Dubrovnik

Dubrovnik é reconhecida em todo mundo pela sua cultura, arquitetura e herança histórica. Por séculos manteve sua independência devido a suas práticas comerciais, sua forte destreza marítima, as quais a tornaram única entre as cidades-estados mediterrâneas medievais.

Acredito que seja uma das cidades mais visitadas da Croácia, por tudo dito acima e pelo boom que foi a série “Game of Thrones” que teve a maioria das suas locações no centro histórico e arredores. Porém, Dubrovnik será lembrada também pela série “The Borgias” e por “Star Wars” dentre várias.

 

 

Cheguei pelo mar desde Vis! Não tem embarcação direta, então, de catamarã fui até Hvar e de lá até Dubrovnik. Leva umas 5 horas ponta a ponta. Outra opção seria ir até Split e de lá para Dubrovnik. Mas o tempo de espera seria maior. Quem preferir, pode optar por carro, ônibus ou avião.

Fiquei somente 2 noites na cidade, mas vale mais! Além de ter o que explorar no que diz respeito à história, tem também esportes aquáticos e cidades próximas bem gostosinhas para visitar e passar umas boas horas. Minha sorte é que fizeram dias lindos e longos (fui final de Maio) e assim pude aproveitar bastante.

 

O que fiz

 

O tempo era curto e por isso resolvi contratar um guia para a cidade antiga e um passeio gastronômico no dia seguinte.

Na cidade antiga, optei pelo tour “Game of Thrones – Fechei com uma guia chamada Andrea Svilarić (andrea.svilaric@gmail.com). Ela fala inglês, português, italiano e croata. Foi uma surpresa ela falar minha língua, não a contratei por isso. Então o passeio foi muito bom por dois motivos: a língua e o conhecimento dela sobre a história local – além de todas as explicações das cenas da série, lógico!

No centro histórico passei pelo Dominican Monastery (na série: em suas escadas acontece um protesto contra o rei Joffrey)…

 

Mosteiro Dominicano

..pela Jesuit Staircase (na série: a caminhada da vergonha)…

 

Jesuit Staircase

…pelo Pile Gate (uma das entradas da cidade antiga)…

Pile Gate

… pelas ruas, onde quem é fã da série vai identificar cada cantinho…

 

Passei pela Pile Bay (na série: a baía de King’s Landing) para subir até o Fort Lovrijenac (na série: a Fortaleza Vermelha) de onde pude ver o Fort Bokar (na série: as muralhas de King’s Landing).

 

 

Para entrar no Fort Lovrijenac é necessário pagar entrada. Mas vale muito a pena, pois a vista é sensacional e muitas cenas foram filmadas ali.

Eu fiz o tour no final do dia (de novo porque era o único horário que eu tinha) e dei muita sorte. Primeiro porque não estava tão quente e segundo porque quase na hora de fechar o Fort Lovrijenac não tem quase ninguém e dá para tirar umas fotos muito legais! Ah… o entardecer também é um espetáculo a parte!

No dia seguinte… o tour gastronômico

Quando estava em Split comi ostras em um restaurante. Eram muito boas! Perguntei ao garçom de onde eram e ele me informou que eram de Ston, uma cidade a 30km de Dubrovnik (depois eu descobri que é um pouquinho mais, mas tudo bem!). Quando olhei o tour no hotel, a fazenda de ostras era onde??? Em Ston!!! Não acreditei! Acho que quando você está aberto para o que vier, só vem coisa boa… e como vem! Porque a vinícola que visitei também era SENSACIONAL! Eu já esperava encontrar bons vinhos brancos na Croácia (e encontrei) mas minha surpresa foi o tinto!

Parei em Ston e conheci um pouquinho da cidade antes de ir para a comida e a bebida propriamente dita. Ston é bem pequena e acredito que seu ponto arquitetônico principal seja sua muralha… que por incrível que pareça é a segunda maior muralha do mundo. Foi construída para proteger a maior riqueza da cidade, suas salinas. É possível visitar também o palácio, a igrejinha e o museu contando a história de Ston.

 

 

Fui para a baía de Pelješac de onde uma embarcação me levou até a fazenda de ostras. O guia mostra como é feito o cultivo, explica um pouco do processo e … oferece uma degustação da iguaria fresquinha com um vinho branco croata geladinho. Tem coisa melhor?

 

 

 

 

De lá, rumei à vinícola Miloš. A visitação é bem parecida com outras vinícolas. O responsável (no caso o filho do dono) explica como é feito o plantio, a colheita para determinados rótulos, mostra os barris e … degusta-se os vinhos da casa. Se quiser os mais caros é possível degustá-los comprando em taça.

Quando estive em Split, nessa mesma viagem, fui em um evento de vinhos nacionais.  Provei alguns tintos, como disse mais acima, mas esse da vinícola Miloš é MARAVILHOSO! Indico o Stagnum 2006, mas o da safra 2007 também é muito bom! Só não sei se ainda restam garrafas dessas safras. Posso dizer que foi um dos melhores vinhos tintos que já degustei.

 

 

 

 

No retorno à Dubrovnik, a guia comentou sobre o Arboretum Trsteno, na série, os jardins do Reino. Outro local que foi utilizado para várias cenas na série. Acabei ganhando 30 minutos de bônus no passeio e ela parou lá para me mostrar o lugar. Locações a parte, o local é muito bonito. Com muito verde, arquitetura típica, enfim… um local para relaxar.

 

 

Esse tour fechei com a Korkyra e fui muito bem atendida. A guia e motorista muito profissionais e atenciosos.

 

Onde comer

 

Em Ston, após o passeio, parei para almoçar no Bota Sare. Fica em frente à Baía. Oferece peixes muito frescos (como é de se esperar!) e tem um ótimo atendimento. Quem não fez o passeio à fazenda de ostras e quiser provar, pode pedir nesse restaurante, afinal, vem do mesmo local 😉

As outras refeições fiz todas no hotel. Comi no La Pasta e no Maraska Lounge Bar que serve pequenas refeições.

 

Onde ficar

 

Sun Gardens Dubrovnik – Fica mais afastado da cidade antiga. Esse resort tem uma estrutura muito boa, uma vista maravilhosa, restaurantes bons, ótimo serviço, agência no local, piscinas, praia privativa, esportes aquáticos e de quadra, kids club e transfer.

 

Doviđenja!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *