Santiago do Chile, Valparaíso e Viña del Mar

Santiago do Chile é uma cidade muito acolhedora! Uma capital como poucas em nosso continente. Você se sente seguro andando pelas ruas (mas isso não quer dizer que possa relaxar demais!), consegue ir à maioria dos locais de metrô e este é limpo, organizado e bem sinalizado!

Motivos para ir ao Chile não faltam. São 5 estações de esqui localizadas na Cordilheira dos Andes; várias vinícolas premiadas; poesias e casas de Pablo Neruda; uma gastronomia maravilhosa; cabernet sauvignon; o mercado central; e ser considerada a 3ª cidade da América Latina com melhor qualidade de vida – não concordo com o 3º lugar, já conheci o dito 1º e 2º e não acho que sejam melhores que Santiago. Mas a empresa “Mercer Human Resources Consulting” responsável por calcular esse índice deve ser melhor preparada do que eu, né?!

Fiquei hospedada no NH Ciudad de Santiago fica no bairro da providência e dista uma quadra do metrô. Os quartos são amplos, banheiros grandes com banheira, um lobby com um barzinho super aconchegante e atendentes super atenciosos.

Voltei alguns anos mais tarde e fiquei hospedada no Ibis Santiago Estacion Central, A poucos metros da estação “Universidad de Santiago” e ao lado da estação de ônibus, o hotel oferece uma ótima mobilidade na cidade e para cidades próximas. O entorno não é dos mais bonitos de Santiago, mas o custo x benefício favorece. O Hotel é padrão IBIS – simples e limpo com o essencial para uma hospedagem. O café da manhã é bem variado com frutas frescas. O atendimento foi simpático e solícito tanto para direções quanto para restaurantes.

 

Onde comer

LeFournil – Patio Bellavista – Restaurante e bar no Patio Bellavista. Fomos somente para happy hour. Pedimos uma tábua de frios que veio muito bem servida e vinhos em taça. O atendimento foi ótimo e a área externa conta com aquecedores.

Barrica 94 – Restaurante e Wine bar no Patio Bellavista. O ceviche é muito bom, a lasagna de cordeiro é show e o atendimento é ótimo. Todos os pratos que pedimos estavam bons, dentre eles assado de tira, lasagna de cordeiro e massa com frutos do mar. São mais de 60 rótulos de vinhos a serem degustados em taças ou garrafas.

Las Vacas Gordas -> Meio tumultuado, as mesas são bem próximas, mas serve uma carne de primeira!! Acho que cai bem para um almoço que não pede um clima romântico!

Donde Augusto -> Fui neste restaurante no mercado central. Foi lá que experimentei o côngrio pela primeira vez! O Côngrio é um peixe do pacífico com uma textura mais densa do que os peixes comuns. Muito saboroso! Vale a pena incluí-lo em alguma refeição e não me arrependi do restaurante que escolhi para ser apresentada a este peixe tão único!

Como agua para chocolate -> Este restaurante é SHOW! Com uma atmosfera bem única, oferece pratos maravilhosos e sobremesas mais maravilhosas ainda. Muito procurado e por isso é essencial reservar.

 

Restaurante "Como agua para chocolate"
Divina sobremesa do Restaurante “Como agua para chocolate”

Onde ir

Astrid y Gastón -> Do conhecido chef Gastón, este restaurante oferece uma comida peruana divina e possui uma carta de vinhos bem variada! É um restaurante um pouco mais caro do que a média, mas vale cada centavo. O cordeiro que comi lá desmanchava na boca. É bom reservar.

Mercado Central -> Comidas típicas do Chile. Tem vários restaurantes (como a maioria dos mercados centrais das cidades!) e várias barraquinhas para experimentar os sabores chilenos.

 

Restaurante "Donde Augusto"
Restaurante “Donde Augusto” no Mercado Central


Plaza de Armas
 -> Praça central da cidade. Ao seu redor estão a Catedral Metropolitana de Santiago, o Museu Histórico Nacional e a Prefeitura de Santiago.

 

Plaza dellas Armas
Plaza de Armas

Cena Show -> Show típico com jantar. Para quem não conhece a cultura chilena é um programa bem interessante. Inclusive com apresentações da cultura da Ilha de Páscoa. Eu fui no Bali Hai Restaurante. O preço é uma combinação jantar+bebidas+show. A comida não é divina, mas vale o conjunto.

 

Show Típico
Show Típico

PatioBellavista -> Local ao ar livre onde você encontra restaurantes, lojas com artesanatos e cafés. É um ótimo lugar para curtir a qualquer hora do dia.

 

PatioBellavista
PatioBellavista

Parque Arauco -> Shopping ao ar livre. Bem legal para viver a cultura local. Bons restaurantes, cinemas, teatros e lojas.

 

Parque Arauco
Parque Arauco

Nos arredores de Santiago

Concha y Toro -> vinícola com uma área verde muito interessante. É oferecido o tour comum e outro com sommelier. Ao final da visita, é possível degustar outros vinhos de linhas superiores no Wine Bar da vinícola enquanto saboreia tapas e queijos deliciosos.

Esquiar -> O Chile possui 5 estações: Valle Nevado, El Colorado, Farellones, La Parva e Portillo. Eu fui a Portillo pela KL Chile Adventure, onde também aluguei meu equipamento de snowboard. Mas uma bem recomendada também é a Ski Total .

Qual estação ir? Eu amei Portillo. O lago existente lá é uma paisagem à parte! Mas muita gente prefere o Valle Nevado por possuir mais pistas, mais restaurantes, enfim.. depende do gosto! De qualquer forma, reserve na operadora com pelo menos 1 dia de antecedência. Assim que eles lotam as vans que vão para as estações, não tem mais jeito!

 

Hotel em Portillo
Hotel em Portillo

Valparaíso e Viña del Mar-> Eu contratei um passeio para essas duas cidades. É um passeio de um dia inteiro. É bem relaxante e curioso.

Valparaíso é uma comuna da província de Valparaíso e área portuária que após a independência chilena virou escala obrigatória de algumas rotas marítimas.

Além disso, é aqui que você encontrará a casa Museu – La Sebastiana, de Pablo Neruda.

 

Viña del Mar, assim como Valparaíso, é comuna da província de Valparaíso e também conhecida como “Ciudad Jardín”. Um dos poucos locais que possui um Moai fora da Ilha de Páscoa (se não me engano são somente 5 fora da Ilha). É aqui também que acontece anualmente o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar.

 

E abaixo vão algumas dicas que recebi e agora repasso a vocês:


Roupas e equipamentos de esqui
 – É mais em conta alugar em Santiago do que nas estações. Mas lembre-se que terá que carregar tudo e devolver tudo!! A própria operadora que te leva até às estações, possui loja para aluguel de roupas e equipamento.

Táxi – é muito barato! Para se ter uma ideia, um trecho de 5,6km sai a mais ou menos R$ 10,00.

Serviço Nacional de Turismo – vá até a loja no primeiro dia. Os atendentes são super atenciosos, lhe dão mapas e indicam o que acontece no período que estará na cidade (www.sernatur.cl)

Conhecer os vinhedos – Beber e dirigir não combina, né?! Se você quiser ir por conta própria, uma maneira econômica é pegar o metrô e depois um ônibus pequeno na própria estação que desembarcar. Os atendentes da central de turismo, lhe explicam direitinho. Ah.. mas faça reserva.

Câmbio – as casas de câmbio dentro dos shoppings possuem melhor câmbio.

 

Grande Abraço!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *