Cancún

Destino preferido, por muito tempo, dos casais em lua de mel (pelo menos do Brasil)!
Também, não é para menos! Praias maravilhosas, vários hotéis montam jantares na praia, o sol, a simpatia dos mexicanos, tudo isso e mais um pouco, perpetuam os momentos vividos na cerimônia de casamento!

Em 2011 fiquei 3 dias nesse lugar maravilhoso. E nem tudo correu como eu gostaria. Mas, para até previnir você que está lendo esse post, tenho que falar das coisas boas e “decepções”. Digo isso, porque não posso dizer que foi culpa de alguém, mas falta de antecipação para combinar as coisas…

Voltei em 2017 no período do Carnaval brasileiro e posso dizer que, tudo o que não foi perfeito em 2011, dessa vez não posso reclamar de nada!!!

Alguns dados básicos: Quando falamos em Cancún acabamos por generalizar, porém, Cancún, Playa del Carmen, Cozumel e mais algumas são uma cidades do estado de Quintana Roo localizado no nordeste da Península de Yucatán! Seus quilômetros e quilômetros de praias são de areias brancas e finas e suas águas são de um azul de tirar o fôlego! Apesar dessas cidades serem uma atração em si, vários destinos maravilhosos são alcançados em poucas horas, como Tulum, Uxmal e Chichén Itzá. Todos com sua influência Maia e pirâmides.

Onde ficar

Em Playa del Carmen existem vários resorts. Vários deles acessíveis desde a estrada. Você olha a entrada e se pergunta… Será que é bom? Fica tão longe da praia! Mas acreditem, o hotel realmente fica na beira da praia! Ali é só a entrada. Depois que você passa pela segurança, ainda anda um bom pedaço para chegar no hotel! E dentro do hotel, você ainda vai andar bastante! Os resorts são de babar!

Em 2011 ficamos no Sandos Caracol Eco Resort & SPA. Escolhi esse hotel por causa do melhor custo x benefício. Tem outros bem mais caros na região! Como é All Inclusive, tem um restaurante (e somente um) que fica aberto 24h. Os outros abrem nos horários das refeições. E, lógico, dependendo do pacote do All Inclusive que escolher, você poderá fazer suas refeições em restaurantes distintos! Um dica é entrar no site e ver quais são os restaurantes. Depois fechar qual pacote quer.

Bem, o restaurante 24h, serve sanduíches, tacos, lanchinhos rápidos, bebidas (todas), batata frita, etc.. é só chegar, pegar no buffet ou pedir ao rapaz do balcão. As margueritas são preparadas no capricho!
A praia do Hotel é bem legal e como todo bom resort, tem várias atividades para adultos e crianças.

Cancun
Praia do Hotel
Você encontrará vários animais pelo Hotel!

Além disso, tem uma área de SPA e fitness bem satisfatória!

Já em 2017 ficamos em Cancún no Gran Caribe Resort/Panama Jack Resorts.  O resort se empenha em fazer sua experiência algo para se lembrar. Todos os funcionários simpáticos e treinados para que tudo saia perfeito. Quarto muito confortável e com limpeza ótima. Existem atividades no resort para todas as idades e durante todo dia para divertir a todos. Todas as noites tem barraquinhas de artesanatos e comida típica pelo hotel. O bar do lobby sempre tem algo…. um show, uma apresentação. O sistema é All Inclusive e tudo que faz parte é de qualidade. Os dois restaurantes a la carte são ótimos e algumas coisas mais caras (como vinhos ou pratos especiais, como a lagosta) são cobradas a parte, o resto faz parte do pacote. Todo dia pela manhã tem yoga com o professor Iván Solano, que também é responsável pela academia do resort. Uma delícia para começar o dia!

O que fazer

Bem, foi nessa questão que aconteceram minhas “decepções” como havia dito.

Jantar na praia no final de tarde -> Ambos hotéis oferecem, porém, marque com antecedência.

Chichén Itzá -> O Sandos Caracol Eco Resort & SPA tem um stand de turismo montado na recepção do hotel (o Gran Caribe Resort também tem!). Tenho que registrar aqui, que eu poderia conhecer nada de Cancún, mas a única coisa que eu gostaria de ter conhecido era o sítio arqueológico de Chichén Itzá! Fechei o passeio no stand do Hotel. Sonhei com o dia do passeio! O responsável iria passar no Hotel às 7:15am para me pegar. Não sei o que aconteceu! Eu estava na recepção no horário. Mas não vi ninguém me chamar e a esta hora, não havia nenhum representante da agência no stand. Como é comum esses passeios atrasarem – afinal, eles passam em vários hotéis pegando os turistas – eu esperei uns 15 minutos e fui na recepção perguntar o que havia acontecido. A resposta: passaram no hotel e não me encontraram! Você não tem noção de quanto o meu vocabulário em espanhol cresceu!
Naquele época diziam que o passeio era imperdível. Porém, em 2017, um residente de Cancún me disse que continua legal, mas que ficou muito “comercial”… muitos vendedores em Chichén Itzá querendo lhe vender algo… Mas veja bem… eu preferi um menos turístico (sítio arqueológico de Coba, que falo um pouco mais abaixo). Isso não quer dizer que, para quem gosta e tem mais dias  no local, não valha a pena!!!!

Sítio Arqueológico de Cobá -> Cobá é um sítio arqueológico maia que está situado a uns 90km de Chichén Itzá. Seu florescimento se deu no período Clássico e dominou uma grande região. Entre os anos de 200 e 800 DC, Cobá foi uma das maiores metrópoles do mundo maia, até que sua grande rival Chichén Itzá, estendeu seu domínio.

Depois do rapaz que mora em Cancún falar sobre o turismo de massa em Chichén Itzá, resolvi abrir mão de conhecê-lo e fechei um pacote onde, na parte da tarde, conheceria Cobá. E não me arrependi. Além de todo o tesouro da região, eles alugam bicicletas para que você possa curtir com mais calma o lugar. Para àqueles que não querem andar, tem uma espécie de táxi entre os monumentos. A única coisa que deixa a desejar é o tempo que se tem quando você vai de tour. Se você quiser subir a pirâmide Nohoch, o tempo não será suficiente, a não ser que abra mão de escutar a história do lugar contada pelo guia.

Fechei o tour com a ALLTOURnative. O tour foi o Coba Maya Encounter. Só tenho elogios. Tanto pela guia (Lili) que foi espetacular quanto pela organização do tour.

Visita à vila maia de Chimuch -> essa visita faz parte do tour que fiz com a ALLTOURnative, o Coba Maya Encounter. Nesse local você faz pequenas trilhas, voa de tirolesa, participa de uma cerimônia maia, faz rapel em um cenote, rema até o restaurante da vila e degusta uma comida típica da região. Uma delícia de experiência, cheia de cultura e aventura.

Dica… Não é permitida câmera fotográfica, a não ser que você tenha permissão de jornalista. Aí te darão um colete e você poderá andar com seu equipamento a vontade. Lá eles oferecerem o serviço de fotos que ajuda financeiramente a comunidade. As nossas fotos foram tiradas pelo fotógrafo José Frain.

Mergulho -> Mergulhamos com a Aquaworld. Gostei bastante. São organizados, as roupas para alugar são novas e os instrutores muito atenciosos. O Aquaworld é um local de diversão também. Eles oferecem vários esportes aquáticos, como: flowrider (com hora marcada), flyboard, jungle tour (onde você dirige a sua própria lancha), etc… é um local para passar o dia!

XCaret -> Esse parque é muito legal e é passeio para todo o dia. Tem shows típicos, vários animais, flutuação em um rio subterrâneo, restaurantes, zonas arqueológicas e várias outras atrações.

XPLOR -> Parque com muitas atividades aquáticas. Aqui é possível fazer tirolesa passando por várias estações – você voa por quase todo o parque e no final termina na água!!, cadeirinha/tirolesa, caiaque no rio subterrâneo, dirigir um carrinho passando por pontes de madeira, cavernas e riachinhos ou simplesmente relaxar em várias cadeiras espalhadas pelo parque. O restaurante é estilo buffet com comidas para todos os gostos (até para a criançada que prefere hot dog ou hambúrguer. Tem também uma lanchonete aberta o tempo todo com frutas, sucos, vitaminas e lanchinhos. O ingresso dá direito à todas as atrações e comida/bebida (sem álcool).
Aqui vão duas dicas: se quiser levar câmera de fotos, que seja a prova d’água (todas as atividades você irá se molhar!) e que você consiga amarrar em algum local (a tirolesa é bem alta, se a câmera cair, já era!!!). A outra dica é sobre aquelas sapatilhas que usamos quando vamos à praia de cascalho ou pedra… Se você não quiser fazer as atividades descalço, as sapatilhas são ótimas opções, porque como disse antes, todas as atividades você acaba na água e se você usar seu tênis normal… meu amigo… vai ficar ensopado!!! Se não tiver a sapatilha, ela pode ser encontrada na lojinha do parque por U$25.00.
  • kukulCAM
A maioria das fotos foram tiradas por câmeras espalhadas pelo parque. Para quem não levou câmera e/ou quiser aproveitar as atividades, vale a pena pagar o pacote com as fotos.
Cirque du Soleil JOYÀ -> Toda qualidade do Cirque du Soleil agora em um endereço fixo na Riviera Maya. A construção é uma atração em si e fica pertinho do XPLOR. O espetáculo conta a história de um alquimista e sua neta tentando descobrir os segredos da vida. Tudo isso com a história do México como pano de fundo. Realmente tudo muito bonito.
Centro de Playa del Carmen -> Se você pedir ao taxista, ele lhe levará para o melhor ponto. Onde tem lojas, restaurantes e danceterias.
Playa del Carmen
5ª Avenida – Playa del Carmen

Onde comer

Yaxche Maya Cuisine -> ótimo ambiente, ótimo atendimento, ótimos tacos e ótimas margheritas!

a11

Blue Lobster -> Você escolhe na hora a lagosta que quer comer! Ambiente descontraído, ótimo atendimento, ótima comida.
Il Pescatore -> Esse restaurante italiano fica dentro do Gran Caribe Resort Cancun. Ótimo atendimento. A carta de vinhos é um pouco reduzida para um restaurante italiano – ao meu ver, porém, disponibiliza bons vinhos. Os pratos são muito bem feitos.
Maria’s -> também dentro do Gran Caribe Resort Cancun. A especialidade é mexicana. O atendimento é super atencioso. Ótima comida com alguns pratos não mexicanos para os que não gostam da culinária. Bons vinhos são oferecidos na carta de vinhos.

Grande Abraço!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *