Valência

Valência me surpreendeu!

 

Mesmo sendo a cidade mais populosa da comunidade valenciana e a terceira mais populosa da Espanha, tem uma organização incrível, ruas limpas, transporte público que funciona, pessoas prestativas e simpáticas e vários espaços para atividades ao ar livre. Uma cidade grande com tudo o que grandes centros podem oferecer, sem a loucura característica das grandes metrópoles.

 

Assim que cheguei em Valência, peguei um táxi para chegar ao hotel. Nesse momento, tive a primeira impressão que ainda continuava na Itália – pode parecer estranho, mas foi. O taxista falava pela boca e pelas mãos (primeira característica italiana) e dirigia igual aos romanos!! Pronto… a minha saudade da Itália foi se amenizando… A segunda impressão foi no hotel, onde o “Buongiorno” foi a primeira palavra que saiu da minha boca (consequência dos 14 dias na Itália). Quando me dei conta do erro e corrigi, a recepcionista me disse: “Não se preocupe, o valenciano (uma das variações do catalão e a outra língua falada na cidade, além do espanhol), é uma mistura de várias línguas, inclusive do italiano. Por isso, nós te entendemos!”. Pura ignorância a minha e talvez, por não ter ligado os pontinhos!! Em 138 a.C., Valência foi fundada, sob o nome de Valentia Edetanorum, pelos romanos. É meio lógico que resquícios da língua estivessem por ali.
 
Outra coisa muito legal foi no metrô. Eu não havia pego um mapa das linhas, não havia comprado meu bilhete, nem sabia qual linha pegar para chegar ao meu destino. Resolvi perguntar para a moça que trabalhava ali – afinal, tinha 50% de chance de conseguir ajuda! Se eu não fosse brasileira, a surpresa não seria tão grande quando ela foi comigo até a máquina para comprar o bilhete, me explicou o mapa das linhas e ainda me deu uns toques sobre segurança na cidade, tudo isso com um sorriso no rosto!! 
 
Valencia

 

O que fazer
Plaza de la Reina – Praça com vários bares, ponto de informação turística, restaurantes para café da manhã, a Catedral e a Torre e Iglesia de Santa Catalina.

 

Plaza de la Reina
Plaza de la Reina

 
Catedral – Igreja mãe da comunidade cristã em Valência. Testemunha da passagem dos séculos, sua história é professora da humanidade e suas imagens, arquivos e a própria arquitetura são sinais da vitalidade cultural e religiosa do povo cristão valenciano desde o século IV até os nossos dias. Dentro da Catedral há uma capela que guarda uma taça de ágata que é tida como o Cálice Sagrado que teria sido levado de Jerusalém ao monastério de San Juan de la Peña e, de lá, para Valência. 

 

Plaza de La Virgen – Praça onde existem restaurantes e onde está a Basílica de Nuestra Señora de los Desamparados.

 


Calle Paz
– Uma das ruas principais de Valencia que liga o Palácio da Justiça a Plaza de la Reina. É um prato cheio para os arquitetos com suas construções cheias de alma e história. É uma rua cheia de locais para se tomar café da manhã.

 

Calle Colón – a rua que é a perdição para as compras. Muitas lojas tem bons preços!

Puerta del mar – Monumento aos que lutaram durante a guerra civil espanhola.

 

Puerta del Mar
Puerta del Mar

Palacio del Marqués de Dos Aguas – De estilo rococó, aqui funciona o Museu Nacional de Cerâmica e das Artes Santuárias “González Martí“. Quando estava lá, também aconteceu um casamento. Realmente o seu interior é muito bonito.

 

Palacio del Marqués de Dos Aguas
Palacio del Marqués de Dos Aguas

Puerta de Los Serranos – Portão que sobreviveu à demolição das muralhas medievais no século XIX. Em frente a “Puerta” está a Puente de Los Serranos. Nesse local, foram construídos vários parques e quadras para prática de vários esportes. Fecha às segundas-feiras.

 

Ciudad de Las Artes y las Ciencias – É uma surpreendente estrutura futurista, que inclui o teatro IMAX, um museu de ciências interativo e o maior parque marinho da Europa.

O jardim L’Umbracle, sob a sombra na Cidade das Artes e da Ciência realmente vale a pena ser visitado a fundo. O fantástico jardim possui mais de 50 espécies de plantas e um passeio conhecido como “uma varanda ao futuro”.
Fica aberto diariamente de 10h às 18h. O ideal é ir por volta da hora de siesta (14h às 17h), pois é um dos poucos lugares que ficam abertos. Mas sinceramente… é preciso um dia inteiro para conhecer tudo.
Você pode comprar os ingressos lá mesmo ou nos centros de informações turísticas. Eu comprei na Plaza de la Reina.
Mais uma coisa… é muito fácil e seguro ir de transporte público. Se informe no seu hotel onde é o ponto de ônibus mais próximo para chegar lá.
 
Dentro do Complexo existem várias construções:
Palau de les Arts Reina Sofía – local para realizações de shows, óperas, peças, etc..

 

Palau de les Arts Reina Sofía
Palau de les Arts Reina Sofía

Hemisfèric – Aqui está o IMAX. A programação não é fixa, por isso, entre antes no site para ver os filmes e chegue com pelo menos 1 hora antes para comprar ou trocar seu ingresso na bilheteria (a entrada no complexo é grátis. Porém, para ver o filme, entrar no parque aquático ou no museu de ciências é preciso pagar uma entrada).
Nessa construção, tem um restaurante e uma lojinha de souvenirs.

 

a1

Umbracle
– É o mirador do complexo. Dentro de seus 17.500 metros quadrados estão várias plantas da região e de países tropicais.

 

Museo de las Ciencias Príncipe Felipe – Um grande museu do século XXI para que se possa conhecer de forma didática, interativa e amena tudo o que está relacionado à evolução da vida, da ciência e da tecnologia.

 


Ágora
– Espaço projetado para eventos como congressos, convenções, concertos, representações e até exposições. Nos últimos anos foi o local dos torneios “Valencia Open 500 de tênis”.

 

Ágora
Ágora

Oceanógràfic – Para adultos e crianças, este espaço é imenso!! Possui restaurantes e bares para almoço ou lanche. Espaço para conhecer mamíferos, show de golfinhos, aquário com pinguins, tubarões, vários peixinhos e ainda assistir um show com aves de rapina!

 

Oceanógràfic
Entrada principal do Oceanógràfic

Onde comer

Valência é também conhecida como berço da paella. E nada melhor do que apreciá-la com um bom vinho branco ou uma cava geladinha de frente para o mar no Restaurante 39º27N. O nome de coordenada é meio estranho, mas é só isso, o resto é muito bom!
É indicado fazer reserva.

 

39º27N

No porto tem vários restaurantes, mas como esse foi indicação do pessoal do hotel e tinha esse visual da foto… não pensei duas vezes.
Para quem gosta de tapas a Taberna Vintara é uma ótima pedida na Plaza de la Reina. São várias tapas de vários sabores que você escolhe no balcão, coloca no prato e depois paga pelos palitos que deixou no prato (existem palitos de diferentes tipos). O ambiente é bem descontraído!

 

Onde ficar
Ficar próximo à Plaza de la Reina é uma ótima pedida.
Fiquei no SH Inglés Hotel. Os quartos são amplos, atendimento nota 10, possui dois bares bem legais e com um ótimo atendimento. Além do hotel ser bom, sua localização é ótima. Fica à 5 minutos a pé da Plaza de la Reina, 15 minutos a pé da Plaza Ayuntamiento de onde saem ônibus para todos os cantos da cidade, 10 minutos a pé da Calle Colón (aquela das compras que falei acima) e da estação de metrô Colón.

 

SH Inglés Hotel
Suite do SH Inglés Hotel

Hasta la vista!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *