Montepulciano

De origem etrusca, seguramente sede de assentamentos na época romana, Montepulciano deve sua evolução histórica à sua localização estratégica ao longo de estradas importantes.
 
Montepulciano, assim como muitas cidades medievais da Itália, possui dois eventos que se baseiam em história e tradição medievais: “Il Bravìo” e “Il Bruscello”.
Il Bravìo é uma competição entre oito contrades de Montepulciano. Vence aquela que chega primeiro na Piazza Grande, depois que dois atletas conseguem rolar um barril de 80 kg através de um percurso tortuoso da cidade.
Il Bruscello é um espetáculo de música, feito por amadores, representado na Piazza Grande no feriado de “Ferragosto” (Ferragosto é um feriado italiano comemorado em 15 de agosto onde se celebra a ascensão da Virgem Maria), onde são contadas estórias antigas, acontecimentos épicos ou cavalheirescos ou que remontam fatos de interesse da comunidade ou do território.

 

Montepulciano
Piazza Grande

 
Montepulciano é famosa em todo o mundo não só por suas lindas paisagens e monumentos, mas sem dúvida também pelo produto que leva seu nome. O vinho “Nobile” (Nobile di Montepulciano) é o primeiro vinho da Itália a levar a denominação DOCG, mas as suas qualidades eram conhecidas desde os tempos mais remotos.

 

No Palazzo del Capitano, na Piazza Grande, está a Enoteca del Consorzio del Vino Nobile di Montepulciano, onde é possível conhecer melhor a denominação e degustar os vinhos dos associados.

Curiosidade: na saga cinematográfica Crepúsculo, Montepulciano serviu de dublê de cenário para as cenas que se passavam em Volterra.

Montepulciano é bem pequena, passei a parte da manhã ali. Se você estiver com pouco tempo e quiser conhecer outras cidades no mesmo dia, como foi meu caso (nesse mesmo dia conheci Montepulciano, Pienza e San Quirico D’órcia), metade de um dia é suficiente. Mas se tiver mais um tempinho e estiver nos seus planos degustar os vinhos na Enoteca ou visitar vinícolas, deverá se adequar aos horários dos tours que geralmente não acontecem perto do horário de almoço.

Para conhecer

Na Enoteca del Consorzio del Vino Nobile é possível pegar um mapa da cidade e tudo fica mais fácil!

Piazza Grande – Praça principal, coração histórico e cívico de Montepulciano. Aqui estão muitas construções importantes e também foi filmado “Twilight – Lua Nova”.

Na Piazza grande se encontram:
Catedral – A característica de uso de tijolos e falta de uma fachada, dá a impressão que depois da construção de tantos edifícios, a cidade ficou sem dinheiro (Cattedrale di Santa Maria Assunta).

Palazzo Nobile Tarugi – O edifício não é aberto ao público mas é um dos destaques da Piazza Grande, completamente revestido de travertino, remonta aos primeiros anos de 500.
 
Palazzo Comunale – aberto ao público é possível visitar suas instalações e a torre para uma vista belíssima da cidade e arredores.


Cantine De’Ricci – Considerada nos anos 90 a mais bela cantina da Itália é realmente de impressionar. Conheci a cantina por acaso. Na via Ricci está o Palazzo Ricci, muito conhecido por sua arquitetura, e resolvi entrar no pátio. Ali, vi uma seta indicando a cantina. Você começa a descer o primeiro lance de escada e pensa que será mais um local bonitinho, mas vem o segundo lance de escada e as paredes e degraus passam a ser de pedra. Mais uns lances de escadas e você estará no subsolo de Montepulciano em uma das adegas mais interessantes que já conheci (pelo menos até agora!)
Você pode entrar pela Via Ricci ou pela Via Collazzi. É possível visitá-la de 10h30 às 19h.

 

 
Templo di San Biaggio – O Tempio di San Biagio é um símbolo arquitetônico construído por Antonio da Sangallo “Il Vecchio”. Imponente Santuário com a planta Central em travertino e fachada principal ladeada por duas torres (uma incompleta) e uma perfeita cúpula. Fica fora do centro histórico de Montepulciano.
Para se ter uma vista do Templo como na foto abaixo, você deverá estacionar no Parking de S. Donato ou na Viale del Filosofi (ou ir até essa rua!).

 

Montepulciano
Tempio di San Biaggo

 
Porta della Cavina – A visita à tumba etrusca não é permitida. Para ver somente a entrada da tumba é preciso entrar na lojinha. Na entrada haverá uma explicação sobre a tumba. Se houver interesse,  a visita é rapidinha e de graça.

 

Montepulciano
 
 
Chiesa di San Francesco – Uma das mais antigas de Montepulciano. Na praça diante a Igreja é possível se ter uma vista linda de Val D’orcia (região de montanhas da Toscana).

 

Montepulciano
Chiesa di San Francesco
 
La Fortezza – Quando estive em Montepulciano, a fortaleza estava fechada para visitas. Somente pude caminhar pela entrada principal e ver parte de seus jardins.

 

Montepulciano
La Fortezza

 
Ruas de Montepulciano – passear nas ruazinhas de Montepulciano é uma delícia. Vale a pena andar com calma e ver seu comércio, entrar em enotecas (onde se pode degustar os vinhos de Montepulciano e alguns Brunellos de Montalcino) ou simplesmente ver a vida passar.

 

 
Atenção!!! Montepulciano, assim como várias cidades da Itália, possui tráfego limitado em suas zonas históricas. Aqui, o tráfego é limitado de 7h da manhã às 8h da noite. Geralmente os hotéis pedem a placa do seu veículo para avisar ao órgão responsável sobre sua entrada e saída da cidade.
Se for somente fazer uma visita de 1 dia, existem vários parques de estacionamento – siga as placas azuis com “P” (de parking!!). As zonas azuis são pagas, por isso, procure as máquinas próximas para comprar seu ticket e colocá-lo no painel do carro.
 
Arrivederci!!!
 
 
 
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *