San Gimignano é mais uma cidadezinha da Toscana. Dista 40 km de Florença e 28 km de Siena.
Porém, como toda cidadezinha dessa linda região, tem suas particularidades. Na época das vacas gordas, as ricas famílias de San Gimignano chegaram a construir 72 torres. Hoje, infelizmente, depois da peste negra e consequente domínio florentino, não restam 14 delas.
Patrimônio da UNESCO, San Gimignano mantém a arquitetura medieval com ruas pequeninas, praças, igrejas e palácios. Em suas ruazinhas tem várias lojas com produtos locais (um deles é o vinho branco Vernaccia di San Gimignano!), restaurantes e cafés. A cidade é uma graça e muito romântica também. Ao meu ver, 4 horas são suficientes para conhecê-la, incluindo o almoço!
San Gimignano é bem pequena e muitos turistas a visitam. Consequência… é meio complicado encontrar estacionamento!
Locais para se conhecer em San Gimignano
Piazza della Cisterna – Cisterna, igual a poço mesmo! Antigamente era o ponto de encontro dos moradores já que todos iam alí, pegar água.
Piazza del Duomo – praça onde está o Duomo e o Palazzo Comunale.
Duomo – o Duomo de San Gimignano, padroeiro da cidade, data de 1148. Além de afrescos, guarda também relíquias do santo.
Pallazo Comunale – conhecido também por Palazzo del Popolo, hoje funciona o Museu Cívico. Além de obras expostas de artistas dos séculos XIII e XIV, é possível subir na Torre e ter uma visão 360º da cidade.
Ruas de San Gimignano – se perca por suas ruelas e aprecie as lojas com artigos medievais.
Onde comer
Encontrei o Ristorante Dorando. É meio escondido, mas uma delícia de local e ótima comida. A sobremesa então… um manjar dos deuses.
A cidade tem seu próprio site. É legal para fazer reservas para o Duomo e/ou Palazzo Comunale e para conhecer um pouquinho mais. Comune di San Gimignano.
Arrivederci!!! Ci vediamo a Firenze!!!