Machu Picchu

E chegou o grande dia!!!
Acordamos cedinho – 5 horas da manhã – e pegamos o trem que sai de Cuzco rumo a Águas Calientes.

 

Machu Picchu
Machu Picchu
Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo é o vilarejo base para chegar a Machu Picchu. Muitas pessoas preferem ficar em Cuzco e visitar o Santuário. Mas cá entre nós, você sai de Cuzco cedinho, pega um micro ônibus até o Santuário (uns 30 minutos), anda aquilo tudo, encara mais 30 minutos para descer de volta a Águas Calientes e depois ainda pega o trem de volta para Cuzco??? Para mim, é muito sacrifício!
A cidadezinha é pequenina. De atração turística só oferece a Estância de Águas Termais, Feira de Artesanato (grande por sinal) e ponto de partida para Machu Picchu. Mas é super gostosinha! Bem típica!

 

Praça de Águas Calientes
Praça de Águas Calientes
Existem duas formas para se chegar a Machu Picchu:
Trem – com a companhia Perurail você pode escolher entre alguns tipos de trem. Nós fomos no Vistadome, que tem grandes janelas nas laterais e no teto oferecendo uma vista linda do caminho. Além disso, oferece cardápio típico andino, poltronas espaçosas e as vezes uma apresentação típica.
Tem também o mais caro – o Hiram Bingham – oferecendo uma experiência única com decoração privilegiada, vagão-restaurante, vagão-bar e vagão-cozinha e ônibus exclusivo ida e volta a Machu Picchu.
O mais em conta é o Expedition, não tem serviço extra algum, mas para quem a grana é contadinha, vale a pena – ninguém vai em pé!
Saindo de Cuzco, o percurso dura mais ou menos 3 horas.

 

Saída de Cuzco
Saída de Cuzco

Trilhas – Existem 3 tipos de trilha. De 2, 4 ou 5 dias. Cada qual fazendo um percurso distinto. Para pernoitar em determinados lugares é necessário ter feito a reserva com bastante antecedência.

Nos meses de fevereiro não é possível fazer a Trilha Inca. Outras trilhas estão abertas ao público. Clique aqui para maiores informações sobre as trilhas.
Indo de Trem, a estação final é em Águas Calientes. De lá, partem micro ônibus de 15 em 15 minutos para Machu Picchu. Os ônibus partem quando atingem sua lotação ou quando não há mais niguém no ponto. A bilheteria fica em frente ao ponto de ônibus.

 

Machu Picchu é também conhecida como Cidade Perdida dos Incas. Depois de 5 séculos no esquecimento, foi descoberta por Hiram Bingham em 1911 e o mais legal… eu estava lá no ano do centenário!
Em 2007 foi eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

 

A primeira vez que fomos ao Santuário, um guia nos levou. Foi ótimo, porque ele pode nos explicar tudo! Mas você fica dependente do grupo.
Assim que você chega a sensação é expressada por perguntas… “Como eles conseguiram construir tudo isso?”, “Como eles trouxeram esses blocos de pedras até aqui?” ou pelo espanto… Assim que você avista o cartão postal de Machu Picchu, o queixo cai e a frase vem… “Nem nos meus sonhos eu poderia imaginar tanta grandeza”.

 

E a vontade de voltar foi imensa. Precisávamos curtir com calma tudo aquilo.

Como ficamos em Águas Calientes, resolvemos comprar entradas para o Santuário também para o dia seguinte.
No segundo dia, como chegamos cedo, vimos Machu Picchu ainda sob neblina. Podemos sentir o cheiro de mato molhado, ver as gotas de orvalho nas orquídeas e o melhor, só encontramos alguém, quando estávamos voltando da trilha. Que visão mágica! Todo o Santuário se descortinando diante dos nossos olhos. E aí, caminhando por uma trilha, chegamos pertinho da ponte Inca.

 

Voltando de Machu Picchu, fui fotografar pessoas. E em preto e branco.. ADORO!
A menininha que olhava para câmera foi a foto mais divertida, porque quando estava de longe ela me viu e perguntou se poderia ver a foto que eu havia tirado! O resultado… outra foto dela!!

 

Onde comer

 

Em Águas Calientes

 

Pueblo Viejo -> Restaurante com ótimo ambiente. Comida boa. Show ao vivo.

 

Inka Wasi -> Serve buffet ou a la carte. Comida boa. Geralmente os pratos dão para dois. O ambiente é muito gostoso também.

 

Em Machu Picchu

 

O Hotel Sanctuary Lodge tem restaurantes para o público em geral e para os hóspedes. Fica na entrada do Santuário. Um bom horário é por volta de 12h00 ou depois das 14h00. Entre esse horário fica muito cheio e você espera bastante para conseguir uma mesa.
ATENÇÃO: fecha às 15h00 no almoço.

 

Onde ficar

 

Em Águas Calientes
Hotel Inti Inn -> o Hotel é razoável. Os quartos e banheiros são limpinhos. Um café da manhã agradável. Fica longe do barulho e tem internet wireless no saguão do hotel ou um desktop para os hóspedes no segundo andar.

 

Em Machu Picchu
Santuary Lodge -> bem mais caro do que a maioria. Mas deve valer cada centavo. O hotel é maravilhoso. Alguns quartos ficam de frente para a montanha. Além disso, você não precisa acordar tão cedo. A caminhada da saída do Hotel até a entrada do Santuário, não deve chegar a 1 minuto.

 

Dicas e observações:
– Estudante paga meia entrada nas atrações. Leve a carteirinha de estudante.
– Banheiro, só tem na entrada do Santuário e lá é imenso!
– Bebidas, também só na entrada. Leve água. De manhãzinha é frio, mas durante o dia, o sol pega forte!
– Boné ou chapéu são fundamentais. Assim como um protetor solar.
– Para subir Huayna Picchu você tem que estar entre as primeiras 400 pessoas do dia. O nível de dificuldade é de médio para alto. Além disso, você deve assinar um termo de responsabilidade. Vá com sapatos adequados e evite as épocas de chuva.
– Os melhores meses para visitar Machu Picchu são de junho a outubro quando a temperatura é amena durante o dia e friozinho a noite. Os demais meses podem ocorrer fortes chuvas.

 

Tenho que dizer uma coisa… Toda vez que eu olhar os carimbos de ingresso em Machu Picchu no meu passaporte, vou lembrar dos dois dias que tive o privilégio de estar neste lugar INDESCRITÍVEL!!!

 

Grande Abraço!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *