Interlaken

Interlaken é uma comuna da Suíça, no cantão de Berna. Esse nome “cantão” com esse significado, não é muito comum para nós, porém, podemos entendê-lo como “estado”.
Interlaken, em alemão, signifca “entre lagos”. Se situa entre os lagos Thun e Birenz.
Conhecida por suas paisagens montanhosas lindíssimas é também a base para o passeio à Jungfrau, uma imponente montanha, cuja estação ferroviária Jungfraujoch é conhecida como o “Topo da Europa” por ser a mais alta do continente.
Catia Miranda
Interlaken vista do Harder Kulm

Chegamos em Interlaken de trem desde Berna. A viagem dura por volta de uns 50 minutinhos e de meia em meia hora, saem trens da estação de Berna.

Não é necessário comprar os tickets com antecedência já que a saída de trens para Interlaken é frequente e não existem assentos marcados. Você poderá comprá-los nas lojas da SBB, nos totens espalhados pela estação ou pelo próprio site da SBB.
Aqui vale uma observação… A Suíça é cara… Só perde para o Reino Unido. A primeira vez que estive na cidade fiz muitas contas e acabei comprando um pacote “Jungfraujoch + Hotel”, onde, segundo minhas contas, o hotel acabou saindo praticamente de graça. Fechei pelo site Jungfrau.ch.
Ainda pensando em custo x benefício, saímos por volta das 8:00am de Berna, deixamos nossa bagagem nos lockers da estação de Interlaken-Ost, fomos direto para Jungraujoch e fizemos o check-in no hotel em Interlaken somente no final do dia. E aqui começo a descrever o que fizemos nessa cidadezinha cheia de charme…
O que fazer
Jungfraujoch – O passeio para a estação mais alta da Europa vale os CHF 204.40!! São 2h15min aproximadamente de Interlaken Ost até Jungfraujoch. Durante o trajeto passamos por paisagens lindíssimas e paramos duas vezes para trocarmos de trem. A troca é necessária porque a partir de um ponto, os trilhos são especiais devido a altura que se atinge.
No caminho, o trem para em uma estação somente para apreciação dos picos nevados e uso de sanitários.
Catia Miranda
Parada estratégica

Chegando em Jungfraujoch, você terá várias atrações entre restaurantes, museu de gelo (dentro da geleira!), caminhar na neve, lojinhas e um museu da Lindt.

O museu é bem interessante, tem várias esculturas (de gelo, lógico!) e algumas partes contanto a história do lugar.

O museu da Lindt tem um holograma contando a história da marca e “era” para ter um chocolatinho de degustação. Mas acho que, pela quantidade de visitantes, quando chegamos já tinha acabado 🙁

IMPORTANTE – Não importa a temperatura que estiver na cidade de origem, em Jungfraujoch sempre estará congelante. Por isso, não esqueça de um casaco bem quentinho se quiser sair do lado de fora da estação ou até mesmo andar pelo museu de gelo.
Passear pela rua principal de Interlaken – Höheweg é cheia de lojinhas maravilhosas, restaurantes charmosinhos, o Cassino, construções imponentes e jardins super bem cuidados.

Subir o Harder Kulm – é uma montanhazinha em Interlaken de onde se tem uma vista incrível!! Um funicular te leva até o topo. Lá em cima tem um restaurante e uma trilha. Nós só subimos para ver a vista mesmo. Nesse dia tínhamos que voltar para Berna.

Catia Miranda
Harder Kulm

Quando subimos o Harder Kulm vimos vários parapentes. Além disso, li em alguns blogs que é possível fazer um passeio de barco pelo rio Aare. Então, fica a dica. Só não fizemos porque ficamos somente um dia e meio na cidade e o dia que tivemos inteiro, fizemos o passeio para Jungfraujoch.

Onde comer

Em Jungfraujoch
Na estação existem alguns restaurantes: indiano, por quilo, cafés e um de cozinha suíça e internacional. Resolvemos comer no suíço – Crystal. É o mais caro mas é o menos confuso. Muitos turistas sobem até a estação, inclusive grupos de excursão. Dependendo da sua vontade de curtir o passeio e a vista do local, a escolha do restaurante ajuda.

img_1349

Catia Miranda
Vista do restaurante Crystal

Em Interlaken

Restaurant The Verandah – Esse restaurante pertence ao Hotel Royal St Georges. Comemos um bom fondue de queijo que veio acompanhado de salada, batatas, especiarias e outros acepipes. O atendimento foi impecável. Não foi o melhor fondue que comi na vida, ainda estou a procura!
Onde ficar
Carlton Europe – 5 minutos a pé da estação de Interlaken Ost – o que facilitou demais a nossa chegada e a saída da cidade. O hotel está a 15 minutos a pé do centrinho (entenda-se Rua Höheweg). Ganhamos um upgrade para um quarto superior com um grande espaço. O banheiro também tinha um ótimo tamanho. O café da manhã foi “OK”, poderia ter mais bolos já que estamos em uma região com influência alemã.
O único ponto que me incomodou foi não possuir ar condicionado, somente um ventilador e como fomos em julho, ficar no quarto na parte da tarde foi terrível (segundo a moça da recepção é uma norma da cidade não ter ar condicionado).

The Royal St George – Ficamos nesse hotel na minha segunda vez na cidade. Dessa vez não fechei nenhum pacote e reservei tudo separado. O hotel fica a 10 minutos a pé da estação Interlaken Ost e a 5 minutos a pé do centro. O quarto é muito bom com uma vista linda para as montanhas (existem outros quartos com vista parcial). Possui um ótimo restaurante como dito acima, e um farto café da manhã.


OBSERVAÇÕES:
– Agradecimentos especiais ao blog Viagens Cinematográficas que, buscando sobre cidades próximas a Berna, me apaixonei pelo relato sobre Interlaken/Jungfraujoch e resolvi passar me hospedar lá!
– Reserve pelo menos umas 6 horas para o passeio a Jungfraujoch. Se quiser parar nas cidades intermediárias, umas 8 horas seria bom! E possível fazer esse passeio por dois caminhos, Grindelwald ou Lauterbrunnen – Wengen. Se puder (e quiser) faça um na ida e outro na volta. São paisagens diferentes e ambas lindas. Como o trem vai parando em algumas estações, ainda é possível fazer um trecho a pé entre cidades e subir no trem na próxima. Nas estações tem placas com a distância e o tempo de caminhada.
– Atente para o horário de volta à Interlaken. Dependendo da época do ano, os horários podem mudar. Dê uma olhadinha na quantidade de pessoas e conforme for, entre na fila com uns 20 minutos antes.

– A rede COOP de supermercados também está presente na cidade. Tem um grande ao lado da estação Interlaken Ost.

Auf Wiedersehen!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *