Arezzo

Arezzo foi uma agradável surpresa… Quando coloquei Arezzo no roteiro já havia lido sobre sua origem etrusca e passeado virtualmente por suas ruas, mas estar ali em carne e osso foi uma delícia.

 

Um pouquinho de sua história…
Um lugar calmo cheio de memórias em cada esquina e que oferece boa comida e boa vida.
Arezzo faz parte da região da Toscana, possui cerca de 92.000 habitantes e é a capital da província de mesmo nome.
Seu passado glorioso é evidenciado pela arquitetura com influência romana, gótica e renascentista.
Apesar das intervenções sofridas ao longo do tempo, graças a sua localização, foi capaz de manter as características ambientais e arquitetônicas do seu núcleo mais antigo localizado na parte alta da cidade, mantendo inalterada sua estrutura dentro de uma muralha do século XIII.

 

Arezzo
Muralha – uma das entradas da Arezzo antiga

Conhecida também pela ourivesaria, Arezzo entrou para o círculo cinematográfico quando ali foi filmado o filme “A Vida é Bela” de Roberto Benigni.
Cheguei em Arezzo de carro. Havía alugado quando saí de Bologna. Como o seu centro histórico possui tráfego limitado é importante avisar ao administrador da sua pousada ou hotel, sobre a hora de sua chegada. Assim, eles poderão informar ao órgão responsável e você não receberá aquela multa chatinha que mais cedo ou mais tarde chegará (experiência própria que passei a 2 anos atrás).

 

Onde ficar

La Corte del Re – Escolhi essa pousada pela sua localização, serviços e características arquitetônicas. Afinal, ficar em cidades medievais pede uma hospedagem que lhe remeta à época – pelo menos para mim! Não me arrependi em nada. A pousada fica em frente a Piazza Grande. Com vista e tudo! Imagino o quanto essa pousada não deva ser disputada durante a Giostra del Saracino. O café da manhã é servido no quarto – apesar da simpatia da moça que lhe serve o café, o mesmo não foi muito farto (café, suco, iogurte, leite e croissant), mas o suficiente. Toda a equipe da pousada é muito prestativa e simpática.

 

IMPORTANTE – depois de descarregar o carro, você deve buscar um estacionamento. Muitos são pagos. Porém, perto do Park Pietri (que é pago), é possível estacionar na rua. Desde esse estacionamento é possível alcançar as escadas rolantes que levam até ao lado do Duomo. Do Duomo até a pousada são 5 minutos a pé.

 

O que fazer

Basilica di San Francesco – Abre das 9h às 18h. A construção foi iniciada no final do século XIII. Possui em seu teto uma das grandes obras do artista italiano Piero della Francesca, Storie della Croce, pintado entre 1452 e 1456, relatando em 10 episódios a história da morte de Cristo na cruz.

 

Arezzo
Basilica de San Francesco

Chiesa de San Domenico – Fundada em 1275 possui uma arquitetura gótica. Sua maior atração é “Il Crocifisso di Cimabue” no altar principal.

 

Piazza Grande – Também conhecida como Piazza Vasari, é o local de um famoso mercado de antigüidades. Formada por interessantes construções, incluindo palácios do período medieval e o Palazzo della Fraternità dei Laci, de 1375, iniciado no estilo gótico e finalizado após a Renascença.
Aqui acontece também, sempre nos meses de Junho e Setembro, a “Giostra del Saracino“, um jogo onde seus cavaleiros tentam acertar um boneco com suas lanças.

 

Arezzo
Piazza Grande


Duomo
– A catedral fica no topo da montanha, na Via Ricasoli. Foi iniciada no século 13. O interior da igreja contém vários trabalhos importantes, como a pintura de Pietro della Francesca “Maria Madalena”. A Capella de la Madonna del Conforto impressiona bastante.

 

Arezzo
Duomo

Fortezza Medicea – Localiza-se dentro do parque público “Il Prato”. Na época de minha visita não pude entrar na fortaleza. O parque é o ambiente ideal para descansar e fazer piqueniques.

 

Arezzo
Duomo visto do parque “Il Prato”

Anfiteatro Romano – O anfiteatro está localizado na parte sul da “cidade murada” e é considerado o mais importante monumento romano de Arezzo. Foi construído na primeira metade do século II, provavelmente na época do imperador Adriano e restaurado várias vezes após a Segunda Guerra Mundial. O monumento foi saqueado ao longo dos séculos, especialmente quando – no século XVI suas pedras foram usadas para construir o Mosteiro de St. Bernardo. Após a separação das pedras, o anfiteatro permanece parcialmente enterrado. Entre as ruínas ainda é visível parte das arquibancadas.

 

Arezzo
Anfiteatro Romano

Chiesa S.S.Annunziata – igreja renascentista construída sobre um edifício do século XIV.

 

Arezzo
Chiesa S.S.Annunziata

Corso Itália – Uma das principais ruas de Arezzo está cheia de lojas de roupas e jóias, além de estabelecimentos com produtos típicos locais da toscana (salames, presuntos…).

 

Onde comer
Miseria e Nobiltà – Pertinho do hotel que fiquei. Não fica nas ruas principais e por isso não fica cheio de turistas. Foi uma descoberta muito agradável. Um dos donos, Alessandro, foi super gentil e paciente nos explicando os pratos e em português!!

 

Arezzo

Osteria dei Mercanti
– Fora também do circuito turístico é uma ótima pedida. O atendimento não é “perfeito” mas a comida é ótima e foi aqui que provei o meu primeiro vinho da Sicília!! Recomendadíssimo! Leve e frutado! Ótimo para um almoço em dia quente!

 

Arezzo
Primeiro salão

Trattoria il Saraceno – Foi outra surpresa. Sempre quando vou às cidades, tento procurar locais para comer fora das ruas principais. Essa trattoria não era tão longe assim. É uma das transversais da Corso Itália. Mas já estava tarde para o local (dez horas da noite!!) e mesmo assim fui muito bem atendida. Com direito a lista de produtores de Brunello de Montalcino escrita pelo próprio atendente com a maior boa vontade!

 

Arezzo

Ci vediamo al prossimo post!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *