Bérgamo

Bérgamo entrou para minha lista das cidades medievais mais bonitas da Itália.

Dividida entre Città Bassa (cidade baixa – a parte moderna) e Città Alta (cidade alta – onde está situada a parte histórica) traz uma história que data da época pré-romana. Vários povos como os etruscos, romanos, lombardos, francos, venezianos e até uma influência austríaca deixaram suas marcas na cidade alta. Cada pedra de casas e ruas, cada portão das casas é uma viagem ao passado. Mas ao meu ver o que mais marca a cidade é sua muralha de 6 km de perímetro e seus portões, herança dos venezianos quando tomaram a cidade no século XVI. Isso falando de arquitetura porque falando das pessoas…. que povo simpático e acolhedor!

Bérgamo está a 53 km de Milão, por isso, muitos fazem um bate e volta até a cidade. Mas sinceramente… merece muito mais. Se quiser cobrir todos os pontos turísticos de forma rápida, dois dias seriam suficientes, mas a graça está em sentar em um dos cafés e olhar o vai e vem de turistas, estudantes universitários, ouvir algum artista tocando, entrar na catedral e observar a riqueza das obras, ouvir o silêncio nas capelas, subir as escadas da torre cívica e olhar com calma a beleza da cidade lá de cima, curtir o trajeto quando se usa os funiculares, ouvir as músicas clássicas que tocam por toda cidade através de um sistema de som integrado, enfim, sentir a cidade porque ela transmite muitas sensações!

Como chegar

Carro – Como disse acima, Bérgamo fica pertinho de Milão. A estrada é ótima. Só tem a questão da cidade alta ter tráfego limitado. Verifique direitinho as zonas onde se pode estacionar. Se for se hospedar na cidade alta, confirme se o hotel possui algumas vagas e onde elas estão. Tive que pagar uma multa de 30 euros por ter estacionado em vagas para moradores (não entendi direito a informação que me deram no hotel!).

Avião – do aeroporto Orio al Serio até a cidade alta são 6 km. Eu fiz esse trajeto a pé e levei uma hora e 5 minutos.

Trem – da estação de trem de Bérgamo até a cidade alta são 5 minutos de carro ou 15 minutos a pé.

O que fazer

Piazza Vecchia – o coração da cidade. Ali é onde tudo acontece: shows, artistas e seus instrumentos, estudantes se encontram, o café mais antigo da cidade! Aqui também está o Palazzo della Ragione – construção lombarda mais antiga existente e a Torre Cívica – conhecida também como “Campanone”  foi construída em 1100, possui 52,76 metros e de onde se pode observar Bérgamo em 360 graus e a famosa Fontana di Contarini (construída em 1780).

É permitido subir a Torre Cívica. O ingresso é comprado no local. É possível subir pelas escadas ou pelo elevador. Verifique o horário que o sino toca. Não é nada agradável ouvir sinos ecoando na sua cabeça para o resto do dia. E antes que pensem ao contrário….. não, eu não subi na hora das badaladas!!! No mesmo local é possível observar um sítio arqueológico.

Preço: €3 e gratuito para crianças

Atrás dos arcos da Piazza Vecchia está a Piazza Duomo – coração sagrado da cidade que era a principal praça de Bérgamo antes da construção da Piazza Vecchia. As construções presentes na praça são: O Duomo (Catedral S. Alessandro Martire) com obras de Moroni e Tiepolo; Basilica S. Maria Maggiore com uma beleza interna tão grande que contrasta com a simplicidade de sua fachada; Cappella Colleoni – capela construída por vontade de Colleoni onde se encontra seu túmulo. Curiosidade: no portão está seu brasão com um desenho curioso de seus três testículos. Dizem que tocá-los traz sorte (você tocaria?!); Battistero – reconstruído com uma arquitetura neogótica em 1898.

_mg_2763

Lavatoio Medievale – antigamente, onde as mulheres se reuniam para lavar roupas.

_mg_2774

Funiculares – atrações da cidade. Um funicular interliga a cidade baixa e a cidade alta e outro sai da cidade alta em direção ao Castello di San Vigilio e vice-versa. Os tickets são vendidos em caixas automáticos na estação do funicular. É bom ter moedinhas!

_mg_2765
Funicular chegando no Castello di San Vigilio

Castello di San Vigilio – construído no século XIV, o castelo serviu de residência para vários daqueles que dominaram Bérgamo ao longo dos tempos. Situado a 496 metros de altitude teve um papel importante de vigilância em caso de ataques inimigos. De lá se tem uma linda vista de Bérgamo e arredores, inclusive de Milão em dias claros. Perto da estação do funicular tem cafés e restaurantes caso queira almoçar, jantar ou simplesmente tomar um café.

Muralhas e os portões da cidade alta – a imponente arquitetura defensiva do século XVI tem 6 km de perímetro, 14 bastiões e 4 grandes portões: Porta Garibaldi, Porta S. Alessandro, Porta S. Agostino e Porta S. Giacomo.

img_1249
Porta S. Giacomo

Piazza della Cittadella – aqui se encontram o Museu Arqueológico e o Palazzo Roncalli. Se encontra logo após a passagem pela Porta S. Alessandro.

_mg_2748

Città Basa – passear pela cidade baixa também tem seus encantos. Se gostar de caminhar e ir apreciando as paisagens e arquitetura do caminho, saia da cidade alta pelo portão de S. Giacomo. Desça pela via Sant’Alessandro até a Piazza Pontida. O caminho em si já é um passeio devido às casas e ruas estreitas de pedra. Chegando na Piazza vire à esquerda. Você estará na Via XX Settembre. Uma rua de pedestres com várias lojas e estabelecimentos de embutidos e vinhos. Siga por essa rua até a Viale Roma. Uma avenida grande com várias construções belíssimas.  Depois você poderá pegar o funicular para retornar à cidade alta.

Sentir a cidade – passeie pelas ruas seculares de Bérgamo Alta; prove a culinária local (casoncelli – massa típica de Bérgamo com recheios variados (carne bovina, linguiça, parmesão…) com molho de manteiga e sálvia na maioria das versões; se gostar de doce bem doce, o típico se chama polenta e osèi presente em todas as docerias da cidade;  leve para casa um azeite com tartufo (tem uma lojinha na rua principal que só vende isso); e se entregue à Bérgamo!

Onde comer

Hostaria San Lorenzo – pensa em uma experiência sensorial…. Desde a chegada até a saída foi uma experiência incrível! Fomos muito bem atendidos, todos os pratos explicados, presentinhos do chef, além de estarmos em meio a ruínas que datam do ano zero. No final a moça que nos atendeu, nos perguntou se não gostaríamos de conhecer a parte de baixo do restaurante reservada somente aos hóspedes do hotel de mesmo nome. Recomendo reservar.

Ristorante Agnello D’Oro – o restaurante é do hotel de mesmo nome. É muito característico. Parece uma mistura de alemão com italiano. Fomos muito bem atendidos e pagamos o preço do prato executivo.

Dammimo – também pertencente ao hotel de mesmo nome. Fomos super bem atendidos, pessoas muito cordiais e atenciosas. Aqui provei o prato típico de Bérgamo (casoncelli) e adorei.

Onde ficar

Botton d’Oro Gombito 3 – indico de olhos fechados. Funcionários simpáticos e atenciosos. Ficamos em um quarto que fica a uns 200 metros do prédio principal. Era de bom tamanho e de frente para a rua principal de Bérgamo Alta (via Gombito). O café da manhã não era uma fartura, mas tinha tudo o que era necessário para um bom desjejum.

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *