Roma

O que dizer de Roma?
Roma é tudo aquilo e mais um pouco do que estudamos durante toda nossa vida escolar.
Roma respira história e todos fazem de tudo para que seja assim! Você sente isso quando visita o Coliseu com artistas vestidos à carater.
Em Roma, quando você tropeça, está tropeçando em um pedacinho da história do mundo!! É exagero?? Eu acho que não!
Tem coisas não tão legais? Sim! O trânsito é um horror! As estações de metrô são mal cuidadas! A cidade poderia ser um pouco mais limpinha… Mas gente… é ROMA!!! (O Rio de Janeiro também tem esses mesmos problemas, mas continua sendo a CIDADE MARAVILHOSA!)

 

Passei quatro dias em Roma em 2011 e voltei em 2013 e 2016. Conheci tudo aquilo que tinha sonhado e mais um pouco. Ainda sobrou tempo para comer em ótimas trattorias, passear sem rumo e lavar roupa como se fosse uma autêntica romana! Pois é, lavei roupa e vou aderir a onda! Viajar pela Europa e levar roupa para todos os dias é loucura! Leve o suficiente para uma mala média e organize seu itinerário para sobrar 2 horinhas para ir a uma lavanderia. Não é caro e irá aliviar bastante no sobe e desce dos trens.

 

Por onde andei
Coliseu – Assim que você o vê, não acredita! Acho que nunca me preparei o suficiente para a grandiosidade do monumento. Para visitá-lo é possível chegar e comprar os tickets na bilheteria, porém, é o bilhete básico que dá direito a caminhar nos locais liberados para todos. Se quiser fazer o tour guiado é necessário comprar com pelo menos 1 dia de antecedência na bilheteria ou pelo site. Ao final do post coloco todos os sites utilizados na viagem.
Esse tour guiado, além do guia (lógico) falando inglês, italiano ou espanhol, dá acesso ao aqueduto e ao terceiro andar do Coliseu. É espetacular!!
Estudantes de arquitetura da União Européia não pagam o ingresso.

 

Palatino – Nesse local foi onde Roma e sua civilização tiveram início. Local de residência da nobreza e dos financeiramente mais afortunados. Os gladiadores treinavam nesta área, já que ao contrário do que pensam, o Coliseu não tinha espaço para todos os lutadores. O Palatino é cheio de história e é impossível não parar para pensar que ali, um dia, a civilização romana convivia e a história que conhecemos está viva diante dos nossos olhos!
O Palatino é pertinho do Coliseu. No site que passarei mais abaixo é possível comprar um bilhete que dá acesso aos dois monumentos.

 

Fórum Romano – local dos principais templos, comércio e administração do império.

Fórum Romano
Fórum Romano
Fóruns Imperiais – Conjunto formado pelos fóruns construídos pelos imperadores Augusto, Trajano, César e Nerva. Alí funcionavam uma basílica, templos, biblioteca e mercado.

 

Arco de Tito – Este arco, que fica dentro do Palatino, foi construído para comemorar a tomada de Jerusalém pelos romanos. Os detalhes da arquitetura são demais!!

 

Arco de Tito
Arco de Tito
Fontana di Trevi – Nós turistas a conhecemos como a fonte para jogar moedinhas, mas é muito mais. A escultura é belíssima, sendo a escultura central, a representação do Oceano. Quanto às moedinhas, dizem que se você jogá-las na fonte é certo que voltará à Roma…
Ah… o local fica lotado de turistas, o ideal é chegar por volta das 9h30 da manhã. O ruim é que o monumento estará com sombra (se estiver sol, claro!) e sua foto, falando em fotografia, não ficará sob uma única luz!!

 

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi

Pantheon – Em grego, significa templo dedicado a todos os deuses. Dizem que não foi por isso que hoje é o monumento mais conservado de toda Roma e sim, porque foi transformado em igreja no século VII.

A arquitetura do local é linda. Vale a visita. A entrada é gratuita para entrar no salão principal.

 


Piazza Navona – Esta praça, a Fontana di Trevi, o Pantheon e o Palazzo Quirinale ficam bem próximos. Em uma manhã, comece pelo Palazzo Quirinale, desça até a Fontana di Trevi, dê uma circulada pelo Pantheon e depois vá para Piazza Navona. Com certeza você terá bastante o que fazer ali. Vários artistas expõem suas obras no meio da praça; é rodeada por palácios barrocos que hoje são habitados por pessoas que podem se dar ao luxo de viver ali; fontes como a Fontana del Moro, di Nettuno e dei Quattro Fiumi estão aqui para nos deixar de queixo caído com a perfeição de suas esculturas. Esta última é uma personificação de rios famosos como os do Nilo, da Prata e do Ganges.

Depois de olhar e participar da história, almoce, tome um café ou jante em um dos vários restaurantes ou cafés da praça.

 

Piazza del Popolo – no meio da praça tem um obelisco egípcio trazido por Augusto (é mole?! o povo de antigamente não tinha fronteiras, né?!). Logo atrás do obelisco estão as igrejas gêmeas, uma delas, a Santa Maria del Popolo, tem pinturas de Caravaggio e a outra, Cappella Chigi, é obra de Rafael. Nas laterais da praça estão monumentos neoclássicos.

 

Piazza del Popolo
Piazza del Popolo

Villa Borghese e Galleria Borghese – pertinho da Piazza del Popolo, a Villa e a Galleria ficam no mesmo espaço. A Villa Borghese deve ser o local mais arborizado de Roma, vi muitas mães passeando com seus bebês, adolescentes jogando, casais sentados no gramado, velhinhos sentados nos banquinhos… é um local muito gostoso para descansar um pouquinho e participar do dia a dia dos romanos. A Galleria Borghese é um museu com pinturas e esculturas belíssimas, alguns exemplos são as esculturas de Davi, Plutão e Proserpina, e Apolo e Dafine. O que me levou a ir ao museu foi a curiosidade de ver de perto a tão polêmica escultura de Pauline Bonaparte Borghese. Pois é, irmã de Napoleão! Imagine, naquela época, a irmã de Napoleão pousar deitada sobre um divã com os seios nus para um artista?! É lógico que na época foi um escândalo, mas hoje podemos vê-la e admirar à tão perfeita obra. Se quiser ir, compre o ingresso com antecedência, o museu é muito concorrido.

 

Galleria Borghese
Galleria Borghese

Basilica di San Pietro – A Basílica fica na praça de São Pedro, aquela que aparece nas reportagens quando o Papa aparece na janelinha para falar ao público. A praça realmente é imensa. Por lá, você encontrará artistas vestidos com roupas de época e trombadinhas (infelizmente! Tome conta de seus pertences!). Não entrei na Basílica. Aqui fica um dos meus arrependimentos. Eu deveria ter encarado a imensa fila! Afinal, a Basílica foi construída sob a ordem de Constantino, sobre o local onde, Pedro “o apóstolo”, teria sido crucificado por volta do ano de 64 dC. Foram encontrados túmulos do início da era cristã no subsolo da igreja. Estudos estão sendo feitos para tentar desvendar se um desses túmulos é de São Pedro.

 

Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

Museus do Vaticano – Conjunto de museus com esculturas do período greco-romano, Museu Egípcio, Museu Gregoriano Profano, Museu Pio Cristiano com sarcófagos, pinturas medievais e etc., Museo Chiaramonti, apartamentos de Júlio II com afrescos de Rafael e a MARAVILHOSA Cappella Sistina. Quando estava preparando a viagem, recebi uma dica que aqui a repasso: faça esta visita no primeiro horário e vá direto para a Cappella Sistina. Os tours guiados seguem a ordem dos museus e quando aquele povo todo chega na Capela – que é a última do tour, é uma confusão só! Por isso, compre o ingresso com antecedência para evitar a fila do lado de fora, alugue um audio guia (o de português é o “português de Portugal!”) e siga para a Cappella Sistina – a história de como as pinturas foram feitas, principalmente o teto pintado por Michelangelo, é algo incrível! – depois é só voltar e ver o que não viu.

Ah… verifique os horários. Aos domingos e feriados cristãos, o museu costuma fechar.

 

Monumento a Vittorio Emanuele II – Desta vez fui andando para fotografá-lo, já que da última somente o vi da janela do carro. O monumento de 1885 se encontra na Piazza Venezia e foi construído para comemorar a ascensão ao trono de Vittorio Emanuele, o primeiro rei da Itália após a unificação do país.

 

Monumento a Vittorio Emanuele II
Monumento a Vittorio Emanuele II

Catacumbas – Ali foram enterrados vários Papas e muitos cristãos. Foi uma experiência muito rica, mas forte também. Os buracos que eram feitos nas paredes correspondiam ao tamanho do cadáver e ver quantas crianças foram enterrradas na época, é uma coisa que emociona.
Do lado de fora, o lugar é muito bonito com um jardim imenso, convento e uma boa vista de Roma.
Não é necessário comprar com antecedência, porém, verifique os dias que as catacumbas fecham e para a visita só pode entrar em grupo com guia e tem hora certa (neste link tem o horário certinho). A Catacumba de San Calixto fecha às quarta-feiras.

 

Roma
Nos jardins do terreno da Catacumba de San Calixto


Palazzo del Quirinale – localizado na Piazza del Quirinale, o Palácio do Quirinal (em Português), atualmente é a residência oficial do presidente da Itália.

Palazzo del Quirinale
Palazzo del Quirinale

Escola de Gladiadores – Para quem gosta da história dos gladiadores, como lutavam e ainda ter a experiência de vivenciar como deveriam ser as lutas, aqui é um prato cheio. São 3 horas de aula, onde, assim que você chega, o “instrutor” lhe encaminha até um museu (não muito grande mas cheio de história) onde será explicado táticas de guerra, materiais usados, uniformes, etc. e tudo isso com uma paixão que é inacreditável!
Depois da teoria, vem a prática. Togas para vestir, escudo de madeira e um bastão. Tipos de golpes e defesas são ensinados e depois, uma simulação de luta.
Ao final da aula, você leva um diploma de cidadão romano!!
Essa atividade é para toda a família!

 

 

Castel Sant’Angelo – Construído em 123 dC pelo Imperador Adriano para ser o seu mausoléu e da sua família. Teve função de posto militar, prisão e residência papal. Aqui, em conjunto com outros pontos turísticos de Roma, foram filmadas cenas do filme “Anjos e Demônios”.

Onde ficar
Segui uma dica de um livro e resolvi me hospedar perto da estação Termini. Não tão perto assim, mas a 5 quadras. Acabei não usando muito o metrô, já disse isso no início do post, né?! Mas foi um ponto bem central, a 10 minutos a pé da Fontana di Trevi, perto de boas trattorias e pizzarias e em frente  a Piazza Viminale. Outro local indicado é nas imediações da Piazza Navona.

Em 2011 fiquei no Hotel Dorica – não sei a data certa de construção do prédio, mas deve ser por volta dos anos 20. O hotel é simpático, os quartos são limpos, porém, bem pequenos. O atendimento varia, a pessoa que me recebeu quando cheguei foi muito atenciosa. O rapaz da noite foi bem antipático. O café da manhã é normal, nem muito ruim nem muito bom. Mas no geral, foi uma boa escolha já que hospedagem em Roma não é barata!

Demetra Hotel – Fiquei nesse hotel em 2013. O meu quarto tinha um bom espaço (quarto 105) e uma decoração minimalista, bem charmosa. A internet tem uma boa conexão. O café da manhà não é igual ao do Brasil, mas tinha o essencial. A localização é muito boa, do hotel até os principais pontos turísticos (menos do Vaticano) são 15 minutos a pé.

Suite Cernaia Holidays – Alugamos esse apartamento em 2016. Comporta até 4 pessoas. Muito bem localizado a 9 minutos a pé das estações Repubblica e Castro Pretorio do metrô e a 12 minutos a pé da estação Termini. Vários restaurantes no entorno. O apartamento é amplo, bem decorado, todos os utensílios domésricos necessários, internet boa e pode ser alugado pelo booking e airbnb.

 

Onde comer
L’Angolo di Napoli – pertinho dos dois hotéis acima,  na Piazza Viminale. Autêntica trattoria! Em 2011 só sabia algumas frases em italiano, que não passavam dos usuais “Buongiorno”, “Ciao”, “una tavola per favore”, “grazie”… quando a garçonete me perguntou o que eu gostaria na massa, danou-se!! Rolou um pouco de italiano, espanhol, inglês… uma loucura! Até que ela me levou onde os frutos do mar estavam expostos. Pronto! Tudo se resolveu!! Mulher se entende em qualquer idioma, né?! Isso não é incrível?? 🙂 Fui muito bem atendida! A comida estava D-I-V-I-N-A!!! E um Chianti Clássico da Banfi por meros 14 euros!!!! Quer coisa melhor?
Voltei em 2013 falando um pouco mais da língua. Foi a sorte! Porque o garçom só falava italiano ou hindi.

 

Est Est Est Pizzaria – Maravilhosa! Pertinho dos hotéis também. Precisa reservar!

 

Opio Caffè – Perto do Coliseu. Ótima pedida se você está comendo muita massa!! Lá, as carnes são suculentas, bem servidas e um preço razoável. A noite parece ser bem divertido também.

 

Tre Scalini – Estava muito quente em Roma em setembro/2011. A maioria dos restaurantes da Piazza Navona possuiam mesas externas só com a ventilação natural aumentada com ventiladores! Então, procurei um que tivesse ar condicionado! Foi uma sorte!!! A comida muito boa, um ótimo atendimento tanto do dono quanto do garçom e uma sobremesa de babar que eu só comi porque o garçom disse que eu não iria me arrepender! Ele estava certo!!

 

Old Bridge Gelateria – gente… que sorvete era aquele???? Eu já tinha visto uma recomendação no tripadvisor, mas o taxista falou tão bem, que não pude deixar de ir. Não foi sacrifício algum depois do calorão da Piazza San Pietro (Vaticano). A poucos metros da praça, em uma portinha que não passa de 2 metros de largura, está a sorveteria com todos os sabores. O que o taxista falou era verdade, tanto da fila que fica enorme após o horário de almoço, quanto do sabor do sorvete!!


Dicas, toques, etc
..
– vale comprar ingressos antecipados para os pontos turísticos, além de ter fila exclusiva para quem já os tem, em algumas atrações como a Galleria Borghese por exemplo, é possível que não consiga comprar o ingresso na bilheteria para o mesmo dia. Eu comprei tudo no http://www.rome-museum.com/.
– se for encarar o metrô, evite horário de pico. É pior do que as estações do Rio de Janeiro e de São Paulo.
– nas trattorias mais escondidas, aquelas que os romanos frequentam, não é fácil encontrar alguém que fale inglês. Por isso é legal aprender algumas palavras em italiano ou levar um dicionário de bolso a tira colo.
– Roma é uma cidade grande e como tal, nos pontos turísticos de maior movimento, cuidado com sua carteira, bolsa e máquina fotográfica.
– Se for no verão, use protetor solar e um chapéu/boné.
– Os hotéis, escolhi pelo Booking. Dá para escolher analisando o local do hotel e as opiniões de outros hóspedes.
– Usei o Guia do Turista Brasileiro como guia principal. Levei em consideração muito do que foi escrito ali. Além do que um guia se propõe a fazer, este guia conta um pouco da história da Itália, traz frases usuais em italiano, dicas culturais, etc..
– Usei também um guia de bolso da publifolha só de Roma. O legal desse guia é que ele divide Roma em setores. Em cada setor tem um mapa. Além disso, lhe mostra as atrações e restaurantes daquele setor. Ajuda bastante na composição do roteiro.
– Para fazer as aulas de gladiador, fechei com a Viator.

 

Ciao e Buon Viaggio!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *