Vis

Dentre as ilhas da Dalmácia Central, Vis é a ilha mais afastada e a que menos recebe turismo de massa. Foi posto do exército iugoslavo durante a Segunda Guerra Mundial e possui vários pontos militares – e alguns secretos, que podem ser visitados em um tour específico para isso.

Por que eu escolhi essa ilha? Justamente por um contato mais estreito com a natureza e a tranquilidade de poucos turistas!

Saí de Split em um catamarã direto para Vis. Sem paradas. A viagem dura em torno de 1 hora e meia (verifique no site da Jadrolinija (uma das operadores de catamarãs) todos os horários). Você também pode pegar dicas com o proprietário ou gestor do local que você se hospedará, pois dependendo da época do ano, a frequência de catamarãs para a ilha diminui.

 

 

A ilha é dividida em duas cidades principais: Vis e Komiža. Ambas tem seus atrativos. Achei Vis mais tranquila.

 

O que fazer

 

Tour marítimo – Fechei esse passeio com a Vis Rental. A agência fica em frente ao porto de Vis e oferece vários tipos de barcos. Você poderá escolher fazer um tour privativo ou não. É possível comprar bebidas e algo para comer durante o passeio que eles fornecem um local para guardar e gelar. Dependendo do passeio contratado, este pode durar até 6 horas (como no meu caso). Com direito a parar na Teplus Beach para almoço (pago a parte).

Lugares visitados durante o tour:

Túnel Militar – Construído para abrigar submarinos durante a Segunda Guerra.

Blue Cave – Pensa em um lugar mágico… é a caverna azul. Em determinada hora do dia, a luz do sol bate em um ponto fora da caverna que passa por baixo da rocha e refletindo a areia branca do fundo, nos presenteia com esse lindo tom azulado. É possível fazer somente esse passeio. Tanto saindo de Vis quanto de Split. Desde Split, o passeio costuma durar o dia todo. Verifique se o tour inclui o ticket de entrada na caverna. Funciona assim… todos os tours chegam em um local de onde partem barcos menores com 12 pessoas em média. Não tem como marcar hora para entrar na caverna. Você chegará nesse local, pegará seus tickets e entrará em uma fila. Espere sua vez e aproveite! Os barcos são pequenos porque a entrada na caverna é pequena, tanto é que o condutor pede que todos se abaixem no barco no momento de entrar. Mas relaxe.. é super tranquilo e vale muito a pena!

Nesse local onde acontece a troca de barco tem banheiros e lanchonete. Ao meu ver, o melhor horário para visitar a caverna é na parte da manhã.

Caverna verde – Outro local lindo! A luz entra através de um orifício no teto da caverna. A cor verde se dá devido a presença de algas no seu interior.

Stiniva Bay – Acredito que seja a praia mais esperada para se conhecer nos arredores de Vis. O barco chega em uma pequena baía e ancora. Outro barquinho do bar da praia pode vir lhe pegar ou você poderá ir nadando até a praia. É possível chegar até Stiniva por terra também. Existe um local onde estacionar no topo e você desce a pé até a praia. Interessante usar sapatos adequados para descer, afinal, são pedrinhas soltas! Ah… veja sua condição física também! A descida não é para todos.

Praias para um mergulho – Parei também em algumas praias no meio do caminho para ótimos mergulhos e muitas vezes sem ninguém.

Almoço na Teplus Beach – Pratos simples, porém super frescos e muito bem feitos. A praia é linda! Vale parar com tempo aqui para curtir o lugar depois ou antes do almoço!

Teplus Beach

 

Tour militar terrestre – Fechei com os irmãos do Taxi Cliff. Eles fazem transfer também e conversando com eles, descobri que faziam esse tour militar. Adorei. O conhecimento demonstrado da ilha e sua história foi sensacional. Passamos pelo antigo aeroporto, por partes de Vis onde se cultivam uvas, por uma base militar ainda ativa – mas não tão ativa assim (poucos militares só fazem a guarda do local) e pela caverna onde Tito (o ditador) se escondeu durante a Segunda Guerra.

Praias – Como eu fiquei em Vis, pertinho do porto e ao lado da marina, fui em duas praias onde é possível chegar caminhando: Prilovo Beach – ao lado do porto e Grandovac Beach. A primeira é mais procurada e tem até um bar. A segunda é bem mais tranquila.

Prilovo Beach
Grandovac Beach

 

Caminhar ou dar uma corrida – Do centrinho de Vis até Grandovac Beach tem um calçadão beirando o mar que é uma delícia para caminhar ou correr… com direito a um mergulho no final! E se fizer no finalzinho da tarde, dá até para curtir um pôr do sol quando estiver voltando para Vis.

 

 

Komiža – A outra cidade da Ilha é uma gracinha também. Uma vila de pescadores com vários barzinhos e restaurantes ao longo da baía. Para quem gosta de lagostas, o restaurante Jastozera foi muito bem recomendado. Eles tem um tanque de lagostas no próprio restaurante. Como não estava com fome, acabei não fazendo minha refeição ali. Porém, reparei que a noite fica um clima super romântico e é possível reservar uma das mesas debruçadas sob o mar!

Komiža

Onde comer

Pojoda – Mesas internas e externas. Algumas externas ficam debaixo das sombras de árvores, outras debaixo do sol. O atendimento é muito simpático e a comida muito boa. Vá sem pressa.

Boccadoro – Restaraurante do Hotel San Giorgio. Tem um ambiente super agradável com mesas externas parecendo uma vila. Atendimento muito atencioso. Comida bem feita.

Villa Kaliopa – O restaurante está situado na parte mais antiga de Vis. Tem mesas internas e externas. As externas estão espalhadas no jardim. Sempre serão apresentados peixes frescos do dia ou opções no cardápio. Indico aceitar as opções do dia. Os peixes locais são muito bons. O atendimento é ótimo. Como é muito concorrido, indico reservar. Atenção… não aceita cartão de crédito, mas é possível pagar em euros ou kunas. Vale muito conhecer e ter essa experiência tanto gastronômica quanto do local!

 

Onde ficar

Villa Vis – Simplesmente uma delícia de lugar e atendimento. A Tatjana, que foi nosso contato o tempo todo, é uma excelente anfitriã. O café da manhã é feito por ela com todo cuidado. Está sempre disponível para qualquer questão. Tem disponível toalhas para praia, cadeiras, protetor solar, pés de pato e máscaras de mergulho. É só pegar e usar (logicamente devolver!)
A pousada fica na parte mais antiga de Vis onde está localizada a marina de Vis. A 10 minutos de caminhada fácil até a praia mais próxima e a 20 minutos do porto, também de caminhada fácil.

 

Doviđenja!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *