Chapada Diamantina – Post 6

6º dia de viagem… Acho que nunca caminhei tanto em um único dia! Ainda bem que descansei bastante ontem!
Hoje foi dia da travessia Guiné – Capão. Esse itinerário pode ser feito em trilhas de 15, 18 ou 22km. Fizemos o de 18km.
Começamos por volta das 10h15 e terminamos às 17h30. Foi bastante tempo para 18km, mas às vezes parávamos para respirar – principalmente na subida, para tirar fotos, fazer lanche e até ensaiar um banho em uma cachoeirinha. Sim.. ensaiar, estava geladérrima, não deu nem para colocar metade da perna, a outra metade já estava congelando!

 

 Sinceramente, a única coisa que sentiu o peso da caminhada foram meus pés e meus joelhos! O início da trilha é uma subidinha de grau médio (eu a classifiquei assim), o resto do percurso é bem plano e duas descidas que, quem não estiver com o joelho bom, irá sentí-lo – como foi o meu caso!! 🙂
A caminhada é longa mas o visual compensa!
Fazer a travessia requer um comprometimento muito grande das pessoas para com o grupo e por isso, gostaria de agradecer ao Thiago que foi um guia super atencioso, à Tânia e ao Célio por diminuirem o ritmo para que eu os alcançasse e à Letícia que foi companheira nos momentos de retomar o fôlego!

A pernoite foi no Capão na Pousada do Capão. A cidade é minúscula e bem alternativa. Na baixa temporada é difícil encontrar restaurantes abertos após às 20h. Porém, perto da pracinha, tem uma pizzaria chamada “Pizza Integral Capão Grande”, conhecida também como pizzaria do Suíço. Recomendadíssima!! A massa da pizza é fininha e crocante e apesar de só ter 2 tipos de pizza (uma doce e uma salgada) vale muito a pena! Pergunte à qualquer um na vila que eles lhe indicarão o local.

Capão
Igrejinha na pracinha do Capão

 

Mais informações sobre onde comer e ficar, você poderá ver no site da Chapada ou no meu post de organização da viagem.

Já já, o último dia de passeios…

 

Grande Abraço!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *