Zagreb

Comecei minha experiência na Croácia por Zagreb, a capital do país. Como estava na Itália, especificamente na Ligúria, achei que a melhor forma seria ir até Milão e de lá pegar um voo para Zagreb. E assim o fiz. Se você estiver na mesma situação, verifique direitinho as datas dos hotéis, pois os voos entre as duas cidades não são diários.

Começar por Zagreb foi uma decisão pela facilidade no deslocamento. A ideia era descer até Dubrovnik percorrendo e dormindo em algumas cidades. E de lá pegar um voo para Portugal. O itinerário completo contarei em outro post.  Acredito que foi a melhor escolha em termos de ir melhorando a experiência, pois terminar no sul do país foi um fechamento com chave de ouro!!!

 

Praça Principal de Zagreb

 

Zagreb é dividida em cidade baixa e cidade alta. A baixa é mais recente e onde se concentra a maior parte dos museus e praças.  Já a cidade alta é muito pitoresca, com edifícios históricos, bares e uma visão linda da cidade baixa.

A capital pode não ter o charme das praias da Croácia, mas tem o encanto das cidades européias, ótima gastronomia, gente simpática, muita cultura e cheia de vida em suas praças com shows ao vivo.

 

O que fazer

 

Praça Principal – Quando estive por lá, a copa do mundo (2018) começaria em poucos dias. Nenhum croata acreditava que o país chegaria tão longe no mundial e essa praça foi palco da empolgação do povo que acompanhava os jogos através do telão montado ali!

A praça meio que divide a parte baixa da parte alta. Você poderá subir de funicular se desejar e o mesmo se encontra nessa praça. Mas se gosta de andar, os pontos turísticos estão próximos um dos outros e é possível fazer tudo a pé!

 

Catedral de São Estevão – A pequena e simples igreja que deu origem a catedral atual foi construída quase no final do século XI, passou por dois incêndios, invasões de outros povos, terremoto e modificações em seu layout. A arquitetura da grande catedral que hoje pode ser visitada na capital, data do início do século XX.

 

 

Mercado Dolac – Já adentrando a parte alta da cidade, está o Mercado Dolac. Seria o mercadão das cidades. Cheio de barracas com produtos típicos, o local é limpo e muito bem organizado. Quando estive lá, havia uma feira subindo uma escada lateral externa, também com várias barracas e bares ao redor.

 

 

Torre Lotrscak – Para quem gosta de ver a cidade dos pontos mais altos, a Torre Lotrscak é uma boa pedida. Fica ao lado do funicular e de um local com mesas e um pátio para apreciar a vista.

 

Torre Lotrscak

 

Rua Tkalčićeva – Rua de pedestres na parte baixa da cidade, cheia de bares, lojas, pubs… é uma rua para passear e curtir o astral de Zagreb.

 

Museu Nikola Tesla – Desde 1954, o museu tem o objetivo de mostrar ciência e tecnologia a quem se interessar. Possui vários departamentos para entreter adultos e crianças como por exemplo “transformação de energia”, “aeronaves e suas partes”, “transportes”, “geologia”, “espaço”, “química”, “demonstração do laboratório de Nikola Tesla”…

O museu está aberto de Terça-feira à Sexta-feira das 9:00 às 17:00 e Sábado e Domingo das 9:00 às 13:00. É possível visitar o museu todo sozinho, porém, para ver a explicação do laboratório de Tesla, com direito à demonstração das experiências do físico, somente no horário das visitas guiadas.. Anota aí: durante a semana às 15:30 e final de semana às 11:30.

 

 

Parques e praças – Zagreb é viva! Em seus parques você verá pais brincando com filhos, famílias com seus animais de estimação, pessoas descansando nos gramados… Em suas praças, show ao vivo e dependendo da época, barracas com comida e bebida local.

 

 

Igreja de São Marco – A arquitetura é linda e super diferente. Fica em uma praça de mesmo nome.

 

Igreja de São Marco

 

Onde comer

 

Tekenoko – Restaurante japonês perto do Teatro Nacional da Croácia. Um ambiente delicioso com decoração clean e música ambiente. O atendimento é muito bom.

Agava – Localizado na rua de pedestre “Tkalčićeva”, o restaurante tem 4 níveis, onde 3 são ao ar livre e o último é um ambiente interno. A comida é uma delícia e o atendimento foi nota 10.

 

Onde ficar

 

Esplanade Zagreb Hotel – Atendimento sensacional no check in, concierge atencioso e muito educado. O café da manhã é muito farto. O bar tem várias bebidas de qualidade. A academia conta com aparelhos novos para quem não deixa de se exercitar até nas férias!

 

Doviđenja!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *