Évora e Arraiolos

Saímos de Lisboa pela manhã cedinho, paramos em Arraiolos e depois seguimos para Évora.

Arraiolos é uma aldeia pequenina na região do Alentejo. Conhecida pelos seus tapetes bordados a mão, cujo conhecimento é transmitido através de gerações, é um local bem pacato, de casinhas brancas, gente simpática e paragem para os adeptos do cicloturismo.

Évora é uma cidade muito tranquila e deliciosa para se caminhar por suas ruazinhas.  De origem romana e com seu patrimônio histórico e arquitetônico muito bem preservados, Évora é classificada hoje como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

O que fazer em Arraiolos

Castelo de Arraiolos e a Igreja Nossa Senhora do Castelo – Um dos únicos castelos circulares do mundo, essa construção fica em um local mais elevado da aldeia e é possível avistá-lo antes mesmo de entrar em Arraiolos. Vale muito a pena ir até o topo porque de lá se tem uma vista linda das casinhas branquinhas da aldeia.

Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos – Museu bem na praça principal de Arraiolos, possibilita ver logo na entrada, como era a aldeia séculos atrás. Possui também salas com exposições temporárias e logicamente, o processo de confecção de um tapete com suas matérias primas e muitos tapetes expostos.

Lojinhas de tapetes – Quem quiser levar um dos tapetes para casa, em torno da praça você encontrará várias lojinhas.

 

O que fazer em Évora

Templo de origem romana – no largo Conde Vila Flor se encontra essa construção que remonta tempos muito antigos e que durante séculos se pensou ser um templo dedicado à Deusa Diana – deusa da caça.

Templo de origem romana

Pertinho do templo está a Sé de Évora, maior catedral medieval de Portugal, apresenta um interior belíssimo e a única estátua de Maria grávida da qual tenho conhecimento. É possível subir no telhado da Catedral de onde se tem uma vista 360º de Évora e arredores.

Entrada principal
No topo da Catedral

Palácio de Dom Manuel e o Jardim Público de Évora – Conhecido também como Paço Real de S. Francisco é uma mistura de arquiteturas neo manuelina e neo árabe. Um local arborizado ótimo para um passeio ou um café.

Igreja de São Francisco e Capela dos Ossos – Como toda igreja dedicada a São Francisco, a sua simplicidade demonstra sua beleza. Possui um espaço para exposições que, quando fui, estavam expostos presépios de todo o mundo.

Anexa à igreja está a Capela dos Ossos com sua frase bem curiosa na entrada “Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos” e seu interior muito particular revestido por ossos e crânios de diversos tamanhos e formatos. A Capela, para muitos pode ser meio macabra, mas vale a visita por ser um local que talvez você não veja em nenhum outro lugar do mundo.

Praça do Giraldo – Coração pulsante de Évora com cafés, centro de informações turísticas e lojas ao redor. Em uma das pontas está a Igreja de Santo Antão e o famoso chafariz de 8 bicas, as quais representam as 8 ruas que chegam à praça.

Praça Giraldo

Passear pelas ruas de Évora – Ruas pequeninas cheias de lojinhas com os produtos mais típicos de Portugal, como cerâmicas e muitas peças feitas de cortiça, desde roupas e bijous até guarda-chuvas.

Ruas de Évora

Adega Cartuxa – Para mim, um dos pontos altos da visita à cidade. O Alentejo é uma das regiões produtoras de vinho em Portugal e a Cartuxa é super reconhecida. Fizemos um tour interno com uma guia nos explicando a história da Cartuxa e o processo de fabricação do vinho quando ainda era feito nessa construção (hoje a produção acontece em outros locais de Portugal). No final, a tão esperada degustação de azeites e vinhos. Infelizmente o vinho TOP da Cartuxa (Pera Manca tinto) não faz parte da degustação. Após, na loja, é possível degustar outros vinhos e comprar vinhos, azeites e presuntos (que aliás são ótimos também).

É necessário reservar a visita guiada.

Onde comer em Évora

Restaurante Martinho da Arcada – Boa comida com um preço razoável. Mesinhas na rua ou dentro do restaurante. O Bacalhau é gostoso. Nada excepcional, mas vale para uma boa refeição.

 

Évora e Arraiolos podem ser feitos por conta própria em um bate e volta desde Lisboa. Porém, preferi fechar um tour com a Celina Tours. Agradeço imensamente aos guias Paulo Mendes e Paulo Matias que nos deram muitas informações históricas e foram super solícitos durante todo o passeio (Foi o que fizemos em 2017).

 

Voltei à Évora em 2018 e dessa vez me hospedei no L’AND Vineyards. É hotel vinícola a 30km de Évora. As suítes são enormes com decoração minimalista e clean, valorizando o uso de materiais que se unem ao ambiente como cimento em todo o pavimento do quarto. Cama muito confortável e wifi muito bom. A arquitetura do prédio principal é moderna e geométrica. O atendimento de todos que trabalham no hotel é impecável. Café da manhã com tudo o que é necessário. Ficar nesse hotel é uma experiência para o corpo, mente e espírito, pois oferece um restaurante premiado, tratamentos corporais a base de vinho e aulas particulares de yoga.

 

 

Até logo!!!!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *