Toledo

Separei um dia que estaria em Madri, para fazer um bate e volta em Toledo. De trem, o percurso leva 33 minutos e se você for bem cedinho e voltar no último trem, dá para andar pela cidade, almoçar com calma, tirar muitas fotos, fazer comprinhas e visitar uma ou duas atrações. 
Se um dia é suficiente??? Se não tiver tempo, sim. Se puder curtir mais um pouquinho, acredito que pernoitar na cidade para vê-la a noite, toda iluminada, deve ser um espetáculo a parte!
 
Toledo me surpreendeu. Desde a bela estação de trem com sua arquitetura moura, passando pela cordialidade das pessoas, limpeza da cidade e monumentos históricos. 

 

Estação de trem de Toledo
Estação de trem de Toledo

 

A cidade tornou-se 
capital visigótica em 554 a.C. e foi destaque nos oito séculos seguintes. Teve judeus, mulçulmanos e cristãos trabalhando lado a lado.

 

Em 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.
Ficou famosa por sua produção de aço, especialmente espadas. A cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Em cada esquina você encontrará uma loja com réplicas de espadas, armaduras, jóias, adagas, etc.. 
Essa cidade é um paraíso para os amantes da época medieval.

 

Como chegar
Como disse, saí de Madri. Não saí no primeiro trem, porque as lojas só abrem entre 9 e 10 horas da manhã em Toledo. Então, não precisa levantar tão cedo.
O ticket de trem, você pode comprar direto no site da Renfe.
Quando sair da estação, haverá ônibus e táxis que lhe deixam no centro histórico. Se estiver sozinho, o ônibus compensa. Se estiver em um grupo, pegar um táxi e dividir, sai o mesmo preço. Se tiver disposição, em 10 minutos a pé, chega-se ao centro histórico pela “Puerta de Bisagra“.
Ah.. na própria estação de trem, tem um posto de informação turística com mapas. Pegue o seu em várias línguas!
 
O que fazer e ver
 
Academia de infanteria – Além de centro de formação do exército, abriga também um museu com salas que apresentam uniformes, bandeiras, armas, etc.. e ainda uma exposição externa com carros de combate. Horários de visita, você encontra no site.

 

Academia de infanteria
Academia de infanteria

 
Castillo de San Servando – O castelo medieval que abrigou um monastério em 1088, hoje funciona como albergue e residência estudantil. Clique aqui para acessar o site do Albergue.

 

Castillo de San Servando
Castillo de San Servando


Plaza del Ayuntamiento
e Catedral de Toledo – A catedral de Toledo pode ser vista da praça da prefeitura. A primeira pedra utilizada na sua construção foi colocada em 1226 sobre uma mesquita mulçumana. Seu término aconteceu somente em 1493.

 

 

Exposição dos Templários – Toledo abriga uma exposição permanente dos templários. Lá será possível entender como funcionava sua organização, sua história, roupas, armas, etc.. Vale a pena a visita. 
PS: Quando eu fui, cartazes estavam espalhados pela cidade indicando onde era a Exposição. Porém, você poderá perguntar no centro de informações na estação de trem. A pessoa que lhe atender, marca no mapa o local exato.

 

 
Puente de Alcantara – cartão postal de Toledo. Por essa ponte, pessoas e mercadorias passavam pelo controle de acesso à cidade.

 

Puente de Alcantara
Puente de Alcantara

 
Puerta de Bisagra – de origem mulçumana foi reconstruída no século XVI.

 

b3
 

Puerta del Sol
– Um dos portões para a cidade. Foi construída no século XIV. Exemplo de arquitetura mudéjar.

 

Puerta del Sol
Puerta del Sol

Onde comer
 
Para qualquer restaurante que olhar, você encontrará “perdiz cozida” no cardápio. Esse é o forte de Toledo, assim como assados de carne e cordeiro. O gosto da carne de perdiz é forte, então, se está acostumado com a carne de vaca, talvez estranhe – ou goste!!!
Existem restaurantes para todos os bolsos, por isso, indico que, enquanto estiver passeando, comece a mapear os que mais lhe agradaram e volte depois. Eu fui no Restaurante Casa Aurelio, pertinho da Plaza del Ayuntamiento. O preço é razoável, o ambiente é agradável. Porém, não tem muita coisa no cardápio. Se não quiser comer perdiz, suas opções serão limitadas. 
 
Un Gran Abrazo!!!
 
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *