Munique

Munique… berço da Oktoberfest! Cheia de biergartens, museus, teatros e casas de show.
Cidade grande que, assim como Berlim, recebe muitos imigrantes.
Cidade de opostos onde fomos muito bem tratados por jovens alemães e “suportados” por alemães mais velhos (pode ter sido por falta de sorte!).
Cidade onde comemos muito bem em restaurantes estrangeiros, muitas vezes melhor do que nos seus países de origem, como por exemplo um restaurante grego no último dia.

 

Catia Miranda
Prefeitura
A cidade conta com uma malha integrada de transportes públicos que facilitam e muito o deslocamento para vários pontos da cidade.
Compramos o passe de metrô para 4 dias e realmente valeu a pena. Por 15 euros você utiliza o passe no metrô, ônibus e/ou tram. Todos muito bem conservados. É possível conseguir um mapa das linhas nos hotéis ou nas próprias estações de metrô.
Outra coisa que facilita muito é que, da estação central de Munique (Hauptbahnhof Central Station), saem trens para muitas cidades européias como Berlim, Zurique, Praga, Milão, Viena e muitas outras.

 

O que fiz
English Garden – No coração da maior área verde da cidade se encontra o English Garden (ou Englisher Garten em alemão). Em uma zona universitária, é um local muito agradável para passear, se exercitar ou tomar uma cerveja em um dos seus biergartens.

 

Catia Miranda
English Garden

Residenz – Palácio ao lado do Teatro Nacional, já foi residência de duques e dos reis da Baviera. Hoje é um museu considerado um dos mais belos da Europa.

 

Catia Miranda
Residenz

Teatro Nacional – Casa de Ópera da Alemanha. Foi construído em 1818. Destruído pelo fogo em 1823 e reconstruído e aberto novamente ao público em 1825. Em 1943 foi destruído novamente pelos bombardeios da 2ª Guerra. Sua arquitetura atual data de 1963.

 

Catia Miranda
Bavarian State Opera

Marienplatz – Praça principal de Munique. Centro da atividade social da cidade. Aqui é possível encontrar a Antiga Câmara Municipal, a Prefeitura (com sua torre central de características medievais, apresenta de Março à Outubro, às 11:00am, 12:00 pm e 05:00pm, um teatrinho de bonecos contando a história da cidade) e um ponto de informações turísticas onde se vende ingressos para shows e entradas para museus.
Dessa praça também irradiam várias ruas de comércio com lojas como H&M, Zara, etc..

 

Sendlinger Tor – Portão da cidade antiga.

 

Catia Miranda
Sendlinger Tor

Isartor – Um dos quatro portões principais da muralha que cercava a cidade medieval.

 

Catia Miranda
Isartor

Frauenkirshe – É nessa catedral que dizem que a pegada que se encontra lá é a do diabo que foi queimado por um raio de sol ao entrar na Igreja.

O que conta a lenda …
“Reza a lenda que o Diabo entrou na Igreja, e que ao não ver nenhuma janela pensou que podia entrar e fazer o que quisesse. Mas então um raio de luz entrou por uma janela e o queimou deixando a sua pegada marcada num tijolo do chão. Nessa pegada podem ver uma espécie de esporão. A verdade é que quando entras na igreja, a primeira impressão é que apenas há janelas em todas as paredes…” (Fonte: Minube).

Ah… é possível subir na torre da catedral para uma vista panorâmica. Na época que fomos estava fechada para reformas.

 

Catia Miranda
Frauenkirshe

Igreja de San Peter – Aqui também é possível subir os 299 degraus da torre e ter uma ótima vista da cidade, principalmente da Marienplatz e da Prefeitura.

 

2014-08-27 16.54.33
Lá de cima

Viktualienmarkt – Mercado com barraquinhas de comidas, cerveja e artesanato local. Dizem que esse biergarten é um dos mais animados da cidade. Em meio a mesas e cadeiras coletivas, os turistas se juntam aos locais para experimentar a autêntica culinária alemã, acompanhada de uma cerveja bávara geladíssima, naqueles canecos gigantes.
Infelizmente o dia que fui chovia e acho que não estava muito atrativo para os turistas!

 

Catia Miranda
Viktualienmarkt

Bayern de Munique – Visita obrigatória aos aficionados por futebol. Conta com museu, praça de alimentação e, logicamente o estádio.
Os ingressos são bem concorridos, por isso, indico comprar via internet antecipadamente.
O único fato meio constrangedor foi ter visitado o Allianz Arena logo após a copa de 2014 e ter que ouvir comentários sobre o histórico 7 x 1.
Alguém se pronunciou no tour dizendo que era brasileiro??? Lógico que não!!! 😛

 

Museu da BMW – O passeio é muito legal! Toda a história da marca contada através de suas motos, motos de corrida, carros, carros de corrida, motores e alta tecnologia! Ah… dá para passar também na loja para comprar os carros ou lembrancinhas! 🙂

 

Onde comi

Hofbräuhaus – Cervejaria mais antiga de Munique e uma das mais célebres do mundo. Foi criada em 1589 pelo Duque Willian V da Baviera e era de uso exclusivo dele. Apenas no século XIX a população passou a ter acesso a ela e pode saborear seus produtos. Em 1920, a Hofbräuhaus também foi cenário de uma das primeiras manifestações nazistas.
Aqui tocam bandas ao vivo com homens vestidos a caráter. Mesas individuais e coletivas estão dispostas no salão principal da cervejaria. De início fiquei desanimada por não conseguir uma mesa, porém, ao sair do salão principal e virar a direita, encontrei o Bräustüberl, restaurante que se encontra no 1o andar da Hofbräuhaus com um ambiente mais calmo e com as mesmas cervejas servidas na cervejaria!

Geisel’s Vinothek (Hotel Excelsior) – Restaurante italiano dentro do Hotel Excelsior. Comida muito boa e uma extensa carta de vinhos. O ambiente é bem aconchegante. Porém, as mesas são “muito próximas”. Se quiser um pouco mais de espaço, deixe bem claro esse ponto quando for reservar.

 

Weinhaus Schneider das Fondue Haus – encontramos esse restaurante por acaso. Enquanto passeávamos, pensávamos onde iríamos jantar e além disso, teria que ser um restaurante que não fosse alemão. O Weinhaus Shneider estava com uma placa na frente falando sobre os fondues. Procurei referências e encontrei muitas notas falando sobre a qualidade e simpatia do lugar. Resultado: realmente o fondue é ótimo e também serve comidas típicas bavárias, a carta de vinho é boa, o atendimento é ótimo e você poderá encontrar o cardápio em várias línguas, inclusive em português. Ah…. bom reservar!!!

 

Catia Miranda
Weinhaus Schneider

Kreta Psiloritis II – Já passavam das 2:00pm quando entramos nesse restaurante grego e por isso erámos os únicos clientes. Não sei se por esse fato, mas tivemos total atenção do dono. Ele nos indicou o melhor prato grego do dia, o meu vinho grego foi muito bem servido e ainda nos brindou com duas sobremesas gregas maravilhosas.. Ah… além da sua imensa simpatia! O restaurante realmente é excelente!

 

Catia Miranda
Kreta Psiloritis II

Trattoria La Valle – Restaurante italiano pertinho da Marienplatz. Por fora dá a impressão de ser pequeno, porém, tem o segundo andar com mais mesas e o espaço também é mais amplo. A comida é ótima e o atendimento também! Ótimo custo x benefício.

 

Onde fiquei

Hotel Europa – Um ótimo hotel fora do centro histórico de Munique. Quarto e banheiros amplos. Café da manhã farto com pães diversos, 2 tipos de bolos, salada de frutas, frios, espumante, café, chá, etc..
A 10 minutos a pé da estação de metrô mais próxima e a 5 minutos também a pé de um ponto de tram facilitando o deslocamento para todos os pontos turísticos da cidade.
Localiza-se pertinho do restaurante grego e da fábrica e biergarten da Löwenbräu.

Löwenbräu
Auf Wiedersehen!!! 
Adío!!!
Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *