Creta

Creta…
Como eu havia escrito no post sobre Atenas, o meu sonho de conhecer a Grécia vem de alguns anos atrás ainda na época do colégio. Mas disse também, que o filme “Imensidão Azul” (título original “Le Grand Bleu”), tinha sido um grande motivo para que eu quisesse conhecer Creta.
Mas Creta não estava no filme!!! Pois é.. não sei porque cargas d’água, achei que estivesse.
Para quem não viu o filme, a história se trata de dois amigos de infância que competem em um campeonato de apnéia. A primeira parte do filme, quando ainda eram crianças, se passa na Grécia, porém, em uma ilha chamada Amorgos – e não em Creta!

Durante o filme, outros países são utilizados nas locações, mas o que mais me marcou foi a Grécia. Aquele mar azul, aquelas casinhas branquinhas, uma liberdade no coração e na alma… Eu dizia: “Um dia eu tenho que mergulhar lá!” e esse dia chegou…

Mas vamos por ordem cronológica…
Deixei Santorini de barco. Uma hora e meia separam a ilha de Santorini do porto de Heraklion em Creta.

 

Catia Miranda
Hora da despedida de Santorini

Na primeira versão do meu planejamento, iria ficar 2 dias em Heraklion e 2 dias em Chania. A primeira cidade por ser a capital de Creta e muito perto de Cnossos (sítio arqueológico do lendário Minotauro) e Chania, pela beleza e pela proximidade das lindas praias com suas águas mais do que transparentes.
Bom, os planos mudaram. Creta é grande! São 8.336 km²!

De Heraklion à Chania são aproximadamente 2 horas de carro, isso sem errar o caminho, furar pneu e outras coisinhas… Não … não aconteceu nada disso, mesmo porque, não fui para Chania. Além disso, para o próximo destino da viagem eu iria sair do aeroporto de Heraklion e tudo iria ficar muito corrido se eu quisesse ainda mergulhar e, tirar o mergulho do roteiro, não fazia parte das opções.

Então, foram 2 dias em Heraklion e 2 dias em Elounda.

O que fazer em Heraklion

Passear pela Rua 25 de Agosto (ou 25th Avgoustou)
Rua de pedestres, cheia de lojinhas, restaurantes e museus. Lá você encontrará:

Igreja de Saint Titos – Igreja Ortodoxa construída pelo imperador Bizantino com o propósito de fortalecer a fé dos cristãos que havia sido enfraquecida pelos árabes (Creta viveu sob o domínio de vários povos ao longo de sua história. Um desses povos foi o árabe).

 

Catia Miranda
Igreja de St Titos


Fonte “Morosini” – tida como uma grande obra de caráter técnico e estético, a fonte “Morosini” ou “dos Leões” foi inaugurada em 1628.
Ao seu redor você encontrará vários restaurantes, sorveterias e lojas.

 

Catia Miranda
Fonte Morosini

La Loggia – esse edifício reconstruído 3 vezes foi local de encontro de nobres, governantes e senhores feudais onde eram tomadas decisões de cunho comercial e econômico. “La Loggia” era o centro administrativo e social de Heraklion. De suas varandas eram proclamados decretos e o Duque costumava observar desfiles e procissões.
A construção que vemos hoje possui um prédio em anexo onde estão armazenadas armas.

 

Catia Miranda
La Loggia

Seguindo pela Rua 25 de Agosto em direção oposta ao mar, você encontrará o mercado. Também uma rua de pedestres, porém, bem estreita com muito artesanato e produtos típicos.

 

Catia Miranda
Mercado

Castello a Mare – também conhecido como Forte Veneziano foi construído na terceira década do século XVI e servia para proteger a cidade de invasores.

 

Catia Miranda
Castello a Mare

Museu Histórico de Creta – Fundado em 1953 sua coleção permanente mostra a arte e a história de Creta desde o século III d.C. até a 2ª Guerra Mundial. O museu é muito bem organizado cronologicamente. Vale a visita.

 


Igreja de San Peter – A Igreja de São Pedro e São Paulo foi construída durante os primeiros anos do domínio veneziano e serviu como principal templo do mosteiro da ordem dominicana.

 

Catia Miranda
Igreja de San Peter

Jesus Bastion – A muralha veneziana que cercava a cidade de Heraklion possuía sete bastiões. Um deles se chama Jesus (Iisous). Este é o mais preservado.

 

Catia Miranda
Jesus Bastion

Palácio de Knossos – Do centro de Heraklion são somente 5 km até lá.
É um importante sítio arqueológico da idade do bronze e provável centro cerimonial e cultural da civilização minóica.
Knossos era o maior e mais sofisticado dos palácios de Creta. Com mais de mil quartos e um elaborado sistema de drenagem, possuia vasos sanitários com descarga e ruas pavimentadas. Conta a lenda que Cnossos teria um labirinto subterrâneo onde o Minotauro vivia.

 

 

O que fazer fora de Heraklion

Conhecer Elounda – A cidade é pequenina. Mas super bonitinha. De Heraklion até lá é 1 hora e 15 minutos de carro, mais ou menos. A estrada é super tranquila e o caminho entre Agios Nikolaos até Elounda é lindo!

 

Catia Miranda
Estrada Agios Nikolaos Elounda

Spinalonga – Ilha pertinho de Elounda que foi utilizada por leprosos em quarentena vindos de toda Creta. Hoje recebe vários turistas para visitar suas ruínas. Saem barcos com destino à Spinalonga desde Elounda, Plaka e Agios Nikolaos.

 

Catia Miranda
Spinalonga

Passear em Agios Nikolaos – Fiquei só umas 2 horas lá. Tempo suficiente para sentar em uma mesinha de um dos vários bares que ficam em volta da península e tomar uma cervejinha bem gelada. Talvez, umas horinhas a mais dariam para conhecer o famoso lago Voulisméni que fica no centro da cidade e comentado tanto pelos guias turísticos.

 

Mergulhar em Elounda – Não mergulhei em muuuiiitttooosss lugares. Mas já mergulhei em águas bem claras, locais com corais e locais com vida marinha muito rica. Mas o mar azul de Creta é incomparável! Foram 30 metros de profundidade e eu conseguia olhar mais um montão de metros para os lados e ter uma visibilidade incrível! A minha vontade era de ficar o tempo todo do mergulho parada, observando aquela imensidão azul! Meu sonho havia se realizado!Mergulhei com a empresa Creta’s Happy divers. A saída é do Hotel Blue Palace em Elounda. Dependendo do ponto do mergulho é possível avistar restos de aviões da segunda guerra.

 

Onde ficar em Heraklion

Lato Boutique Hotel – Escolhi ficar aqui por dois motivos: perto dos principais pontos turísticos e do porto. Como ficaria somente 2 dias na cidade, a facilidade de deslocamento era um ponto principal. Além disso, a pontuação e os comentários no Booking eram bons.
Além de toda a equipe ter sido muito atenciosa, o que me ganhou de vez foi a moça da recepção ter deixado o café da manhã preparado antes do horário já que eu teria que sair antes do horário do café.
O restaurante do terraço é outro atrativo.

 

Catia Miranda
Restaurante onde é servido o café da manhã

Onde ficar em Elounda

Blue Palace – O hotel é muito bom. Com vários tipos de habitação, algumas com vista parcial outras com vista total para o mar. Várias atividades aquáticas, kids club, spa, 5 restaurantes e mais alguns bares na praia e na sede do hotel.
Todos os funcionários são super atenciosos e prestativos.
Tem um elevador que liga a praia, o spa, alguns níveis do complexo e a recepção do hotel.
O hotel é bom tanto para famílias quanto para grupos e casais em lua de mel.

 

 

Onde comer em Heraklion

Herbs’ Garden Restaurant – Equipe muito atenciosa, comida muito boa e um preço justo. Algumas mesas tem vista para o Forte Veneziano. O restaurante é bem procurado (no tripadvisor ele é o 10º entre 204 restaurantes) e as mesas com vista também. É recomendável reservar e peça uma mesa especial.

 

Catia Miranda
Vista do restaurante

Mare Cafe Bar & Food – Em frente ao Museu Histórico de Creta. Tem uma vista bem bonita do mar de Heraklion e uma comida boa (nada excepcional, mas boa). Preço bom.

 

Catia Miranda
Mare Cafe Bar & Food

Terzakis – ou Ouzeri Tou Terzaki. É um restaurante de especialidade grega, mediterrânea e frutos do mar, localizado em uma rua pequena de pedestre, pertinho da Rua 25 de Agosto. O atendimento é informal mas te deixa muito a vontade. Várias mesinhas do lado de fora. A comida, dependendo do prato, dá para dividir.

Onde comer em Elounda

Por pura comodidade e logicamente a qualidade dos restaurantes, comi em dois dos cinco restaurantes do Hotel Blue Palace. Foram:
Blue door – restaurante grego de frente para o mar. Comida muito boa. Atendimento cordial e simpático. Aberto também a não hóspedes. Reservas somente para o jantar, para o almoço não é necessário.
Se o sol estiver forte, indico chegar após às 03:00 pm, assim terão mais mesas à sombra!

 

Catia Miranda
Restaurante Blue door

Asia Blue – restaurante asiático com mesas ao ar livre. Não fica na beira da praia, mas tem uma vista lindíssima! A comida é muito boa! Possui uma boa carta de vinhos também! Bom reservar.

E assim terminaram meus dias na Grécia. Voltaria muitas vezes para conhecer Chania em Creta, outras ilhas pequenas das Cíclades e também Rhodes. Quem sabe???PS: existem algumas empresas que fazem os translados marítimos entre as ilhas. Eu comprei na Hellenic Seaways pela internet. No dia do embarque cheguei um pouco antes para trocar o voucher pelos bilhetes.

Adío!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *