Plitvice Lakes

São inúmeros os lugares onde a natureza é tão bela que nos deixa de boca aberta e um deles é Plitvice! Trilhas, lagos verde esmeralda, cachoeiras e pequenas quedas de água… A mãe natureza sendo generosa conosco, pobres mortais!!!

Os lagos de Plitvice fazem parte do maior e mais antigo parque nacional da Croácia. Devido ao processo de sedimentação calcária responsável pela formação dos lagos, em 1979 entrou para a lista de patrimônio da humanidade da Unesco.

 

 

Existem várias maneiras de ir aos lagos, você pode reservar um passeio desde Zagreb, alugar um carro e fazer um bate volta (Zagreb e Zadar são as cidades mais próximas, respectivamente 130km/119km), reservar um hotel pertinho dos lagos e curtir com calma ou alugar um carro e dar uma parada de algumas horas entre uma cidade e outra. Decidi pela última alternativa. Saí de Zagreb cedo e em 2 horas de estrada boa estava pronta para passar algumas horas em contato direto com a natureza.

O estacionamento é grande, porém, quanto mais tarde chegar, mais distante da saída você estacionará. No estacionamento tem uma lanchonete com banheiros e uma loja de lembrancinhas. Boa hora para comprar um lanche e água! São vários tipos de trilhas e dependendo da escolhida, vai demorar um tempinho para chegar nos postos onde tem algo para comprar e banheiros.

Do estacionamento até a entrada do parque, você andará uns 15 à 20 minutos.

Existem várias trilhas para todos os gostos e preparo físico. Logo que chegar tem uma placa explicando a distância e a dificuldade de cada uma delas. Todas as trilhas você pegará um ônibus, trilha e barco. O que vai mudar é a ordem de cada um, ou seja, dependendo da trilha escolhida, você começa pelo barco e termina retornando de ônibus ou ao contrário. As trilhas são divididas por letras. Então, desceu do barco ou do ônibus, siga as placas com a trilha comprada. As vezes rola uma dúvida para qual caminho seguir, se isso acontecer, vai chegar uma hora que não tem mais para onde ir, então… volte 😉

Escolhi a trilha de 4-5 horas porque iria seguir para Zadar no final da tarde e como ficaria somente uma noite na cidade gostaria de pegar o pôr do sol lá! Mas se pudesse visitar o parque novamente, eu escolheria pernoitar em um dos hotéis próximos e fazer a trilha mais longa. Dizem que o visual é fantástico!

 

Dicas:

  • Não deixe de levar máquina fotográfica ou celular com câmera!
  • Protetor solar é importantíssimo;
  • Verifique o clima, pode ser que precise de uma capa de chuva (vende na lojinha antes do parque também);
  • Beba bastante água na trilha;
  • Leve boné, chapéu ou algo para se proteger do sol;
  • Use calçado próprio para caminhar. Indico bota de trekking;
  • Leve um lanchinho. Mesmo que escolha a trilha mais curta, pode ser que você queira parar em um dos vários pontos para apreciar a paisagem e aquela fominha pode acontecer! Ah.. não esqueça de levar uma bolsa para o seu lixo!
  • Muito importante… NÃO É PERMITIDO NADAR NESSE PARQUE!!

 

Para maiores informações sobre horários, hospedagens, etc.. clique aqui.

 

Doviđenja!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *