Gênova em 1 dia

Poderia ter feito Gênova em 1 dia e meio, porém cheguei na cidade já na metade da tarde e o dia da chegada seria o último dia de um filme que não consegui ver no Brasil. Sendo assim, resolvi fazer um programa de morador da cidade, fui ao cinema!

Deixei para o dia seguinte a minha vontade de desbravar a cidade.

Gênova, a cidade de Cristóvão Colombo, é uma mescla do antigo com o moderno. A arquitetura é riquíssima e cheia de monumentos históricos. Enquanto o porto antigo traz estruturas modernas, o tão famoso aquário – o maior da Europa e o conhecido Eataly com as tentações da culinária italiana.

E porque não falar do dia que fui ao cinema? Resolvi ver o filme “The space between” que estava passando no Cinema Corallo. Como cheguei 1 hora antes da sessão, aproveitei para conhecer a Chiesa Santa Maria Assunta. Grande e suntuosa. Cheguei no horário de uma missa. O engraçado era que eu ouvia o padre celebrando, mas não o via. Ouvia as pessoas, mas não as via! E isso tornava a igreja algo como fantasmagórico, afinal, o altar principal não estava iluminado, toda a igreja aparentemente vazia, a não ser em um cantinho no final à direita, onde haviam uns 20 fiéis e o padre. Saí de lá bem devagar para não atrapalhar aquele momento e fui fazer um lanchinho antes do filme.
Aliás, quem for nesse cinema algum dia, ao lado tem um estabelecimento que vende focaccias e doces. Um ótimo custo x benefício.

Voltei para o hotel às 09:00pm. Passei pelos calçadões de mosaicos da Via XX Settembre. Praticamente vazio. Achei tão estranho uma cidade grande (pelo menos perto das cidades que conheci nos últimos dias na Ligúria) estar praticamente dormindo a essa hora.

Estou em uma fase onde quero ir nos locais, mas ter um olhar diferente sobre um monumento, um museu, sobre a cidade. Por isso, olhei o mapa e sabia as vias principais por onde passar, mas o que eu veria pelo caminho iria me chamar.
E foi assim que descendo a Via Galata em direção à Via XX Settembre, entro no Mercato Orientale, uma espécie de mercadão da cidade onde se vendem queijos, frutas, legumes, verduras, frutos do mar, carnes, o tão famoso molho pesto genovês, etc… Um ótimo lugar para conhecer os sabores da cidade (o mercado de cada cidade para mim é um ponto turístico!).
Voltei para a via principal. Olhei para cima e vi uma construção em pedra e me perguntei o que seria. Fui descobrir metros a frente em uma plaquinha indicando uma escadinha. Era a Abbazia di Santo Stefano. Além de ser uma linda construção, da sua piazza se tem uma vista bem interessante da Via XX Settembre. Aliás, nessa avenida, estão várias lojas de roupas e afins que com certeza fariam a festa daqueles que não deixam de comprar algo nas viagens. Aqui também tem vários prédios com estátuas em sua faixada, uma aula de arquitetura e história.

Dali caminhei em direção ao Porto Antico, mas antes de chegar lá é possível conhecer o Palazzo Ducale e a linda Catedral de San Lorenzo.

Chegando no Porto Antico logo se vê o Aquário tido como o maior da Itália, a Biosfera – uma obra de Renzo Piano onde internamente existe a reprodução de várias espécies animais e vegetais de um ecosistema tropical, várias atrações para as crianças e dali também saem passeios marítimos inclusive para se avistar baleias.

Para experimentar as guloseimas italianas, nada melhor do que ir no Eataly, que também se encontra na área do Porto Antigo.

Parti então para o Corso Italia, um calçadão beirando o mar cheio de restaurantes e estruturas para um banho de mar. Vi algumas pessoas fazendo kitesurfing em uma parte do mar quase chegando à Boccadasse, uma aldeia de pescadores super calminha onde resolvi almoçar.

Na volta para o hotel passei pela Piazza della Vittoria onde está o Arco dei Caduti, monumento erguido em homenagem aos genoveses mortos na Primeira Guerra.

Onde comer

Dindi Trattoria – restaurante de frente para a praia de Boccadasse, possui mesas internas e externas. Comida boa, mas nada espetacular. Atendimento bom. O preço é o praticado na maioria das cidades turísticas da Itália.

Pasticceria Tagliafico – experimentar o pandolce de lá. Seria o nosso panetone, mas com uma massa mais macia. Uma delícia.

Il Marin Ristoro del Porto Antico – Sensacional. Uma experiência deliciosa. Além dos pratos pedidos que estavam maravilhosos, fui presenteada por entradas especializadas da Ligúria e por doces maravilhosos para acompanhar o café. O atendimento foi impecável.

Onde ficar

Me hospedei no Palazzo Gropallo, um B&B que ocupa uma parte do terceiro andar de um prédio. A poucos minutos a pé da estação de trem de Genova Brignole, ele fica em uma ótima localização para quem quiser fazer as principais atrações turísticas a pé. Muito limpinho, com quartos com uma decoração clean, um atendimento muito simpático e um bom café da manhã, contendo tudo o que é necessário (café, chá, geléias, frios, etc..). Algumas vezes o barulho dos trens, mas nada que atrapalhe o sono.

Não andei pela cidade do jeito que gostaria. Adoro passar por vielas, cantinhos e conhecer o lado não turístico da cidade. Mas fui completamente desencorajada por pessoas locais, a fazer isso. Por dois motivos: por ser mulher e estar sozinha, principalmente na região do porto antigo.

De qualquer forma, gostei do que vi. Pessoas simpáticas, locais agradáveis, arquitetura linda e com certeza muito mais coisas para conhecer.

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *