Itália, França e Suíça em 15 dias

Parece loucura, mas até que não foi tanto assim. Não foi uma tranquilidade, mas também não foi correria!
15 dias para conhecer 3 países. Algumas cidades deixaram gostinho de quero mais…

 

 

A ideia desse post é apresentar o roteiro com as cidades visitadas, tempo em cada uma, hotel escolhido e forma de deslocamento entre elas.
Detalhes dos  hotéis, restaurantes e atividades serão apresentados nos posts das respectivas cidades.

Pois bem… Dessa vez, em função das férias escolares dos nossos filhos, fomos para a Europa no mês de Julho. Já sabíamos que iríamos encontrar lugares cheios e muito calor, portanto, não foi surpresa os 38ºC que pegamos nas cidades da Itália e também em Paris. Nas demais cidades o clima estava mais ameno.

Saímos de São Paulo rumo à Milão. Como o voo chegaria a noite, pernoitamos lá para pegarmos o voo para Polignano al Mare no dia seguinte cedinho. A volta para o Brasil foi por Paris.

O roteiro:
1º – Milão: pernoite.
2º – Polignano al Mare: 2 dias. Saímos de Milão pelo aeroporto de Linate com destino à Bari (cidade da região de Puglia). De Bari até Polignano al Mare são 40 minutos de carro. É possível ir de trem de Milão até Bari, porém, um trecho que leva 1h20min de avião, passa a levar 7h45min de trem. Ah… o valor do ticket do trem na época que fechei a viagem estava o triplo da passagem de avião! Também é possível fazer o trecho Bari – Polignano de trem. Nesse caso escolhi o transfer por uma questão de comodidade. Dos 2 dias que ficamos aqui, tiramos um dia inteiro para visitar Matera e Alberobello.
3º – Veneza: 2 dias. Para quem quiser conhecer também Burano e/ou Murano, eu indicaria um dia a mais.
4º – Bern/Interlaken: 2 dias em Bern e 1 dia em Interlaken intercalados. O trecho Veneza – Bern foi feito de trem com parada em Milão. 2h30min é o tempo que se leva de Veneza até Milão, depois, mais 3h até Bern. Apesar de Bern ser pequena, acho que merecia mais 1 dia para curtir com calma e nadar no rio Aar – afinal o calor estava de rachar! Interlaken merecia 2 dias. A cidade é pequena mas uma gracinha. Como tiramos um dia para visitar o topo da Europa – (passeio que dura umas 6 horas saindo de Interlaken), não tivemos tempo de curtir a cidade.
5º – Amboise: 2 dias. Fizemos Bern – Paris de trem. TGV com duração de 4 horas. Alugamos um carro na estação de Paris e fomos até Amboise. O trecho Paris – Amboise demoraria 2h07min sem transito, porém, levamos muito mais por causa do transito de saída da cidade.
6º – Paris: 3 dias. Merecia mais 1 dia para conhecer algumas outras coisinhas. Mas se quiser curtir Paris (sentar a beira do rio Sena, assistir espetáculos de dança e música, sentar com calma em cafés, etc…), vale uns 6 a 7 dias.

Os hotéis:
MilãoEsco Hotel Milano – Pertinho da estação de trem. Ótimo custo x benefício.
Polignano al Mare – San Tommaso Hotel – um pouco afastado do centro de Polignano. Mas, maravilhoso.
Veneza – Antico Doge – Ótima localização facilitando quem chega de vaporeto ou táxi boat.
BernIbis Budget Bern ExpoIbis Bern Expo – afastado do centro histórico porém, com transporte público em frente ao hotel. Padrão Ibis: simples, boa limpeza, bom custo x benefício.
Interlaken – Carlton Europe – pertinho da estação Interlaken – Ost. Bom custo x benefício.
Amboise – Le Clos d’Amboise – O hotel é um charme. Com poucos minutos a pé é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
Paris – Elysees Opera Hotel – bom custo x benefício. Fica a poucos minutos a pé de 3 linhas de metrô facilitando o deslocamento.

Até os próximos posts…

Arrivederci!!!
Auf Wiedersehen!!!
Au Revoir!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *