Itália em 14 dias – 2

Itália, de novo? Sim e voltaria tantas vezes mais… A Itália é minha paixão e voltar falando um pouquinho de italiano teve um gostinho completamente diferente.
Uma introdução sobre características de cada mês e dicas de como escolher as melhores cidades para o seu roteiro, você pode encontrar no meu primeiro roteiro na Itália no post Itália em 14 dias – 1.

 

O que eu fiz de diferente…
Começou pelo mês, desta vez fui em Abril. Começo da primavera. Campos floridos na Toscana e bem mais frio do que em Setembro, mês que escolhi da última vez. As temperaturas na primeira quinzena de Abril giravam em torno de 14ºC a máxima e 4ºC a mínima. Somente em Siena e Roma – meio do mês, que esquentou um pouco e a máxima chegou a 26ºC.
Quanto a primavera, só flores mesmo. Os tão esperados girassóis… só em junho. Infelizmente a foto que gostaria de ter trago, ficará para uma próxima viagem!
Outra diferença foi a chegada à Itália. Milão foi a primeira cidade e Roma, a última.
E a mais importante… carro por toda a Toscana e a maioria das estradinhas eram as vicinais. Assim, pude dirigir com calma e encher meus olhos com o verde alucinante dos campos, o amarelo vivo das flores e o azul indescritível do céu compondo um cenário que nunca mais irei esquecer!

 

O roteiro:
1º – Milão: 2 dias. Afinal, já conhecia.
2º – Bologna: 2 dias. Cheguei a Bologna de trem. São 1h05m no trem de alta velocidade. No primeiro dia já havia visto os principais pontos turísticos e por isso, no segundo dia de Bologna, fiz um bate-volta em Veneza, também de trem de alta velocidade em uma viagem de 1h25m.
3º – Arezzo: 2 dias. Como havia alugado um carro em Bologna, antes de chegar a Arezzo, dei uma passadinha em San Leo. Linda cidadezinha com uma fortaleza no alto de um penhasco.
4º – Cortona: 2 dias. Ainda de carro, antes de chegar a Cortona, passei em Lucignano. Outra cidadezinha medieval muito simpática. Por escolha, ao invés de conhecer o centro de Cortona, decidi passar o dia entre as cidades de Montepulciano, Pienza e San Quirico D’orcia.
5º – Monteriggioni: 1 dia. Cheguei a Monteriggioni a noite, depois de ter almoçado em Montalcino.
6º – Siena: 2 dias. Também já conhecia. Mas essa cidade mora no meu coração. Não poderia deixar de revisitá-la! Aqui, devolvi o carro.
7º – Roma: 3 dias. Conhecia também. Mas Roma é Roma. O caos, o museu a céu aberto, o peculiar humor dos romanos!!!

 

Os hotéis:
Milão – Hotel Nasco – em frente tem o TRAM (ou bondinho, como preferir). Em 20min é possível chegar no centro histórico.
Bologna – Aemilia Hotel Bologna – fora da cidade antiga, porém, em 15min andando, você chega lá.
Arezzo – La Corte Del Re – em frente a Piazza Grande.
Cortona – Casa BellaVista – a 13km do centro de Cortona. Ideal para o agroturismo.
Monteriggioni – Romantik – dentro da muralha. Um hotel de charme.
Siena – B&B Il Corso – A 2min andando da Piazza Il Campo.
Roma – Demetra Hotel – A 15min andando da Fontana de Trevi.

 

Tempos entre as cidades:

 

 

Nos próximos posts falarei de cada cidade ou atualizarei as que já havia conhecido!!

 

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *