Fátima, Nazaré e Óbidos

Alugamos um carro nesse dia. Como seriam 3 cidades distintas, queríamos facilidade no deslocamento além de poder chegar sem muito esforço físico perto das atrações.

Não comentei em outros posts sobre essa viagem a Portugal, mas minha mãe estava conosco e por isso, tudo tinha que ser pensando para que ela não se cansasse tanto. Aliás, nesse dia, visitamos o local que era de seu desejo em toda a viagem – Fátima e por isso deveria ser especial.

Saímos por volta das 10:00am de Lisboa. Seguimos direto para Fátima. De lá fomos conhecer Nazaré e foi onde almoçamos. A última parada antes de retornarmos foi Óbidos. Chegamos em Lisboa por volta das 07:00pm. Foi muito tranquilo fazer as três cidades em um dia. Não fizemos nada com pressa. Lógico que eu ficaria mais tempo em Óbidos… mas tudo bem, mesmo assim deu para ter um gostinho do lugar!

Vamos às localidades…

Fátima

Fátima será palco de um grande evento católico em 13 de maio de 2017, onde o Papa Francisco irá celebrar uma missa para muitos fiéis no Santuário de Fátima em comemoração ao centenário das aparições de Fátima. Imagina como será a comoção desse povo! Eu que fiquei imensamente tocada ao entrar na Basílica em uma celebração de uma missa em um dia comum, no dia 13 de maio será incrível.

O que vimos

Santuário de Fátima – no complexo estão:

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Todos os dias da semana é celebrada uma missa às 11:00am.

Capela das Aparições – Próxima à Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde a Santa teria aparecido 5 vezes junto a uma Azinheira.

Basílica da Santíssima Trindade – Essa basílica foi construída com a intenção de comportar os peregrinos que não cabiam mais fisicamente na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, principalmente aos domingos e dias festivos.

Nazaré

Resolvemos ir à Nazaré por indicação do guia que nos levou à Évora. Ele comentou tanto das “maiores ondas do mundo” e da vista que se tem dos miradouros de lá, que resolvi analisar no mapa se não sairia muito do nosso caminho. Verificado que se encaixava direitinho entre Fátima e Óbidos, pensei…. Almoçar olhando o mar não será nada mal… Família concordou e lá fomos nós…

O que vimos por lá

Estacionamos no Largo de Nossa Senhora de Nazaré. No Largo, além do coreto no centro, várias lojas de lembrancinhas e restaurantes, também estão:

Igreja Nossa Senhora de Nazaré e Miradouro do Suberco, de onde é possível avistar a praia de Nazaré.

Ermida da Memória – Erguida em 1182 sobre uma gruta que, acredita-se que havia a imagem de uma Virgem Negra – Nossa Senhora de Nazaré, amamentando o Menino Jesus.

Ermida da Memória Photo by Paula Miranda

Seguindo pela estrada do farol, passando pelo miradouro e entrando em uma rua estreita, você passará pelo portal escrito “BEM-VINDO ÀS MAIORES ONDAS DO MUNDO”. Este é o caminho para:

O Forte de São Miguel Arcanjo onde está o Farol de Nazaré. O Forte foi construído para proteger a enseada de ataques de piratas argelinos, marroquinos, holandeses e normandos. Lá dentro funciona um pequeno museu e você poderá subir no topo onde está o farol e apreciar uma vista maravilhosa.

Caminhei somente uns 300 metros após o portal. O suficiente para ver a estátua de um surfista com cabeça de veado da escultora Adália Alberto e fazer uma trilha curtinha mas que se tem um visual lindo da Praia de Nazaré e do Forte de São Miguel Arcanjo. Depois pegamos o carro e fomos até o Forte – é uma caminhada boa. São somente 800 metros, porém, descendo e logicamente depois subindo :-D.

Photo by Paula Miranda

A estátua divide os nazarenos. Assim como a torre Eiffel em Paris, a Ciudad de Las Artes y las Ciencias em Valência e tantos outros monumentos, afinal, não dá para agradar a gregos e troianos! Quem tiver curiosidade sobre a matéria da estátua em Nazaré, poderá lê-la no jornal português nesse link.

Onde comer em Nazaré

Almoçamos no restaurante Arimar, que fica na descida para a praia com as maiores ondas do mundo, ao lado do miradouro do Suberco. Tem uma vista linda para a prainha e para a praia da Nazaré. Comemos um espeto de lula feito na brasa que estava uma delícia.

Óbidos

Que cidade gracinha!!! Você consegue sentir o ar medieval de lá! Ficamos umas 3 horas, mas gostaria de ter pernoitado. Adoraria curtir os restaurantes parecidos com tavernas, andar pelas ruas estreitas de pedra ao anoitecer e subir na muralha para curtir o pôr do sol.

Nessas 3 horas fizemos:

Apreciamos a sua construção. Acompanhando o muro da cidade você chegará na entrada, onde parece que a partir daquele momento você será transportado para outra época…

Andamos pelas ruas pequeninhas e experimentamos a ginja e o hidromel.

Pelas ruas de Óbidos Photo by Paula Miranda

Óbidos é muito conhecida por sua ginja – licor que se assemelha ao nosso licor de cereja. Você encontrará várias lojinhas vendendo a bebida em garrafas de diversos tamanhos.

Outra bebida que experimentei lá foi o hidromel. Considerada a primeira bebida alcoólica feita pelo homem, era muito apreciada por vickings, celtas e outros povos. Para mim, uma nova versão para sidra. Mas valeu por provar 😉

Paradinha para o hidromel

Não seria eu se não achasse gatinhos lá também!!!

Coisa mais fofa posando para mim!

A Igreja de Santa Maria é a principal igreja de Óbidos.

Igreja de Santa Maria

Subir na muralha – em diversos pontos da cidade é possível subir. Em cada local a visão é diferente, tanto para fora quanto para dentro da cidade. E não… não cansa… é super tranquilo!

Vista interna desde a muralha acima da entrada principal

O dia foi maravilhoso! Começamos com a benção de Fátima, vimos o Oceano Atlântico desde Nazaré e terminamos nosso passeio nas vielas medievais de Óbidos!