Barcelona

Qual a primeira coisa que lhe vem a cabeça quando você ouve “Barcelona”? Apesar de não ser FÃ de futebol, na minha cabeça vem o Barça! Ultimamente a equipe de futebol mais temida do mundo!

 

Mas não é só o Barça que embeleza Barcelona, capital da Catalunya e segunda maior cidade da Espanha. A cidade respira cultura, arte, história, culinária e praia!! Esse local pulsante encanta com a arquitetura  da região de Eixample com construções de Gaudí inclusive “A Sagrada Família”, Parque Güell, Fundação Miró,  as Ramblas e tantas outras atrações que mostrarei no decorrer desse post.

 

Barcelona foi a 3ª e última cidade que visitei na Espanha. Passei 12 dias nesse país e como usei milhas da TAM para viajar para Europa, comecei o meu tour por Madri. De lá fui de trem para Sevilha. Como não tinha trecho direto de Sevilha para Barcelona, tive que voltar para Madri e depois ir para Barcelona. Os trens de alta velocidade da Espanha são MARAVILHOSOS. Já comentei no post sobre Madri sobre a RailEurope, neste site você poderá comprar seus bilhetes ou passe. Viajar de trem tem todo o seu charme, principalmente tomando uma “Cava” – que é servida a vontade na primeira classe e vendo esse pôr-do-sol da foto abaixo.

 

Pôr-do-Sol a caminho de Barcelona
Pôr-do-Sol a caminho de Barcelona

Usei o Barcelona Card em Barcelona também. Apesar do Madrid Card oferecer mais descontos em estabelecimentos e entrada em atrações mais legais do que o de Barcelona, utilizar o cartão nos transportes públicos é uma mão na roda, já que você pode viajar quantas vezes quiser dentro do limite do cartão (2,3,4 ou 5 dias). As linhas de metrô de Barcelona são muito boas e é possível chegar em vários pontos turísticos utilizando este meio.

O que fazer em Barcelona
Se você comprar o Barcelona Card, no kit vem mapas da cidade e da malha de transportes, além do livreto com os descontos. Isso ajuda a visitar os lugares de uma mesma região e isso facilita muito!
Na cidade velha

 


Barceloneta
-> ao longo do porto é cheia de restaurantes e cafés. É gostoso ir tanto para o almoço, fim de tarde ou jantar.

 

Barceloneta
Barceloneta

O Museu d’Història de Catalunya ocupa uma parte do Palau de Mar, o mesmo edifício onde estão os restaurantes e cafés no porto da Barceloneta. Nesse museu estão expostos documentos, esculturas, pinturas, etc. sobre a história contemporânea da Catalunya.

 

Museu d’Història de la Ciutat -> abaixo do nível da rua, está a Barcelona Romana. Escavações permitem ao turista ter acesso ao modo de vida de uma época que pode datar do século I a.C.

 


Monumento a Colombo -> o monumento marca o lugar onde Colombo desembarcou quando voltou de sua descoberta às Américas. Dizem que sua estátua está apontando para as Américas. É possível subir até seu topo.

 

Monumento a Colombo
Monumento a Colombo
Museu de la Xocolata -> aqui é contada a história do chocolate em Barcelona. Desde a descoberta do cacau nas Américas até à criação da primeira máquina de produção do chocolate na cidade.

 

Museu de la xocolata
Museu de la xocolata
Arc del Triomf -> projetado para ser o portão principal da Exposição Universal de 1888 no Parc de la Ciutadella. Seus desenhos significam as boas-vindas dadas aos visitantes.

 

Arc del Triomf
Arc del Triomf
Parc de la Ciutadella -> Local muito procurado pelos catalões, principalmente aos domingos, onde se montam feiras de livros, exposições, shows ou somente para relaxar em seus jardins. Dentro do parque também está o zoológico. Historicamente, foi construído por Filipe V com o objetivo de ser uma fortaleza. Mas nunca foi usado para este fim.

 

Entrada do Parc de la Ciutadella
Entrada do Parc de la Ciutadella
Museu de Zoologia -> bem na entrada do Parc de la Ciutadella está o Museu de Zoologia. Conhecido também como Castell dels Tres Dragons. Sua arquitetura é muito bonita lembrando um castelo. Hoje o museu faz parte do Museu de Ciências Naturais.

 

Museu de Zoologia
Museu de Zoologia
Museu Picasso -> O museu apresenta quadros e cerâmicas feitos pelo artista. A história de Picasso se confunde com as obras apresentadas, já que é possível apreciar obras desde quando Picasso começou a pintar, em 1884.

 

Museu Picasso
Bem cansada dentro do Museu Picasso
Las Ramblas -> É uma avenida pulsante. Ali você encontra artistas de rua, bares que ficam abertos 24 horas, flores, leituras de tarô e tudo o que se possa imaginar. Não aconteceu comigo, mas fui avisada pelos funcionários do Hotel para tomar cuidado com batedores de carteira.

 

Aqui também, existem muitos artistas que expõem suas obras em sobrados. Vi um cartaz sobre uma exposição em homenagem a Picasso. Me interessei e subi. Ali, conheci um senhor que disse que era um dos pintores de Picasso e me contou umas curiosidades sobre o artista. Se eram verdades, não sei. Mas fiquei conhecendo uma outra vertente de Picasso, a erótica. Admito que ali, vi o quanto o cara tinha a mente muito além do seu tempo!!!

 

La Rambla
La Rambla
Na região de Eixample
Casa Milà – Também conhecida como “La Pedrera”, esta construção é a obra mais famosa de Gaudí. Aqui são realizadas exposições e atividades para toda a família

 

Casa Milà - "La Pedrera"
Casa Milà – “La Pedrera”
Casa Batlló -> Também obra de Gaudí, a casa é aberta ao público.

 

Casa Batlló
Casa Batlló
La Sagrada Família -> Gaudí começou sua construção em 1882. Faleceu e não conseguiu terminá-la. A previsão de término é 2030.
Visitá-la dá trabalho. As filas são sempre imensas. Me arrependi imensamente de não ter encarado a fila, pois dizem que o seu interior é algo extraordinário.

 

La Sagrada Família
La Sagrada Família
Região de Montjuïc
Palau Nacional
-> Visto desde a Plaça d’Espanya, funciona como museu desde 1934. Hoje possui o maior acervo de arte românica do mundo. Me pareceu um local bem agradável para passear com a família, amigos ou companheiros. O local tem um café bem gostoso e às vezes, alguns artistas ficam tocando seus instrumentos para uma platéia bem atenta!

 

Arenas de Barcelona -> Os catalães são completamente contra às touradas. Por isso, na arena, funciona um grande mercado.

 

Arenas de Barcelona
Arenas de Barcelona
Fundació Joan Miró (Fundação Miró) -> Aqui estão desenhos, pinturas, esculturas e tapeçarias doadas pelo artista. Além disso, apresentam exposições temporárias bem atuais como o assunto “AIDS” tratado na figura abaixo.

 

Fora do Centro
Estádio Camp Nou -> O Estádio e o Clube tem sua imponência. Afinal é o Barça. A loja também é de babar!, mas ao contrário do estádio do Real Madri, tudo se paga. Além disso, os banheiros femininos são um horror. Sujos e faltando papel higiênico. Mas, tudo bem… eu fui no Camp Nou!
 


Parc Güell
-> Acho que nunca fiquei tão ansiosa para ver algo, quanto o tão famoso banco ondulado de Gaudí. Mas tinha mais… muito mais… Já na entrada do parque, duas torres (à direita e à esquerda do portão), parecem vindas de um conto de fadas com suas aparências de doces! Existem jardins com colunas retorcidas e espaços que servem de cenário para vários artistas. O Parque é considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Onde ficar
NH Rallye -> Esse hotel está a 2 quadras da estação de metrô mais próxima e a 10 minutos a pé do Camp Nou. Fiquei em um apto standard, o que não me deu muito espaço para circular. A cama ocupa quase todo o quarto. Mas a decoração é bem legal e o banheiro de bom tamanho. Todos os atendentes da recepção são simpáticos e solícitos. Ponto não muito bom… wireless no quarto é pago. Na recepção, 30 minutos é de graça, mas a velocidade não é lá essas coisas.

 

Onde comer
O ponto alto foi o Agut. Abre para almoço somente após as 13h30m. Mas vale esperar abrir. Fica na parte velha pertinho da Barceloneta. O atendimento é ótimo e a comida DIVINA! O garçom ficou rindo quando tirei a foto da sobremesa. Mas essa merecia!!!

 

Hasta la vista…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *