San Leo

Quando preparei o roteiro de retorno à Itália, não havia incluído San Leo. Aliás, nunca tinha ouvido falar. Mas graças a outros blogs que assino sobre a Itália, um dia tive a sorte de ler sobre essa cidadezinha que se encontra sobre uma grande pedra que domina o Valle del Marecchia. O que mais me chamou a atenção nessas minhas pesquisas foi a foto de uma fortaleza no alto de um penhasco, que, devido à minha ida in loco, pude eu mesma retratá-la.
 
Como eu cheguei lá? Bem, eu já havia reservado um carro em Bolonha e segundo meu roteiro, a próxima cidade onde iria me hospedar seria Arezzo. Porém, no meio do caminho estava San Leo. Um pequeno desvio na autoestrada, uma estradinha em zigue zague morro acima e depois de 135 km… surpresa… San Leo!

 

Fortezza di San Leo
Fortezza di San Leo

 
Um pouquinho de história…
San Leo, foi um local de cultos pagãos se transformando em cristão após abrigar o dálmata San León que, em conjunto com seu amigo Marino, contribuiu para a propagação do cristianismo em Montefeltro – região histórica da Itália da qual fazem parte pequenas cidades das regiões da Emilia-Romagna, Toscana e San Marino.
Se converteu em sede episcopal no Século X e local de refúgio de Berengario II.
Durante a idade média se viu o esplendor da cidade e da família que fez de San Leo a sede de sua própria dinastia, os Montefeltro.
As passagens de San Francesco (São Francisco) em 1213 e de Dante em 1306 contribuiram para o enriquecimento da história e lendas desse importante lugar dominado ao longo dos anos pelas famílias Medici e Della Rovere até chegar ao período governado pela Diocese a partir de 1631.
 
Curisiodade

Dante Alighieri se referiu a San Leo em sua obra “Purgatório da Divina Comédia”.

O que fazer
 

A Fortaleza – A Construção que vi nas fotos e que me trouxe até San Leo, tem sua origem na época das guerras entre Godos e Bizantinos. Foi constantemente alvo de disputa, especialmente durante os séculos XIV e XV, até que finalmente foi conquistada por Federico da Montefeltro em 1441. A poderosa defesa de San Leo, idealizada por Francesco di Giorgio Martini, parece ser um prolongamento da rocha que a sustenta. A fortaleza tornou-se prisão quando San Leo passou a pertencer a Diocese e em suas celas, o Conde de Cagliostro terminou seus dias. Mesmo após a unificação da Itália, a fortaleza continuou a cumprir a sua funcão de prisão até 1906. Funcionam hoje entre seus muros um museu onde é possível ver exposições de armas, armaduras, a vida militar na Idade Média, a alquimia de Cagliostro, as celas – inclusive a de Cagliostro e objetos de tortura. 

 

 

Centro – A cidade antiga é muito pequena e muito charmosa. Pertinho do estacionamento é possível encontrar a “La Pieve” – igrejinha dedicada a Santa Maria Assunta e conhecida como o monumento religioso mais antigo de Montefeltro; a Catedral – dedicada ao Patrono Santo Leone foi reconstruída em 1173; e a “Torre Campanaria”.

 

 

Onde comer

Il Bettolino – uma portinha bem pequena que se abre em um ambiente de dois andares. As massas são divinas. Quando busquei o site com fotos, vi que parece ter mais um ambiente subterrâneo… Me pareceu bem legal! 
 
Onde ficar

Não pernoitei em San Leo. Mas a impressão que tive foi que, se estiver de passagem, umas 4 horas é o suficiente. Se quiser MUITA TRANQUILIDADE e ROMANCE, ficar uma noite na cidade deve ser uma ótima pedida!

No site da cidade é possível encontrar dicas de hospedagem!


Fino alla prossima città!!!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *