Camogli, San Fruttuoso, Portofino e Santa Margherita

Aquele dia de 2016, amanheceu lindo, um sol maravilhoso. Fiquei em dúvida se valeria ir à Portofino já que teria somente 6 horas e a resposta dada pelo dono do B&B foi que além de valer a pena, tinha um passeio muito bom para se chegar até lá. E assim, conto aqui o itinerário…

Peguei um trem até Camogli. A cidadezinha é uma graça. Praias de pedra com uma água límpida. Qualquer cantinho, pedra ou mureta no porto são lugares para abrir uma cadeira ou estender uma toalha para curtir o sol. Vários cafés e bares tem vista para o mar ou para o porto. As construções coloridas dão todo charme ao lugar.

Em 2018 voltei até essa parte da Ligúria e repeti o mesmo itinerário, com a diferença que minha base foi em Santa Marguerita, almocei em Camogli, explorei mais San Fruttuoso e voltei de táxi de Portofino até Santa Margherita (passeio mais light ao meu ver!). Por isso, os locais estão atualizados com restaurantes e hotel na cidade base.

 

Camogli

Em Camogli comprei um ticket para uma embarcação (battello) que faz uma parada em San Fruttuoso. San Fruttuoso di Capodimonte é uma abadia situada numa baía que se chega somente de barco ou através de uma trilha desde Portofino.

Esse lugarzinho, pelo que pude ver, tem a abadia (lógico) que é avistada logo de cara quando se chega pelo mar, 2 praias e bares nessas praias. Se não quiser curtir uma praia, 45 minutos são suficientes para percorrer uma pequena trilha para ver as duas praias e tirar umas fotos.

Para quem gosta de mergulhar com cilindro, nas águas de San Fruttuoso encontra-se a estátua do Cristo degli Abissi apesar de ter sido colocada lá, deve ser um mergulho bem legal levando-se em consideração também a visibilidade que se tem. A Portofino Divers situada em Santa Marguerita organiza mergulhos para lá.

 

Onde comer

Ristorante La Camogliese – Você pode escolher ficar em uma construção debruçada no mar ou nas mesinhas externas também junto à mureta que dá para a praia. Oferece uma vista linda do mar de Camogli. O atendimento é simpático e a comida boa. As mesas são um pouco juntinhas, mas sem grandes problemas.

 

San Fruttuoso

 

Cristo degli Abissi
Cristo degli Abissi

Vale a pena chegar com calma em San Fruttuoso para poder caminhar por lá e visitar a igreja e a torre e ainda sentar com calma na praia. O local é pequeno mas bem aconchegante. Assim que chegar verifique os horários do próximo battello para Portofino – se quiser voltar de barco. Se for alta temporada é legal comprar o ticket assim que desembarcar.

Bom, chegar em Portofino pelo mar é tudo de lindo. Só me vinha à mente um show que o Andrea Bocelli fez naquela praça e cheguei a me emocionar pensando como deve ter sido lindo aquela voz e aquele ambiente com o cair da tarde.

 

Portofino

Das duas vezes que estive em Portofino não fiquei muito tempo. Em 2016, o meu objetivo era fazer uma trilha pela mata e mais um caminho pela estrada à beira-mar até chegar à Santa Margherita. São 5km super tranquilos e lindos. É tanta beleza que quando você vê, já chegou em Santa Marguerita. De lá, peguei um trem para onde estava hospedada na época.

Já em 2018, não fiz a trilha. Andei um pouco pela cidade e entrei em uma capelinha que não me recordo o nome, mas muito bonitinha e acolhedora quase chegando no largo onde ficam os táxis e o micro-ônibus que liga Santa Margherita à Portofino e vice-versa.

 

Santa Margherita

Ficar em Santa Margherita sai mais em conta do que em Portofino e somente 7 km as separam. Santa Margherita é bem mais tranquila do que a vizinha. Mas tem bons restaurantes, bons hotéis e a estação de trem é pertinho ligando várias outras localidades.

 

Onde comer

MOG –  A decoração é minimalista e com poucas mesas, porém de muito bom gosto. O atendimento é formal sem ser frio. A comida muito boa! Acho que em termos de comida foi o melhor lugar que comemos em Santa Margherita. Em alta temporada recomendo reservar.

 

Antonio’s –  Parece uma vila italiana quando se entra. É mais afastado da orla e tem mesinhas externas e internas. Massas e sobremesas feitas pelos donos que são uma delícia. O atendimento é simpático e a comida muito boa.

 

Oca Bianca – Mesas internas e externas. O atendimento é agradável, a comida muito boa e ambiente interno bem aconchegante. Fica mais afastado da orla, mas como Santa Margherita não é grande, você chegará em poucos minutos. Vale a pena reservar!

 
Onde ficar

Hotel Continental – O hotel está em ótima localização. Fica a 5 minutos a pé da estação de trem e uns 7 minutinhos da parte baixa/orla de Santa Margherita. Todos os funcionários são muito simpáticos especialmente os do restaurante. A vista é linda. O quarto que fiquei merecia uma repaginada devido ter muita madeira e como a construção é antiga, o cheiro começa a se fazer presente. Mas é a única coisa que incomoda. De resto, a comida dos restaurantes é muito boa e com muita variedade no café da manhã. Quem não dispensa cuidar do corpo, a parte de spa e fitness é bem nova. Tem uma estrutura da praia particular muito legal, com espreguiçadeiras e escadinha direto para o mar.

 

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *