Londres e arredores

Londres é uma das cidades grandes mais bonitas que conheci. Em muitos momentos me lembrou Nova York com seus parques que se assemelham ao Central Park, com sua praça e seus letreiros luminosos lembrando a Time Square ou até mesmo com seus teatros! Aliás, justamente por encontrar em Londres muitas coisas de Nova York, que pude assistir ao “Fantasma da Ópera” – espetáculo que infelizmente não consegui ir na minha visita à Big Apple!

 

Catia Miranda
Big Ben
A minha ida a Londres foi totalmente inesperada. De uma hora para outra estava comprando as passagens e fazendo a lista do que eu poderia conhecer em 4 dias! Imagine….. SÓ 4 DIAS!! Mas tudo bem.. Assim como a Escócia, o tempo foi curto, mas curti ao máximo!

 

Não tive escolha quanto ao hotel e por isso não pude optar por ficar em um local mais central ou que fosse mais perto de uma estação de metrô. Olhei isso como um ponto positivo, já que adoro caminhar para conhecer (acredito nisso!!) e assim começou meu tour pela cidade. Caminhando desde o meu hotel, beirando o rio Tâmisa, pude ver várias coisas e tirar muitas fotos!!

 

O que ver e fazer
Caminhar ao lado do Tâmisa entre o Battersea Park e o Big Ben – nesse trecho é possível ver os jardins de Pimlico e Victoria (ambos são uma gracinha e com obras de arte e monumentos), durante o caminho também está o Tate Modern Museum – museu de arte moderna de Londres.
Esse trecho é para pedestres e muito bem sinalizado. O legal também é que você encontra as famosas cabines vermelhas sem ninguém por perto!! Ótimo para fotografar!

 

Casas do Parlamento – Também conhecido como Palácio de Westminster  é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns). É um dos maiores Parlamentos do mundo, constituindo um dos ex-libris de Londres, o que faz dele um dos edifícios mais célebres do planeta.
É possível fazer uma visita.

 

Se você estiver na St Margaret Street, do seu lado direito estará o Parlamento e do outro lado da rua a Abadia de Westminster, famosa mundialmente por ser o local de coroação da monarquia (também pode ser visitada por dentro).

 

Catia Miranda
Casas do Parlamento
Com as Casas do Parlamento a sua direita, caminhando pela St Margaret Street, vire à direita na Bridge Street, logo a frente estará o Big Ben.

 

Catia Miranda
Big Ben
Desde a ponte que fica em frente ao Big Ben é possível avistar a London Eye que fica na margem oposta do Rio Tâmisa. É possível comprar os tickets pela internet através desse link.

 

Catia Miranda
London Eye

Buckingham Palace
e a troca de guarda – O Palácio é a residência oficial da Família Real desde 1837. Imponente e majestoso, é possível visitar algumas alas do palácio, onde são usadas para recepções e eventos oficiais. Em Junho acontece o desfile de carruagens com a Rainha Elizabeth e a família real, na comemoração de seu aniversário, como uma “parada”.
Os horários e dias para visitar o palácio, podem ser encontrados nesse link.

 

A troca de guarda acontece diariamente às 11:30h. Vá com disposição, pois a praça em frente ao Palácio fica lotada e nas grades não há espaço!!
A guarda a pé ou a cavalo, sai de um portão, dá a volta na praça e entra pelo outro portão. Por isso, se quiser ver mais de perto, escolha um portão e fique lá! Consegui a foto abaixo, porque pedi “por favor” a uma turista para tirar somente uma foto e eu já “devolveria” o lugar a ela 😉

 

Picadilly Circus – Não chega a ser a Times Square, mas lembra por causa dos seus letreiros luminosos, ruas com várias lojas famosas, teatros e restaurantes que irradiam da praça.

 

Catia Miranda
Picadilly Circus

Wellington Arch
– é um arco do triunfo situado ao sul do Hyde Park, no centro de Londres. O arco, junto com o Marble Arch, foi projetado em 1825 por Jorge IV para comemorar as vitórias britânicas nas Guerras Napoleônicas.

 

Catia Miranda
Wellington Arch

Hyde Park
– O parque é lindo e com as cores do outono fica mais lindo ainda!!!
Possui restaurantes, cafés, banheiros públicos, um centro de aprendizado sobre natureza e a vida selvagem, passeios em carruagens, pedalinhos e o aluguel de cadeiras reclináveis.
Aqui já aconteceram shows do Rolling Stones, Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers e outros famosos.
Uma fonte foi inaugurada no parque em 2004 em homenagem à falecida princesa Diane.

 

Catia Miranda
Hyde Park
Tower Bridge – é possível subir na ponte e caminhar sobre uma passarela de vidro com o rio Tâmisa abaixo!!!

 

Catia Miranda
Tower Bridge

Torre de Londres
– Dentro das muralhas da Torre de Londres você poderá visitar as Jóias da Coroa, a Torre Branca (com várias armas usadas por vários reis, armaduras, jogos interativos de como usar cada arma e várias outras curiosidades), aposentos reais com simulações entre atores sobre conversas que aconteceram entre reis, passear nas muralhas…. Esse passeio é realmente imperdível!!!

 

tower
Torre Branca
Battersea Park – O parque é show! A beira do Rio Tâmisa, o parque oferece muitas trilhas, campos de futebol, pistas de atletismo e várias outras atrações.

 

Her Majesty’s Theatre – Quem quiser assistir ao “Fantasma da Ópera”, esse é o local! O Her Majesty’s Theatre apresenta o musical desde Setembro de 1986!!!

 

Stonehenge – A 141km de Londres está o mais famoso círculo de pedras do mundo!!! Para chegar até o local é preciso passar por um pequeno museu explicando sua origem. Vale a pena entender um pouquinho.

 

Hampton Court – a quase 23km de Londres está o palácio que foi uma das moradias de Henrique VIII, que comemorou mais de 500 anos de coroação. Além do palácio, seus jardins cortados pelo rio Tâmisa, são uma beleza a parte, parece pintura, mas é real! No palácio é possível visitar também a Capela Real, a cozinha dos Tudors e outros aposentos reais.

 


Onde comer
Strada Restaurant – Ao lado da St Paul’s Cathedral, esse restaurante serve uma boa comida italiana, com várias opções de bebidas. O restaurante fica cheio principalmente por volta de 13:00h. O atendimento foi muito simpático.

 

The Fresh Pizza Co – Ótimo custo x benefício para quem não tem muito tempo entre um passeio e outro e estiver na estação Victoria do metrô. A pizza é crocante, o atendimento, apesar de demorar um pouco, é bom.

 

Assaggetti – Esse restaurante italiano está pertinho do Her Majesty’s Theatre, o que é ótimo para a refeição após o espetáculo. A comida é muito boa e possui uma boa carta de vinho. A equipe é muito cuidadosa no atendimento.

 

Onde ficar
Eu fiquei ao lado do Battery Park no Pestana Chelsea Bridge Hotel London. O hotel é muito bom. O café da manhã tem uma boa variedade. Já o restaurante para as outras refeições é bem normal. Não encanta, mas também não decepciona.
Até a estação Victoria (a mais perto do hotel) leva-se 20 minutos caminhando.

 

Como se locomover em Londres – O valor da corrida nos tão conhecidos táxis londrinhos, apesar de charmosos, é altinha e o trânsito da cidade também não ajuda, aumentando o seu preço.
Depois de uma estudada no mapa do metrô, achei esse o meio de transporte mais conveniente. Você poderá comprar uma passagem avulsa, um passe diário ou um passe que vale por 7 dias. Só para entender… a passagem avulsa custa 4,70 pounds; o passe diário custa 8,40 pounds e você pode usá-lo quantas vezes quiser no dia; o passe de 7 dias custa 31,40 pounds. Com uma conta rapidinha, se você for usar sempre o metrô durante 4 dias (e é possível porque com ele se chega em praticamente todos os lugares), o passe já se pagou (afinal, você pagaria 33,60 pounds se fosse comprar o passe diário).

 

Se quiser entender mais um pouco sobre isso, acesse esse site.
Ah… eu andei bastante a pé para depois começar a usar o metrô, afinal, por debaixo da terra não se conhece nada!! 😉

 

Comprar um chip para celular – Foi em Londres, graças a uma amiga, que comprei um chip para celular pela primeira vez (vergonhoso, mas é verdade!!). Por 20 pounds eu comprei um chip da Lebara com direito a chamadas locais e uso de dados ilimitado por um mês. Foi ótimo, já que estávamos em 4 pessoas e precisávamos nos comunicar para nos encontrar ao final das atividades de cada um. Foi de grande ajuda também na hora de usar mapas online!!!

 

Londres é muito cosmopolita. Nesses 4 dias conversei com italianos, brasileiros, espanhóis e, logicamente, londrinos, mas existiam muitas outras nacionalidades, principalmente asiáticas. Todos foram muito simpáticos e prestativos. Me se senti parte desse mundo chamado Londres!

 

Bye!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *