Bolonha

Foi bem difícil colocar o nome da cidade em português depois de escrevê-la tanto em italiano…
Bolonha para os brasileiros – Bologna para os italianos….

 

Na culinária, a cidade do molho “bolonhesa” – e comi bastante para não esquecer o sabor, afinal, a carne lá é desfiada e não moída como comemos aqui!

 

Na história, Bolonha é conhecida como a cidade das Torres e dos pórticos, resquícios da época medieval. É uma das cidades mais desenvolvidas da Itália e classificada como uma das principais em termos de qualidade de vida no país. O símbolo de Bolonha são suas duas torres: a Torre  degli Asinelli, construída entre 1109 e 1119 com 97 metros de altura e quase 500 degraus até o topo. No século 14 a torre foi usada como prisão e fortaleza e durante a Segunda Guerra Mundial, como defesa. E a Torre Garisenda com 48 metros de altura.

 

Cidade Etrusca em 510 a.C., constituía uma colônia romana. Pertenceu ao Império Bizantino, esteve sob o controle papal, foi ocupada por Napoleão Bonaparte e depois pelos Estados Pontífices. Durante o período monárquico era um centro republicano emblemático e durante a 2ª Guerra Mundial foi intensamente bombardeada já que era um centro de transporte essencial para os alemães nazistas.
Além da culinária e da história, Bolonha abriga a mais antiga universidade do mundo ocidental, a Università di Bologna fundada em 1088.

 

Bologna
Bolonha e suas duas torres

As principais atrações ficam ao redor da Piazza Maggiore. Para conhecê-los, um dia bastaria. Porém, a cidade se propõe a boemia devido sua vida universitária, a compras e deixar o tempo correr observando locais e turistas que passam, tiram fotos, sentam no meio-fio em frente a Basílica di San Petronio.

 

O que fazer
Piazza Maggiore – a praça medieval é um bom ponto para começar o seu passeio. É o centro de Bolonha, onde está a sede da prefeitura e também a Basilica di San Petronio, principal igreja da cidade, dedicada ao Santo Padroeiro. No século XIV, sua construção foi embargada pelo papa Inocêncio II, pois seria maior que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Observe pelo corte que há na fachada externa da igreja: metade mármore e metade tijolo.

 

Bologna
Piazza Maggiore com Basilica di San Petronio ao fundo

Piazza del Nettuno & Fontana di Nettuno – junto à praça central reina esta fonte com uma estátua em bronze de Netuno, obra do francês Jean Boulogne (mais tarde conhecido como Giambologna), em típico estilo barroco.

 

Bologna
Fontana di Netuno

Piazza di Porta Ravegnana – com suas Due Torri (duas torres) que são o símbolo de Bolonha, construídas pelas famílias Asinelli e Garisenda. A praça é também o ponto de confluência de 7 ruas. Você pode subir a Torre degli Asinelli para uma vista panorâmica da cidade (entrada paga, abre 9h-18h).

 

Bologna
Visto do alto da Torre degli Asinelli

Piazza di Santo Stefano – Nesta praça triangular existiam no passado um grupo de sete igrejas romanescas construídas durante os séculos XII e XVII, e que correspondiam às sete igrejas de Jerusalém, restando a Chiesa di Santo Stefano e um conjunto de 4 igrejas, onde está enterrado San Petronio. Destaque para a pia, onde se acredita Pôncio Pilatos tenha lavado às mãos depois de condenar Cristo à morte. Ali também está representado o galo, que cantou após “Pedro” ter negado Jesus por três vezes.

Arquitetura de Bolonha – a cidade já passou por poucas e boas! E sua história nos deixou lindos presentes arquitetônicos.

 

Onde comer
Bar Giuseppe – Um dos bares/restaurantes que ficam na construção em frente à Basilica di San Petronio. A pizza que comi estava ótima e o chardonnay que era vendido em taças, também!!
As mesinhas externas são uma boa pedida para ver o tempo passar, com uma ressalva para os não fumantes, não vale se incomodar com o cigarro acesso da mesa ao lado!

 

Bologna
O Bar Giuseppe é o primeiro da galeria

Ristorante Garganelli – O Garganelli é o restaurante do hotel Savoia e fica a uns 10 minutos de carro do centro antigo. RECOMENDO!! O ambiente é uma delícia, a comida ótima, o atendimento é tudo de bom (eles falam espanhol, inglês e, claro, italiano!), uma boa carta de vinhos e o que se paga é mais do que justo!
Apesar de não estar cheio quando fui é aconselhável fazer reserva.

 

Onde ficar
Aemilia Hotel – O Aemilia fica a 15 minutos a pé do centro histórico. O quarto que fiquei tinha uma linda vista para as torres da cidade antiga. A decoração é clean e me pareceu tudo muito novinho. O banheiro é super limpinho e amplo. Toda a equipe do hotel foi muito simpática e prestativa. O café da manhã tem tudo o que é necessário para começar o dia. E para quem não consegue deixar de ficar conectado, o wifi é grátis e com ótima velocidade. Como reservei com mais de 8 meses de antecedência pelo Booking.com, consegui um bom preço.

 

Bologna
Suite no 5º andar


Ciao!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *