Milão

Milão, capital italiana da moda! Maior rival de Paris nesse campo de atuação! Andar por essa cidade é “babar” em lojas como: Fiorucci, Gucci, Armani, Versace, Valentino…. ufa!!! Tudo concentrado no Quadrilatero d’Oro – porque será de ouro?? 😛

 
Já fui a Milão algumas vezes e nunca fiquei mais do que 2 dias. Pois é! Somente isso! Se eu me arrependi? Não! Mas me explico… os pontos turísticos estão bem concentrados, em um dia se vê tudo. O outro ponto que me fez não querer ficar mais tempo em Milão, foi o fato de ser uma cidade grande, não tão grande quanto São Paulo, mas depois de passar por cidades de sonho principalmente na Toscana, Milão seria muito cosmopolita!
 
Veja bem, é o meu gosto! Designers de moda, de móveis e pessoas que gostam de mais agito, vão amar Milão!
 
 
 
O que fazer
 

Santa Maria Delle Grazie – com dois meses de antecedência comprei o ingresso para poder ver a tão famosa “Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Fiquei arrepiada com a riqueza de detalhes e o conhecimento das técnicas utilizadas pelo pintor.
O ingresso comprei no site da WeekendinITALY.

A igreja é um ponto turístico importantíssimo de Milão por dois motivos: foi sede do Tribunal da Inquisição de 1558 a 1782 e é no refeitório do convento que está a pintura original da “Última Ceia” de Leonardo da Vinci.

Milano
Santa Maria Delle Grazie
 

San Siro – o estádio do Milan é bem legal. O tour dá direito a entrada ao museu com a história do clube e visitar os vestiários, sala de impressa, o campo e mais alguns ambientes do clube. Não vi necessidade de agendar com antecedência. O importante é olhar no site do San Siro a agenda dos jogos. Em dia  de jogo o horário do tour é limitado.

Milano
San Siro
 
 
Parque Sempione – Esse parque é imenso. Tem várias trilhas para caminhar e andar de bike. Jardins para sentar, namorar, descansar… Enfim, local para curtir ou dar uma paradinha depois de bater perna nas atrações. Fica pertinho do Castello Sforzesco.
 
 

Castello Sforzesco – para quem gosta de história e cultura, o Castelo dos Sforza é um prato cheio. O Castelo foi construído por vontade da família Sforza, a qual teve uma ligação muito forte com a igreja durante muito tempo e também reconhecida por acolher sob seu teto, ninguém menos que Leonardo da Vinci.
Passear pelo museu é incrível. Porém, mais incrível será, se antes da visita você tiver curiosidade de ler sobre a família Sforza, seu passeio se tornará uma redescoberta!!

Via Orefici

Saindo do Castello Sforzesco em direção ao Duomo, você passará pela Via Orefici. Rua cheia de restaurantes, lojas e arte.

Duomo – a catedral de Milão é uma das maiores igrejas góticas já construídas. Realmente sua construção encanta. Infelizmente só a pude ver por fora. No dia que estive em Milão, estava acontecendo a posse do novo arcebispo e a praça diante da catedral estava toda cercada. É possível também passear no telhado da Catedral.

Galleria Vittorio Emanuele – Este shopping é lindo de se ver. Seu teto é feito em ferro fundido e vidro. No meio do shopping tem um abóboda feita também em vidro que dá um efeito todo especial ao local. Além de passear para ver a sua arquitetura, ali você encontrará bons restaurantes, fast food e lojas, cujos produtos (acessórios e roupas) não podem ser pagos por “simples” mortais assalariados. As lojinhas??? Prada, Massimo Dutti, Gucci, Louis Vuitton… Nada demais 😛

Milano
Entrada da Galleria Vittorio Emanuele

Onde ficar


Esco Hotel Milano
– O Esco Hotel Milano fica no 1o andar de um edifício em uma rua bem tranquila em frente à estação central de Milão. A localização é excelente pela facilidade de transporte público, trens para outras cidades e táxis. Os quartos são espaçosos e sempre muito bem limpos. A equipe é atenciosa sem ser intrusiva. O café da manhã tem o essencial com tudo muito bem feito.

Hotel Nasco – O staff muito simpático e café da manhã bem variado. Fiquei na suite “superior”. A decoração bem clean, porém, muito apertada. O banheiro tinha um bom tamanho. O hotel é um pouquinho afastado do centro, porém, tem uma parada de tram (tipo um bondinho) que leva 20 minutos para chegar ao Castello Sforzesco.

Outra coisa não tão boa, mas aceitável, era o wireless gratuito somente no saguão do hotel.

Airbnb – estive no BKNY House com mais 3 pessoas. Era um apartamento inteiro com quarto (1 cama de casal e uma de solteiro), sala (sofá cama duplo), mesa, tv, todos os utensílios domésticos e banheiro. O apartamento é bem decoradinho e confortável. O anfitrião foi muito pontual no check in e no check out. Fica um pouco longe do centro, mas é bem servido de transporte público. Com o Tram, em 20 minutos você estará no centro. 15 minutos a pé, você chega na estação Lancetti do metrô, de onde é possível pegar o Milano Express, trem que te leva em 33 minutos até o aeroporto de Malpensa. E com o ônibus, em 20 minutos é possível chegar a estação central de Milão. O entorno possui mercado, lojas, restaurantes e lavanderia. Tudo em um raio de 800m.

Ostello Bello Grande – hostel a 5 minutos a pé da estação Milano Centrale. Staff educado e super prestativo, com café da manhã e jantar incluídos, quarto muito limpo e espaçoso com banheiro compartilhado somente para os hóspedes do quarto (éramos em 6). Esse hostel me surpreendeu, voltaria com certeza.

Onde comer

Osteria Italiana – Chegamos por volta das 22:30h e era um dos poucos restaurantes que estavam abertos nessa região. Bem típico, pizza muito boa, atendimento simpático e além disso teve um garçom que até arranhou no português! Boa opção, mesmo quando os outros restaurantes estiverem abertos. Ótimo custo x benefício.

Ristorante Arco Sempione Pizzeria – Comida gostosa, boa carta de vinho e o melhor de tudo… bom preço. Não comi pizza, mas já vi boas recomendações!

Galleria – O Ristorante Galleria fica na Galleria Vittorio Emanuele. Comida ótima, atendimento impecável, boa carta de vinho, sobremesas divinas.. mas tudo isso tem um preço, né?! Afinal, acho que ali é um dos metros quadrados mais caros de Milão!

Crazy Cat Café – para os amantes de gatos, Milão possui um café onde você poderá interagir com os bichanos (sempre com moderação). Fica pertinho da estação central de trem. Cafés, chás, frios e na hora do almoço uns lanches mais ricos, mas nada de comida. Consegui mesa sem reserva, mas acho que dei sorte por ser fora da estação e estar chovendo. Normalmente precisaria de reserva.

Eatalyalmocei no restaurante de massas. Boa comida e bom vinho. Bom custo x benefício. O difícil é sair de lá sem passar na cafeteria e na Venchi com seus doces divinos. Indico também a gelateria Làit Gelato. O sorvete de chocolate amargo parece um mousse. Uma delícia.

Chinese Box– Para um happy hour, uma boa pedida é esse bar! Fica no corso Garibaldi, pertinho da estação “Moscova” do metrô. Ótimos drinks e vinhos em taça. Ambiente descontraído e você ainda tem direito a um prato de pães, queijos, azeitonas e presuntos.

Dica para quem for pegar o tram

Pegar o bondinho é super fácil, porém, não existe ninguém para receber seu dinheiro!!! É preciso comprar os tickets antes – que podem ser adquiridos no hotel – e validá-los a cada vez que você entra em um tram.



Arrivederci…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *