Pienza

Pienza é pequenina! São daquelas cidades que você entra, dá 100 passos e já saiu – logicamente guardada as devidas proporções! Seu tamanho é inversamente proporcional à sua beleza! Pienza é uma gracinha e sua arquitetura admirável. Tanto que seu centro histórico foi inscrito em 1996, patrimônio mundial da UNESCO por seus estilos renascentista e gótico.
A cidade fica no topo de uma colina com uma linda vista para os verdes campos do Val d’Orcia.
 
Catedral da Assunta e os mais importantes palácios de Pienza estão em torno da Praça Pio II.  
Pienza era chamada “Corsignano” e teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito Papa em 1458, nascido aqui. Papa Pio II.

 

 
Pienza também é conhecida pelo queijo “Pecorino”, que aliás, recomendo!! Uma delícia como entradinha ou petisco.

 

Pienza
Os vários tipos de Pecorino
 
Pienza faz fronteira com San Quirico D’Orcia, Montepulciano, Trequanda e outras cidades menores. Na viagem onde conheci Pienza, a ideia era fazer Montepulciano pela manhã, almoçar em Pienza e na parte da tarde, conhecer San Quirico D’Orcia. E foi o que fiz! 
Se for almoçar, 4 horas são suficientes para conhecer a cidade. Se não, 2 horas já é possível ver e fotografar os principais pontos turísticos.
 
Indico a L’Osteria Baccus – fica na rua principal, a mesma onde está a Piazza Pio II. Não tem muitos lugares no salão principal, mas tem um outro salão mais ao fundo que estava fechado, talvez  porque já passava das 2h30 pm e após às 3h pm a maioria dos restaurantes fecha!
Fomos muito bem atendidos e a comida estava uma delícia!

 

L'Osteria Baccus
L’Osteria Baccus
 
Alla prossima città!!! 
Ciao!!
 
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *