San Quirico d’Orcia

San Quirico d’Orcia faz parte da província de Siena. Sua origem é provavelmente etrusca.
 
O seu território de 42 km2, um dos menores da província, está a 424 metros acima do nível do mar, tem um clima ameno e ar puro. Hoje sua população gira em torno de 2.400 habitantes. A sua economia, uma vez essencialmente agrícola e artesanal, é hoje sustentada por várias indústrias de pequeno e médio porte e do turismo que garantem um bom nível de ocupação na cidade.
 
A importância estratégica desta cidadezinha foi aumentando ao longo do período medieval devido sua posição geográfica e sobretudo pela influência exercida pela Via Francigena que passava por aqui – A Via Francigena fazia parte do percurso de peregrinação daqueles que iriam à Roma.
 
Essa cidade muito pequena e muito charmosa faz parte de Val d’Orcia, assim como Pienza, Radicofani, Montalcino e Castiglione d’Orcia. Por isso foi fácil fazer Pienza e San Quirico d’Orcia no mesmo dia… é bem pertinho uma da outra. Além disso, na estradinha que liga essas duas cidades, está a Chiesa della Madonna di Vitaleta. Igrejinha solitária no meio dessa paisagem maravilhosa do vale – e que apesar de muitos a terem fotografado, eu queria ter a “minha foto”. 

 

San Quirico d'Orcia
Estradinha entre Pienza e San Quirico d’Orcia – SS146

 
Nem é necessário dizer que o vale é um marco importantíssimo tanto natural quanto artístico e cultural. Tanto o é, que desde de 2 de Julho de 2004 é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, pelo excelente estado de conservação do seu panorama influenciando muitos artistas e inclusive os diretores de novelas brasileiras – San Quirico d’Orcia foi uma das locações da novela Passione.
 
Passear por San Quirico d’Orcia é ter contato com obras arquitetônicas medievais, jardins do século XVI e observar os moradores mais antigos em suas casinhas simples a varrer seus quintais cheios de flores como se o tempo tivesse parado.
 
O que ver
 
Chiesa dei Santi Quirico e Giulitta – Principal atração turística da cidade. A Igreja do século XII foi construída sobre as ruínas de outro templo. Possui elementos góticos e barrocos.

 

Collegiata dei Santi Quirico e Giulitta
Collegiata dei Santi Quirico e Giulitta

 
Palazzo Chigi – ao lado da Collegiata, seus salões recentemente restaurados são usados para exposições, conferências, apresentações ou iniciativas culturais.
 
Horti Leonini – Os jardins foram feitos por Diomede Leoni. Em todo território Senese não existe outro jardim que possua as mesmas características.

 

Horti Leonini
Horti Leonini

Chiesa di San Francesco – localizada na Piazza della Libertà, o coração de San Quirico d’Orcia.

 

Chiesa di San Francesco
Chiesa di San Francesco

Onde comer

Eu tinha a indicação da Trattoria Al Vecchio Forno. Porém, como não almocei lá, não posso expressar opinião.
No site da cidade existem algumas indicações.
Mas, às vezes, o legal é olhar e se gostar, entrar!!!

 

Buon Giro!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *