Florença

Capital e maior cidade da Toscana, Florença é um poço de cultura. É aqui que está “Davi” a enorme estátua feita por Michelangelo.
Durante muito tempo foi reconhecida como a capital da moda, passando o bastão atualmente para Milão, pelo menos na Itália! Mas isso não diminuiu a qualidade e o reconhecimento de várias universidades no ramo de design, seja de moda ou de produto.

A primeira vez que fui à Florença fiquei 3 dias na cidade, sendo 1 deles dedicado a um bate e volta à Lucca e Pisa. Então, tive somente 2 dias para conhecê-la. Não conheci muitos museus nem igrejas. Dediquei à Florença, passeios sem rumo, trattorias típicas, vitrines de lojas e somente dois museus.

Voltei em 2016 e dessa vez fiquei os 3 dias inteiros na cidade e pude conhecer mais coisas.

O que fazer

Na Piazzale degli Uffizi fica a Galleria degli Uffizi, museu que abriga obras importantes de vários artistas renomados como Leonardo da Vinci, Correggio, Rembrandt, Botticelli, etc.. Para aqueles que apreciam é uma verdadeira história da Arte.

Galleria dell’Accademia – Nessa eu fiz questão de ir. É aqui que se encontra a belíssima escultura de Davi feita por Michelangelo. Em mármore e medindo mais de 5 metros, a escultura impressiona com detalhes perfeitos como as veias da mão de Davi. Não é permitido fotografá-la, mas há quem leve uma máquina pequenina e consiga uma fotinha!!
Sempre há fila para este museu. Vale muito a pena comprar a entrada on line e com reserva de horário!

Ponte Vecchio – A ponte é realmente muito bonita. Construída em 1345 é a mais antiga de Florença. A noite fica lindamente iluminada e rende boas fotos. Há quem diga que o pôr-do-sol nesse local é mágico! Quem quiser ver butiques e joalheirias, esse é o lugar!
Uma curiosidade… no topo da ponte existe uma passagem, o corredor vasariano. O mesmo foi construído 2 séculos após com o objetivo de locomoção dos Medici entre os Palazzo Pitti e o Uffizi sem que os mesmos tivessem contato com o povo!

 

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

Piazza della Repubblica – grande praça que abrigou há muitos anos o fórum romano. Hoje tem muitos cafés ao seu redor. O Hard Rock Café é um dos restaurantes abaixo do arco.

 

Piazza della Repubblica
Piazza della Repubblica

Museu de Leonardo da Vinci – quem o vê da rua, não sabe a riqueza que tem dentro. Vários projetos de máquinas de voar, projetos bélicos, além de pinturas estão expostos com explicações para você se deliciar por umas duas horas.

Na Piazza del Duomo estão a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Campanário e o Batistério. A Catedral é o edifício mais alto da cidade. Resolvi subir os 461 degraus que levam à cúpola da Catedral. Havia lido que era possível comprar o ingresso somente para isso, mas não foi. Tive que comprar o ingresso que dava direito a subir na cúpola, a visitar a cripta, o batistério e o campanário (€15.00). A vista lá de cima é sensacional! Vale marcar um horário para subí-la, nada é cobrado a mais por isso. Você poderá fazê-lo pela internet ou na bilheteria do museu.

Piazzale Michelangelo – fica em uma colina de Florença e é de onde se vê todo o centro histórico da cidade. Todos fazem a foto clássica lá de cima com a Ponte Vecchio e o Duomo ao fundo. É lindo mesmo!!! Então, por que não fazê-la?

Onde ficar

Em 2011 fiquei hospedada na Piazza Santa Maria Novella no Hotel L’Orologio. O Hotel é um espetáculo. Bem centralizado, pé direito alto, móveis clássicos, banheiro grande, ótimo atendimento e café da manhã bem variado.

 

Já em 2016 fiquei no Nikita apartment – fechei pelo airbnb. O apartamento é ótimo. A 5 minutos a pé da estação Santa Maria Novella está em uma localização espetacular. Muito bem decorado, amplo, com uma varandinha com vista para os telhados de Florença. A única coisa que vale ser dita é que o apartamento fica no segundo andar e não tem elevador, que para mim, todo o resto compensou.

 

Onde comer

Antico Fattore – Indicação do livro que comprei, essa trattoria é maravilhosa. Os garçons são super simpáticos, a comida ótima e super requisitado. Por isso, chegue antes do horário normal do jantar ou faça reserva. Fica pertinho da Ponte Vecchio.

 

Trattoria Antico Fattore
Trattoria Antico Fattore

Trattoria Gargani – O restaurante tem uma decoração muito alternativa, mas muito legal. O que eu achei super, foi o dono do restaurante pedir para não ir embora porque ele arrumaria uma mesa em 15 minutos. Além disso, a garçonete me indicou uma entrada de queijo de ovelha com salada que desmanchava na boca, o vinho estava ótimo e a comida manteve a qualidade dos demais itens. Uma noite ótima cheia de pecados gastronômicos!

Tosca il Ristorante – localizado no mercado central de Firenze, tem em seu cardápio carnes (inclusive a bisteca fiorentina), peixes e massa. Recomendo!

Trattoria Enzo e Piero – me pareceu não ser um lugar turístico e por isso adorei. Comida boa, ambiente gostoso, atendimento simpático e sobremesas maravilhosas.

Grande Abraço e até o próximo!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *