Zadar

Saí de Plitvice e em menos de duas horas estava em Zadar. Estrada boa e sem complicações. Estacionei o carro na rua perto do B&B que reservei e onde o deixei, ali ficou por dois dias inteiros.

Como reservei somente 1 noite na cidade, deixei as coisas no B&B e fui conhecer o que dava nesse horário e já marquei o que gostaria de fazer no dia seguinte pela manhã até a hora de pegar a estrada novamente.

Se foi suficiente? Deu para conhecer os pontos principais, mas não deu para “curtir” a cidade com calma. É bem pequena, mas tem vários lugares de contemplação e uma orla linda para observar o mar e deixar o tempo passar. Acredito que em épocas com temperaturas mais altas, valha a pena ficar mais um pouquinho para curtir o mar.

 

 

O que fazer

 

Órgão do Mar – As escadas que tocam o mar tem um sistema de tubos por baixo de sua estrutura. Quando o mar empurra o ar para dentro dos tubos, sons saem através de pequenos buracos nos degraus das escadas. Quanto mais vento, mais som! Já é interessante por si só, mas é no final do dia, ao pôr do sol, que suas escadas lotam de residentes e turistas.

 

 

Saudação ao Sol – O mesmo arquiteto que fez o órgão do mar, fez também esse círculo de 22 metros de diâmetro composto de placas solares que armazenam energia durante o dia e a noite dá um show de luzes! Crianças adoram e os adultos também!

 

 

Ruínas do Fórum Romano – Zadar é uma das cidades mais antigas do mundo. Os romanos foram um dos povos que a dominaram e por isso, resquícios ainda podem ser vistos por lá. Apesar do bombardeio que a cidade sofreu durante a Segunda Guerra destruindo grande parte do seu centro histórico, ainda tem muita coisa para ver. A alma da cidade está em um curto raio de distância das ruínas.

 

 

Torre do Sino – Uma das torres mais tranquilas que subi. Não passam dos 200 degraus e desde lá de cima se tem uma vista linda de Zadar e do mar. Se o dia estiver quente, uma dica é ir cedinho!!

 

 

Praça Narodni – Sabe aquelas praças típicas da Europa onde tudo acontece? Narodni é uma delas. Cheia de restaurantes é onde a população local frequenta. Ali se encontram a prefeitura, a torre da guarda e o escritório de turismo.

 

 

Praça Bunara – Conhecida também como a praça dos cinco poços. Daqui saia o abastecimento da cidade na época medieval.

 

 

Praça Petra – Se você vier caminhando das ruínas romanas por dentro da cidade, essa praça está antes de chegar na praça bunara. Aqui tem vários restaurantes, uma coluna romana e uma parte do chão é de vidro, onde é possível ver as ruínas da época medieval.

 

 

Andar pelas ruas de pedestres – no centro histórico não passam carros. Suas ruas de pedra nos levam para tempos para lá de passados e uma atmosfera deliciosa.

 

 

Onde comer

 

Restaurante Bruschetta – Restaurante com opções italianas, frutos do mar… de tudo um pouco. O atendimento é bom e a comida boa. Com um ambiente bem descontraído, só uma rua separa o restaurante do mar. Se deseja chegar após às 8:00 pm, indico reservar.

Restaurante Pet Bunara – Ambiente super bonitinho pertinho da praça de mesmo nome. Na parte de dentro tem ar condicionado. O atendimento é muito bom e cordial. Tem opções vegetarianas. Pela decoração, a noite deve ter luz de velas. Também indico reservar!

 

Onde ficar

 

Zadera Accommodation – Só tenho elogios ao B&B, a localização (pertinho do órgão do mar) e a atenção da proprietária. Ela nos deu várias dicas sobre os lugares. A decoração é clean e de muito bom gosto!

 

Doviđenja!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *