San Pedro de Atacama

Imagina um lugar onde todas as paisagens parecem que foram pintadas… Mais… pensa no deserto mais árido do mundo onde é possível encontrar paisagens que vão desde areias (lógico!), até lagoas, neve, vulcões, geysers… e de quebra uma cidadezinha com centrinho pacato, com bons restaurantes, gente simpática e de bem com a vida. Imaginou? Pois é… esse lugar é o Atacama e a cidadezinha, San Pedro de Atacama.

O Atacama é para quem gosta de aventura, para quem não liga de usar tênis de trekking todos os dias, para quem não é alérgico à poeira e para quem não tem frescura. O Atacama é para quem ama ter a sensação de vastidão do Universo e dos milagres da Mãe Natureza. Visitar esse lugar é presentear a alma e eu recebi muitos presentes.

 

Pedindo permissão para fotografá-la

Venho aprendendo que acreditar no invisível é incrível. Nós devemos dar o primeiro passo sempre, mas o que tiver que acontecer, acontecerá e o que não tiver… meu amigo… não vai acontecer mesmo!

Apesar de querer conhecer o Atacama, essa viagem não estava planejada a curto prazo. Até que em Abril desse ano surgiu uma promoção de passagem aérea para lá. Conversei com algumas pessoas e uma amiga disse… “vou contigo até se for amanhã!” (adoro gente assim!!) e 1 mês depois estávamos embarcando para o Chile. A previsão do tempo era chuva desde o segundo dia de viagem, lua crescente (o que prejudicaria um pouco o tour astronômico) e uma friaca de doer os ossos. E… tudo foi perfeito… desde dias ensolarados quando tinha que ser, dias nublados amenizando o frio nos geysers e diminuindo o calor no dia do passeio de bike, anjo em forma de gente nos resgatando em momentos de cansaço e o mais impressionante… Neve em San Pedro, coisa raríssima de acontecer!

Bom… vamos aos fatos…

Como chegar

São 101 km desde o aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama. O percurso costuma demorar cerca de 50 minutos em condições normais. Várias agências de turismo fazem o transfer. Por que eu digo “condições normais”? Porque você está indo para o deserto e você não o controla! Fato esse que, a volta durou 2 horas porque em pleno Junho, de um dia para o outro, choveu e nevou tanto (inclusive em San Pedro) que, após liberarem a estrada, somente veículos preparados puderam trafegar pela estrada onde em alguns pontos havia gelo!

O que fazer

Ficamos 5 dias e preenchemos todos os dias com passeios. Se ficássemos mais dias seria possível fazer mais coisas. Mas acredito ter feito os melhores. Quando você estiver lá, na Calle Caracoles (tudo acontece ali!) tem várias agências que oferecem muitos passeios, para todos os bolsos e para todo perfil de cliente. Então, descreverei abaixo somente o que fizemos, ok?! Ah… e nessa ordem, o que ajudou na aclimatação.

Centro de San Pedro de Atacama – Se você não parar em lugar nenhum, em 30 minutos você conhece os principais atrativos da cidade. Mas se você gosta de artesanato, fotografia e interagir com os atacameños, com certeza irá demorar mais um pouquinho. Os principais atrativos são: Feira de artesanato, Igreja de San Pedro, Praça principal de San Pedro e o Museu que estava fechado para ampliação.

No centrinho, para quem gosta ou para quem precisa, tem o Relax Kimal do Hotel Kimal aberto ao público. Oferece aulas de yoga, massagens, reflexologia e pedicure.

Feira de Artesanato

 

Valle de la Luna e Valle de la Muerte – o Vale da Lua é uma das paisagens desérticas mais conhecidas do mundo. Da base de um dos estacionamentos até a crista de uma das maiores dunas do vale é uma caminhada de uns 15 minutos. De lá você terá uma vista linda da Cordilheira de Sal, Montanhas e Vulcões.  Outra atração do vale é uma formação rochosa chamada de “Três Marias”. Um pouquinho de imaginação você conseguirá vê-las segurando o menino Jesus em três posições. Em uma delas será mais difícil porque um dia um turista resolveu subir no pescoço da Maria para tirar uma foto… Quebrou, né?! A irresponsabilidade de um ser humano acabou com anos de trabalho da natureza…

O pôr do sol pode ser visto tanto da crista quanto da Pedra do Coyote, depende de onde seu tour terminará. Nós vimos da Pedra do Coyote, mas há quem diga que é mais bonito da Crista no Vale da Lua. Não pude comparar :-/

Curiosidade: o nome original é Valle de Marte, devido à sua coloração avermelhada (inclusive a placa na entrada diz “Marte”). Porém, o francês que o descobriu e o nomeou, não conseguiu se fazer entender e o nome ficou Valle de la Muerte. De qualquer maneira é belíssimo!

Esse passeio pode ser feito de carro particular, tour, tour de bike (contratado ou por conta própria) ou tour a cavalo.

 

Salar de Atacama – Eu estava bem ansiosa para esse passeio e não via a hora de ver a superfície branca de sal e os flamingos em seu habitat natural. Adoro fotografia e fiquei praticamente o tempo todo do tour esperando o momento que considerei aceitável. Ficaria mais, mas esse é o lado ruim do tour compartilhado, o tempo que se fica em cada lugar.

É possível ir de carro particular.

Lagunas Antiplânicas –  As paisagens antiplânicas são lindas. Paramos algumas vezes para fotografar as montanhas e as vicunhas do caminho.

Paisagem antiplânica

Foi nesse passeio que recebemos o primeiro presente. No caminho fomos avisados que devido à neve não seria possível chegar até as lagoas e já tinha me conformado com isso. Afinal, o deserto manda! Mas, para minha surpresa, a van não parava nunca e antes de nós, limpando quase 1 metro de neve… uma escavadeira!!! Chegamos… um vento fortíssimo, minha mão congelando e mais uma paisagem de babar!!!

É possível fazer esse passeio em carro particular, porém, atente-se ao fato que o carro deve estar preparado para andar no gelo e na neve e procure se informar com as autoridades locais se a estrada está aberta para passagem.

Tour Astronômico – Com um dos céus mais lindos que já vi, o tour astronômico é passeio obrigatório. Apesar de ter sido muito bem atendida pela agência que escolhi, prefiro dizer que na Calle Caroles (a principal de San Pedro) existem muitas agências e todas elas fazem praticamente a mesma coisa, ou seja, te levam até o campo de observação, aula sobre constelações, posições dos planetas, estrelas, etc.. com um software que permite ver o céu em tempo real, telescópios de longo alcance e outros com menor alcance e chá, biscoitinhos e chocolate quente ao final do tour. O que vai diferenciar são os equipamentos, a estrutura da base de observação e o conhecimento de quem irá guiar o tour. Por isso, dê uma olhada em umas 5 delas, converse com quem está lhe vendendo e pergunte a quantidade dos telescópios e o alcance deles, quem é o guia, o tempo do tour (geralmente umas 2 horas) e a quantidade de pessoas no tour – um grupo maior do que 10 pessoas para um guia, particularmente acho muito. IMPORTANTE: o ideal é fazer o tour em lua nova. A claridade da lua pode atrapalhar um pouco a observação.

 

Geysers del Tatio – Segundo presente da viagem… Na noite anterior conhecemos um casal que havia feito o passeio durante aquele dia. Nos disseram que a temperatura estava -15oC. Eu pensei.. danou-se… vou parecer uma cebola, mas vou colocar todas as roupas que eu trouxe. Na manhã do nosso passeio amanheceu nublado fazendo com que a temperatura fosse mais agradável… -1oC!!

Para os aventureiros, o local tem uma piscina aquecida e vestiários.

Todos os tours para os geysers incluem um café da manhã no local.

 

Nesse dia fiquei bastante enjoada. Tenho certeza que foi uma mistura de vento muito frio no rosto + altitude. Acredito que um gorro deixando só os olhos do lado de fora, ajudaria!!

Hierbas Buenas – Local utilizado como parada para descanso das caravanas que por ali passavam. As pedras que estão no local são marcadas de desenhos de macacos, lhamas e outros animais, assim como desenhos xamânicos. Dizem que esses desenhos eram mensagens deixadas pelo atacameños para os viajantes.

Valle del Arco Iris – Poucos turistas e muita beleza. As muitas cores encontradas nas formações rochosas devem-se à concentração de argila, sal e minerais presentes nesse local. As vans procuram as lhamas que passeiam ali por perto para que, turistas como eu, as fotografem! E são lindas mesmo! Um charme só com seus adereços!

É possível chegar em Yerbas Buenas e no Vale do Arco Íris em carro particular. Os tours vendem os dois em um só passeio que dura umas 4 horas.

Passear de Bike – na Calle Caracoles você encontrará muitas lojas para alugar bicicletas. A média de preço é 3.000 pesos por 5 horas. Se for pegar estrada, alugue também o capacete. Saindo de San Pedro as atrações mais próximas são Pucará de Quitor, Tunel Altos de Catarpe, Quebrada del Diablo e outras dentro do Valle de Catarpe. Para quem já pratica alguma atividade física pedalar até esses locais é bem tranquilo . Para quem não pratica, talvez seja melhor ir caminhando ou de carro particular. Importante saber que, para chegar nesses locais você irá atravessar o rio, seja pedalando ou carregando a bicicleta. Em algumas partes, a altura da água do rio pode chegar até uns 30 cm, o que vai molhar seu pé! Então, pense em uma solução 😉 (Eu não sabia!). Fui desprevenida e encharquei o pé. Depois tive que deixar o tênis secando no hotel perto do aquecedor!

Na entrada do Valle de Catarpe

Pucará de Quitor – Construção do século XII, foi usada como armazém, para fins estratégicos, moradia e defesa. Ao longo da história, os Incas tomaram posse dessa construção e em 1540 foi invadido pelos espanhóis. Montados a cavalo e usando armas de fogo – coisas que os nativos não conheciam – os espanhóis tomaram posse do lugar e decapitaram 25 caciques. No ponto mais alto de Pucará de Quitor foi construída uma cruz em homenagem a esses caciques.

Chegando nesse local, as bicicletas ficam em uma espécie de bicicletário. Reserve pelo menos 1 hora para explorar o local. Lá tem mesas e bancos para quem quiser descansar ou fazer um lanche (compre o lanche na cidade), sanitários e um pequeno museu.

Quebrada del diablo (ou garganta del diablo) – Caminhos estreitos em meio a pedras que superam os 10 metros de altura. Em algumas partes tem que passar abaixado. O atacameño que conhecemos na volta, nos disse que os nativos diziam que ali dentro ouviam-se vozes não humanas. Lendas a parte, o lugar é lindo. Se você estiver sozinho (digo, sem mais turistas ao redor) pare um pouco e ouça o silêncio dali. É impressionante!

 

Onde comemos

Comer em San Pedro não é baratinho. Os pratos em média custam U$20 nos restaurantes. Porém, os pratos são MUITO bem servidos. Dá para compartilhar facilmente. Além disso, muitos estabelecimentos servem o prato do dia, custando em média U$10 com direito a entrada, prato principal e sobremesa – e são bons hein?! 😉

Paatcha Restaurant – Comi o menu do dia e foi simplesmente incrível. O guacamole muito bem feito e o frango temperado com molho de mel estava na medida certa. As porções fora do menu do dia são fartas podendo compartilhar facilmente. Ambiente e atendimento simpáticos.

Bendito Desierto – Fora da rua principal de San Pedro de Atacama, esse restaurante é um dos melhores do lugar na minha opinião. As porções são fartas podendo compartilhar facilmente. Ambiente bem legal com uma decoração diferente. Atendimento gentil e informal.

La Casona – Ambiente amplo com ótimo atendimento e ótima comida. Porções bem servidas. Mesas com uma boa distância uma das outras. Possui cardápio bem variado.

Barros Cafe – Ambiente super descontraído. Atendimento informal e simpático. Um pisco sour muito bom e um ceviche maravilhoso – mas um pouco mais picante para o meu gosto (importante saber que a culinária atacameña é mais picante!). O prato de massa dá para dividir e as duas pessoas comerem muito bem. Tem uma música ao vivo da melhor qualidade!

Restaurant Casa De Piedra – Ambiente descontraído e a massa da pizza fininha e crocante feita em casa. A pizza brotinho é praticamente do tamanho da pizza média brasileira. Tem vários outros pratos e geralmente para dividir, a porção é muito bem servida.
Nas noites frias tem uma fogueira no meio do salão principal.

 

Onde ficamos

La Casa de Don Tomás – A 7 minutos a pé da rua principal de San Pedro, esse hotel é um ótimo custo x benefício. Quartos com bom tamanho, aquecimento, bom chuveiro, garrafinha de água mineral gratuita todos os dias, café da manhã com salada de frutas, café, suco, pães, ovos, etc. Água e chá na recepção gratuitos para todo o dia e uma equipe simpática e muito prestativa. Agradeço imensamente à toda equipe da recepção que foi muito amável principalmente no dia do checkout quando não sabíamos se conseguiríamos sair da cidade devido à neve e chuva que acabaram por fechar a estrada entre Calama e San Pedro.

Prédio principal do hotel

O Projeto ALMA

Vimos as antenas ao longe, mas achei legal falar sobre o projeto no post.

Com 66 telescópios ou antenas de radio, o ALMA é o maior e mais alto observatório astronômico do mundo construído a 5000 metros acima do nível do mar. Uma parceria internacional entre 3 continentes (América do Norte, Europa e Ásia) e o Chile, o projeto tem por objetivo estudar o nascimento de novas galáxias, estrelas e planetas.

Para poder visitá-lo, os interessados devem preencher um formulário no site do projeto (www.alma.cl). As visitas acontecem aos sábados e domingos de 09:00 às 13:00 somente para aqueles previamente inscritos. É possível visitar a sala de controle, laboratórios, ver as antenas em manutenção e um transportador de antenas. Entrada gratuita. Porém, a inscrição requer uma antecipação, as vezes de uns 6 meses!

DICAS IMPORTANTES:

  • Beba muita água, o tempo todo!
  • O chá de coca ajuda a amenizar o mal-estar da altitude;
  • Nos seus primeiros dias, coma alimentos leves, evite bebidas alcóolicas, caminhe sem pressa e sem muito esforço. Comece com passeios com pouca altitude;
  • Leve sempre para os passeios água e algo para comer (barrinha de cereal, chocolate, amendoim salgado ou batata frita). Tem vários mercadinhos na rua principal;
  • Leve em sua farmacinha algum medicamento que você costuma tomar para dor de cabeça e enjoo – é normal ter esses sintomas em função do pouco oxigênio em altas altitudes;
  • Faz muito frio a noite e nas atrações como os geysers e lagunas antiplânicas;
  • A moeda do Chile é o peso chileno. Levar dinheiro é sempre bom. Tem caixa eletrônico em San Pedro. Alguns estabelecimentos como farmácia, restaurantes, lojas e agências de turismo aceitam cartão de crédito, mas não é garantido. Na Calle Caracoles e Toconao tem muitas casas de câmbio que aceitam várias moedas entre elas dólar e euro. Mas acredito que o câmbio no aeroporto de Santiago seja melhor. Só lembrando que não tem casa de câmbio na área de embarque no aeroporto de Santiago;
  • Prepara-se para o frio! Segunda pele, gorro, luvas, hidratante e protetor solar e labial, anorak, fleece, meias e tênis – de preferência impermeáveis;
  • Prepara-se para o calor! Lembre-se que você está no deserto (frio a noite, calor de dia)! Blusas de manga curta de preferência dryfit, bermudas, óculos de sol e boné!

DICAS DE SERVIÇOS:

  • Geralmente faço tudo por conta própria, porém, como tudo foi resolvido em cima da hora e eu tinha pouco tempo, fechei tudo com a PISA Trekking. Serviço sensacional desde o fechamento do pacote até o apoio que recebemos na volta quando a estrada fechou por causa da neve e da chuva.
  • A empresa contratada pela PISA para realizarmos nossos passeios e transfer foi a Turistour. Sempre pontuais, as vezes modificando o roteiro do passeio para evitar encontrar com muitos turistas e, além disso, foi uma das poucas – se não a única, que levou os turistas de volta para Calama no dia da nevasca.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *