Residenz – Palácio ao lado do Teatro Nacional, já foi residência de duques e dos reis da Baviera. Hoje é um museu considerado um dos mais belos da Europa.
Teatro Nacional – Casa de Ópera da Alemanha. Foi construído em 1818. Destruído pelo fogo em 1823 e reconstruído e aberto novamente ao público em 1825. Em 1943 foi destruído novamente pelos bombardeios da 2ª Guerra. Sua arquitetura atual data de 1963.
Marienplatz – Praça principal de Munique. Centro da atividade social da cidade. Aqui é possível encontrar a Antiga Câmara Municipal, a Prefeitura (com sua torre central de características medievais, apresenta de Março à Outubro, às 11:00am, 12:00 pm e 05:00pm, um teatrinho de bonecos contando a história da cidade) e um ponto de informações turísticas onde se vende ingressos para shows e entradas para museus.
Dessa praça também irradiam várias ruas de comércio com lojas como H&M, Zara, etc..
Sendlinger Tor – Portão da cidade antiga.
Isartor – Um dos quatro portões principais da muralha que cercava a cidade medieval.
Frauenkirshe – É nessa catedral que dizem que a pegada que se encontra lá é a do diabo que foi queimado por um raio de sol ao entrar na Igreja.
O que conta a lenda …
“Reza a lenda que o Diabo entrou na Igreja, e que ao não ver nenhuma janela pensou que podia entrar e fazer o que quisesse. Mas então um raio de luz entrou por uma janela e o queimou deixando a sua pegada marcada num tijolo do chão. Nessa pegada podem ver uma espécie de esporão. A verdade é que quando entras na igreja, a primeira impressão é que apenas há janelas em todas as paredes…” (Fonte: Minube).
Ah… é possível subir na torre da catedral para uma vista panorâmica. Na época que fomos estava fechada para reformas.
Igreja de San Peter – Aqui também é possível subir os 299 degraus da torre e ter uma ótima vista da cidade, principalmente da Marienplatz e da Prefeitura.
Viktualienmarkt – Mercado com barraquinhas de comidas, cerveja e artesanato local. Dizem que esse biergarten é um dos mais animados da cidade. Em meio a mesas e cadeiras coletivas, os turistas se juntam aos locais para experimentar a autêntica culinária alemã, acompanhada de uma cerveja bávara geladíssima, naqueles canecos gigantes.
Infelizmente o dia que fui chovia e acho que não estava muito atrativo para os turistas!
Bayern de Munique – Visita obrigatória aos aficionados por futebol. Conta com museu, praça de alimentação e, logicamente o estádio.
Os ingressos são bem concorridos, por isso, indico comprar via internet antecipadamente.
O único fato meio constrangedor foi ter visitado o Allianz Arena logo após a copa de 2014 e ter que ouvir comentários sobre o histórico 7 x 1.
Alguém se pronunciou no tour dizendo que era brasileiro??? Lógico que não!!! 😛
Museu da BMW – O passeio é muito legal! Toda a história da marca contada através de suas motos, motos de corrida, carros, carros de corrida, motores e alta tecnologia! Ah… dá para passar também na loja para comprar os carros ou lembrancinhas! 🙂
Onde comi
Hofbräuhaus – Cervejaria mais antiga de Munique e uma das mais célebres do mundo. Foi criada em 1589 pelo Duque Willian V da Baviera e era de uso exclusivo dele. Apenas no século XIX a população passou a ter acesso a ela e pode saborear seus produtos. Em 1920, a Hofbräuhaus também foi cenário de uma das primeiras manifestações nazistas.
Aqui tocam bandas ao vivo com homens vestidos a caráter. Mesas individuais e coletivas estão dispostas no salão principal da cervejaria. De início fiquei desanimada por não conseguir uma mesa, porém, ao sair do salão principal e virar a direita, encontrei o Bräustüberl, restaurante que se encontra no 1o andar da Hofbräuhaus com um ambiente mais calmo e com as mesmas cervejas servidas na cervejaria!
Geisel’s Vinothek (Hotel Excelsior) – Restaurante italiano dentro do Hotel Excelsior. Comida muito boa e uma extensa carta de vinhos. O ambiente é bem aconchegante. Porém, as mesas são “muito próximas”. Se quiser um pouco mais de espaço, deixe bem claro esse ponto quando for reservar.
Weinhaus Schneider das Fondue Haus – encontramos esse restaurante por acaso. Enquanto passeávamos, pensávamos onde iríamos jantar e além disso, teria que ser um restaurante que não fosse alemão. O Weinhaus Shneider estava com uma placa na frente falando sobre os fondues. Procurei referências e encontrei muitas notas falando sobre a qualidade e simpatia do lugar. Resultado: realmente o fondue é ótimo e também serve comidas típicas bavárias, a carta de vinho é boa, o atendimento é ótimo e você poderá encontrar o cardápio em várias línguas, inclusive em português. Ah…. bom reservar!!!
Kreta Psiloritis II – Já passavam das 2:00pm quando entramos nesse restaurante grego e por isso erámos os únicos clientes. Não sei se por esse fato, mas tivemos total atenção do dono. Ele nos indicou o melhor prato grego do dia, o meu vinho grego foi muito bem servido e ainda nos brindou com duas sobremesas gregas maravilhosas.. Ah… além da sua imensa simpatia! O restaurante realmente é excelente!
Trattoria La Valle – Restaurante italiano pertinho da Marienplatz. Por fora dá a impressão de ser pequeno, porém, tem o segundo andar com mais mesas e o espaço também é mais amplo. A comida é ótima e o atendimento também! Ótimo custo x benefício.
Onde fiquei
Hotel Europa – Um ótimo hotel fora do centro histórico de Munique. Quarto e banheiros amplos. Café da manhã farto com pães diversos, 2 tipos de bolos, salada de frutas, frios, espumante, café, chá, etc..
A 10 minutos a pé da estação de metrô mais próxima e a 5 minutos também a pé de um ponto de tram facilitando o deslocamento para todos os pontos turísticos da cidade.
Localiza-se pertinho do restaurante grego e da fábrica e biergarten da Löwenbräu.
Löwenbräu
Auf Wiedersehen!!!
Adío!!!
Arrivederci!!!