fui!! Fui super bem atendida! Antipasto como cortesia, o vinho branco geladinho e o prato muito saboroso!
Com decoração rústica e poucas mesas, o ambiente também é tudo de bom.

 

Siena
Tre Cristi

Compagnia dei Vinattieri – A indicação foi dada pela dona do hotel que fiquei hospedada. Procurava um restaurante reservado, com boa comida e com o clima dos restaurantes rústicos da Toscana, a indicação foi assertiva! Quem passa na frente não imagina o que tem dentro. Passada uma porta pequena no nível da rua, você deve descer uma escada em madeira. (Só esse trajeto já deixa você no clima de Siena!) Ao chegar no nível do restaurante você encontrará ambientes separados por arcos de tijolos, mesas bem dispostas e luz ambiente.
A comida é maravilhosa e a carta de vinho melhor ainda.

 

Se vou voltar a Siena??

Chi lo sa? 😉
 

Siena – 2011

Acho que todas as vezes que eu voltar à Itália (se puder me dar ao luxo!), terei que visitar Siena.

Siena é apaixonante! A cidade é toda cercada por antigas muralhas e sua arquitetura é toda medieval.
Durante muito tempo Siena foi um próspero centro comercial e financeiro entrando em constantes conflitos com Florença (as duas cidades eram as mais importantes da Toscana). Apesar dessa linda cidade ter ganho a maioria dos conflitos, não foi essa desavença que provocou a decadência de Siena e sim, a peste negra que assolou a Europa em 1348, levando à morte muitos sienenses.
Que bom que o tempo passa e tudo se resolve se existir a conscientização do povo. Só assim, eu pude ter a oportunidade de conhecer um dos lugares que facilmente, viveria o resto dos meus dias!

 

Siena vista do Duomo
Siena vista do Duomo

Muitas pessoas usam Siena ou Florença como ponto central para visitar a Toscana e aí acabam por fazer dessa linda cidade, um dormitório! Uma pena! Fiquei somente 2 dias aqui. Poderia ter ficado uns 5 dias!!
No primeiro dia, larguei minhas coisas no hotel e fui aproveitar a luz laranja de fim de tarde que sobre a arquitetura de Siena ficava ainda mais linda. Fui direto para a Piazza del Campo com minha máquina e sentei no meio fio da praça. Durante muito tempo fiquei observando casais sentados no meio da praça tomando um vinho, crianças brincando, mães com seus bebês … foi nesse momento que eu percebi o quanto eu havia me apaixonado por essa cidade e olha que eu não tinha visto quase nada ainda!
É muito fácil se deslocar em Siena. Em cada esquina tem uma plaquinha apontando para Piazza del Campo ou para o Duomo. Então, é só você marcar no mapinha onde é o seu hotel e um desses pontos e, pronto!

 

O que fazer
Passeie pelas ruas. Se perca! Olhe e entre nas lojas de vinho, no mercado, nas lojas de gravatas e lenços, compre uma garrafa de vinho e deguste-a ao pôr-do-sol na Piazza del Campo. Depois, se tiver só mais um dia, conheça o Duomo, suba na torre do Museo dell’Opera del Duomo para ter uma linda vista da cidade, passeie na fortaleza e outros points que descreverei abaixo. Se tiver mais dois dias…. faça tudo com calma e divida as atrações!

 

Palio – O Palio é uma corrida de cavalos que acontece duas vezes ao ano na Piazza del Campo, geralmente em Julho e Agosto. São 17 “contrade” (distritos) que disputam o Palio. O negócio é levado tão a sério que o cavaleiro e o cavalo são escolhidos por cada distrito para representá-lo no grande dia. Siena fica lotada nessa época.
Para saber direitinho a agenda do Palio, entre no site Comune di Siena.

 

Tuscany Wine School – Não estava no meu roteiro! Mas saindo do meu hotel, dei de cara com essa escola que, durante 4 horas, oferece um curso de degustação de vinhos da Toscana! NOSSAAAAAA!! O que foi aquilo?? 5 vinhos degustados, inclusive um Brunello di Montalcino, com pãezinhos regados em um azeite DIVINO e para fechar, um bolinho de chocolate que caiu super bem com o vinho de sobremesa!

 

Siena

 

Mercadinho – fiquei em um hotel que não servia café da manhã, mas oferecia uma cozinha com cafeteira, geladeira e fogão. Aproveitei e passei no mercado perto do hotel (continuação da Via Staloreggi, na Via di Città) para comprar coisinhas para o café da manhã. Nada engordativo!!!

 

Siena
Azeitonas, presuntos, queijos… delícias da Itália

Museo Civico – na Piazza del Campo está o Museo Civico que durante muito tempo foi sede do governo sienense. Abriga muitas obras de arte homenagiando a unificação italiana. No teto de uma de suas salas, está representada cada região da Itália em forma de figuras femininas. É possível subir na Torre del Mangia e ter uma visão ampla de Siena.

 

Museo Civico
Museo Civico

Piazza del Campo – Passeie por lá a noite. O dono do hotel que fiquei, disse que os restaurantes da praça não são os melhores. Não experimentei, então, se você for ou foi em algum deles e quiser deixar seu depoimento ao final do post, fique à vontade!

 

Piazza del Campo
Piazza del Campo

Duomo – A catedral data do fim do século XII e é realmente muito bonita. As esculturas e obras dispostas no seu interior refletem o dom de seus artistas. O chão possui mosaicos feitos por vários artistas diferentes. Dizem que não se encontra piso tão belo em toda a Itália. Para as mulheres vai uma dica, não se pode entrar em catedrais na Itália com os ombros a mostra! Mesmo que o colo esteja coberto!

 

Museo dell’Opera del Duomo – Confesso que não fui para apreciar as pinturas, jóias, artefatos, etc.. Assim que entrei fui direto para o andar mais alto para poder ter uma vista 360º de Siena! Belíssima!

Basilica Cateriniana San Domenico – Construção gótica do começo do século XIII onde estão as relíquias de Santa Catarina, padroeira da Itália.

 

Siena
Basilica Cateriniana San Domenico

Fortezza Medicea di Siena – Erguida em 1560, hoje a fortaleza é um local muito agradável para simplesmente caminhar, sentar nos bancos espalhados pelos jardins, ver Siena ao longe e depois jantar ou degustar um bom vinho na Enoteca (da Enoteca falarei mais adiante).

 

 

Onde comer
Ristorante Enoteca Millevini – Ambiente super agradável com uma comida ótima e uma seleção de vinhos divina. Na parte interna do restaurante, a certeza de se estar dentro da fortaleza, na parte externa, um ambiente descontraído super propício para um fim de tarde. É bom reservar!

 

a2

 

Ristorante Due Porte – Cheguei em Siena já tinha passado do horário do almoço. Mas eu estava morrendo de fome, então, entrei no primeira trattoria que estava aberta e que me pareceu simpática. A dona não ficou muito feliz, mas serviu uma massa ótima e uma torta caseira de sobremesa que estava uma delícia.

Grotta di Santa Caterina di Bagoga – Indicação do dono do hotel. Como ele havia me dito que era bom reservar e já era noite adiantada, resolvi procurar outro. Mas por sorte, passei em frente e lembrei do nome. Já estava meio vazio e sentei numa mesinha lateral externa onde quase não passava ninguém. Gente…. que delícia! Vinho, comida e local perfeitos! Recomendadíssimo!

 

 

Onde ficar
Existem hotéis e pousadas muito bons fora do centro histórico, porém, eu preferi ficar em um B&B bem pertinho do Duomo e da Piazza del Campo, para me sentir parte do lugar!

 

Piazza Paradiso Accomodation – o hotel não tem café da manhã, como falei antes. É possível pagar a mais e ganhar um voucher para tomá-lo em restaurantes próximos. Mas possui uma cozinha com eletrodomésticos e todos os utensílios (de talheres a abridor de vinho). No quarto tem frigobar. Então, é só ir no mercadinho e comprar o que precisa (e até o que não precisa!).
Ótimo custo x benefício, a suíte era grande e o banheiro também. Tudo muito limpo e organizado. O dono foi super simpático e prestativo.

 

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *