Lisboa

Agradeço imensamente à minha irmã por ter me proposto presentearmos nossa mãe com essa viagem onde o objetivo principal era conhecer a cidade de Fátima. Me explico…

… visitar Portugal estava na minha lista de “lugares para se conhecer antes de morrer”, mas confesso que não era um dos primeiros países. Muitas pessoas me falavam muito bem do país, mas as viagens para a Europa nunca incluiam a terra dos nossos patrícios. Sempre havia um outro país, a princípio mais interessante. Até que um dia, minha irmã me liga e fala: “estive pensando em dar uma viagem de presente para nossa mãe. O que você acha de Portugal? Ela sempre quis conhecer Fátima…”. Eu já estava com essa ideia mas não havia verbalizado ainda. Como acredito que nada seja por acaso, topei na hora.

Comecei a montar o roteiro. Seriam 9 dias no país. Para facilitar nossa locomoção e fazer tudo com calma, resolvi que Lisboa seria nossa base. De lá faríamos bate e volta nas seguintes cidades: Évora, Sintra, Óbidos, Fátima e Cascais. Nesse post falarei somente de Lisboa. As demais cidades terão posts separados.

Eu no Elétrico 28

Para nós brasileiros, Portugal não é somente mais um país da Europa. Portugal é a terra daqueles que nos colonizaram. Para mim, petropolitana (aquela que nasceu na cidade de Petrópolis – cidade de Pedro) ainda é mais especial. Minha cidade de nascimento foi durante muito anos, cidade de veraneio da Corte Portuguesa. Eu pude conhecer através dos monumentos históricos em Petrópolis, muito da história do Império Português antes mesmo de conhecer Portugal. E foi muito legal me deparar com várias coisas das quais eu havia tido contato, ao vivo e a cores!

Como se locomover

Lisboa é bem coberta por uma rede de transporte público. Trens (comboios), metrô, bondes e ônibus, cobrem muito bem Lisboa e outras cidades. Eu preferi, para me locomover pela cidade, o transporte público. Fui do aeroporto de Lisboa até a praça Martim Moniz (local que me hospedei), em 30 minutos de metrô pagando somente 1,45 euros. Em qualquer estação de metrô, você encontra uma máquina onde é possível comprar um cartão recarregável que poderá ser utilizado em todos os meios de transporte público (inclusive para os comboios que vão para as cidades mais próximas como Sintra e Cascais).

Para maiores informações sobre mapa de cobertura, bilhete recarregável e planejamento de percurso, consulte o site Metropolitano de Lisboa.E quando estiver lá, o google ajuda muito!!! 😉

Muitos lugares são alcançados a pé também! Se você gosta de caminhar como eu, coloque um sapato confortável e vá explorar a cidade! Me senti muito segura em todos os lugares por onde andei.

Logicamente, para quem preferir, o UBER e táxis também funcionam muito bem em Lisboa.

 

O que eu fiz

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa. Perder-se por suas ruazinhas cheias de casas de fado é uma volta no tempo. O Elétrico 28 passa por lá também, mas se puder e quiser, passeie a pé por lá!

Uma das ruas de Alfama

 

 

Elétrico 28 – o bondinho mais famoso de Lisboa sai da Praça Martim Moniz e percorre vários bairros altos e monumentos de Lisboa terminando no bairro dos Prazeres. Para nós turistas, pegá-lo é um passeio, mas ele, assim como outros bondinhos, é um meio de transporte muito utilizado pelos lisboetas. O ideal é começar o passeio cedo – por volta das 9:00am. Após isso, forma-se uma fila imensa e você pode esperar até 1 hora para embarcar.

 

Mercado da Ribeira – Tem lugar melhor para conhecer a cultura de uma cidade do que no seu mercado? Eu acho que não!!! O Mercado da Ribeira é um local onde se pode comprar tudo fresco e levar para casa; um local para comprar flores, artesanato, perfumaria; ter aula de culinária; comer e beber! Uma parte separada contém os restaurantes. Escolha um e sente-se nas mesas coletivas do espaço.

Parte dos restaurantes no Mercado da Ribeira

Miradouros – Lisboa é cheia dos miradouros (mirantes para os brasileiros) de onde se pode apreciar vários ângulos de Lisboa, a qualquer hora do dia ou nos lindos pores do sol dessa cidade fantástica. Os Miradouros Nossa Senhora do Monte e o de São Pedro de Alcântara foram os indicados por um lisboeta, sendo que o primeiro era o seu preferido. Assim sendo, meu primeiro dia em Lisboa terminou apreciando a cidade e o lindo por do sol desde o Miradouro Nossa Senhora do Monte.

 

Museu Arqueológico do Carmo – Aqui funciona a sede da associação dos arqueólogos portugueses e um museu. Não entrei no museu, mas pelo que pesquisei, seu acervo é riquíssimo e suas ruínas internas, belíssimas.

 

Elevador Santa Justa – também conhecido como elevador do Carmo, liga a Rua do Carmo ao Largo do Carmo. Do seu topo é possível ter uma vista linda da Praça do Comércio, Rio Tejo, Catedral da Sé e mais um montão de lugares turísticos e históricos de Lisboa. Não subi nem desci por ele. Estava passeando perdida pelas ruas e dei de cara com o museu arqueológico do Carmo – que aliás, em frente tem a Praça do Carmo com um barzinho e mesas ao ar livre que convida para uma bebida e um petisco – ao lado é a saída do elevador Santa Justa. Para subir no topo, paga-se 1,50 euros. Quem paga para subir de elevador, a subida no topo já está incluída.

Vista de Lisboa desde o topo do Elevador Santa Justa

Praça da Figueira – Nos anos 50 foi demolido o mercado coberto que aqui existia desde 1885. Hoje é onde está a estação Rossio de metrô e de comboios (o trem para Sintra parte dessa estação).

Estátua de João I

Praça do Comércio – conhecida também como Terreiro do Paço é uma das maiores praças da Europa. Ao entorno da praça estão alguns departamentos do governo, lojas, restaurantes, centro de informações turísticas e o Arco Triunfal da Rua Augusta – entrada para a Baixa. Oposto ao Arco está o Rio Tejo. A beira do rio, pessoas descansam em suas escadas e artistas fazem suas esculturas.

Castelo de São Jorge – Uma das vistas mais bonitas de Lisboa e do Rio Tejo. O local é bem grande e é possível ver Lisboa de vários ângulos. Passear pela muralha do castelo é programa imperdível. As escadas são apertadinhas para subir nos pontos mais altos, mas nada como tomar um pouquinho de cuidado. Ir ao Castelo é programa para umas 3 horas se quiser curtir com calma. Se bater uma fominha, tem um café entre as árvores com direito à visita de pavões. Só não tem muitas mesas!

 

 

Sé de Lisboa ou Igreja de Santa Maria Maior – Imponente e programa importante para quem gosta de história e arquitetura. A catedral começou a ser erguida em 1147 em estilo românico, mas devido às várias épocas da história, terremoto e a própria restauração, que tinha como objetivo trazer um pouco do estilo medieval original, a Sé tem uma mistura de estilos.

Sé de Lisboa

Belém – Belém merece umas 4 horas de passeio no mínimo, ou o dia inteiro se quiser curtir o jardim botânico, assistir o cair da tarde às margens do Rio Tejo ou descansar nos jardins da Torre de Belém. Para chegar lá, você pode pegar o bondinho 15 que sai da Praça do Comércio ou o comboio sentido Cascais que sai do Cais do Sodré. Tem a opção de alugar uma bike pertinho da Praça do Comércio e ir pedalando 😉

Uma vez em Belém, os pontos mais conhecidos são:

Mosteiro dos Jerónimos – Declarado “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela UNESCO em 1983, o Mosteiro é um ícone arquitetural. Fecha às segundas-feiras.

Torre de Belém – A Torre de Belém já fez parte do plano defensivo da barra do Rio Tejo, já foi registro aduaneiro, posto de sinalização, farol e serviu como masmorra para presos políticos. Desde 1983 é considerada como Patrimônio Cultural pela UNESCO. Fecha às segundas-feiras.

Padrão dos Descobrimentos – Monumento construído em homenagem ao Infante D. Henrique e seus seguidores em 1940. Remodelado em 1960, inclusive utilizando-se de outros materiais mais resistentes, sob o contexto dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique.

Jardins do Império – Em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, esse jardim que antes era uma praia (praia do Restelo) foi construído em 1940 por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português.

Pastéis de Belém – Não vá embora de Belém sem antes experimentar os famosos pastéis de nata desta doceria. A fila que se forma do lado de fora assusta, mas é só para quem quer levar os pastéis. Para quem quiser sentar e apreciá-los, o espaço interno é grande e sempre tem uma mesinha vaga.

 

Onde comer

Pastéis de Belém – descrito acima, o pastel de nata é só um dos quitutes da doceria. Lá tem pratos salgados também e bebidas. Local para comer algo leve tanto no almoço quanto na hora do lanche.

O Prego da Peixaria – Dentro do Mercado da Ribeira, esse restaurante serve sanduíches. Comi um de salmão que estava delicioso!

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau – O diferente aqui é o pastel de bacalhau recheado com queijo de ovelha. Uma delícia! Tem também o chopp Sagres para acompanhar. A decoração do lugar é bem típica. Um delícia para um lanchinho!

Salão principal

Manteigaria – Também dentro do Mercado da Ribeira, aqui se come os pastéis de nata e bebe-se um bom cafezinho.

Restaurante Alma – Estrela Michelin o restaurante é maravilhoso. Uma experiência de sabores, texturas e combinações. Atendimento impecável. É quase impossível chegar sem reserva e conseguir mesa!

Bistrô 100 maneiras – Tudo foi excelente! O serviço foi excelente. Reparei no processo de servir, de preparar e refazer as mesas e achei tudo muito sincronizado. Carta de vinhos dividida por características dos vinhos e o menu super criativo. A comida estava sensacional! O melhor polvo que experimentei nas minhas andanças. Importante reservar.

 

Onde ficar

Aluguei um apartamento através do Booking. Porém, esse apartamento é administrado pela Sweet Inn, uma administradora responsável por vários apartamentos em algumas cidades. Ótimo apartamento de 45m2 em frente à praça Martim Moniz, ou seja, menos de 2 minutos a pé da estação do metrô, 5 minutos a pé do ponto de partida do Elétrico 28, 15 minutos a pé da Praça do Comércio e do Miradouro Nossa Senhora do Monte, mercado ao lado e várias lojas úteis no entorno. Achei a localização excelente!

Quando voltei pela segunda vez fiquei no Portugal Boutique Hotel. Atendimento muito bom, quarto e banheiros espaçosos (4o andar). Ótima localização pertinho do Castelo de São Jorge, Praça do Comércio e de duas estações do Metrô. O restaurante japonês do hotel é bem gostoso. Café da manhã com boas opções. Para quem quiser alugar carro, tem uma AVIS bem na Praça Martim Moniz (atrás do Hotel).

 

Lisboa me surpreendeu positivamente. Com certeza entrou na minha lista de lugares que tenho que visitar mais de uma vez na vida 😉

 

Até logo!!!!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *