Cortina d’Ampezzo

Cortina d’Ampezzo é uma comuna de Belluno (para nós brasileiros, podemos entender como município) na região de Vêneto. Conhecida também como a “Rainha das Dolomites” é uma renomada localidade turística tanto no inverno quanto no verão. Cortina já foi palco de vários eventos esportivos de relevância internacional ligados à montanha e aos esportes de inverno, por exemplo, as Olimpíadas de Inverno de 1956.

Visitei Cortina no final de Outubro de 2016. O ponto positivo foi o pouco movimento na cidade, o que possibilitou andar pelo pequeno centrinho e pelas lindas paisagens ao entorno sem muita confusão. Porém, isso acarretou também em muitos restaurantes fechados. Os comerciantes aproveitam esse período para descanso já que Dezembro e Janeiro são os meses mais procurados pelos amantes dos esportes de inverno. Aliás, se você for um deles, se antecipe para reservar seu hotel!!!

Para aqueles que adoram pedalar e caminhar, Cortina é muito bem servida por ciclovias e trilhas. Trilhas inclusive de longas distâncias passando por bosques maravilhosos.

O que fazer

Passear pelo centrinho – A Corso Italia e a Isola Pedonale (uma continuação da outra) são ruas somente para pedestres que corta todo o centrinho. Repleta de lojas e restaurantes é aqui onde todos se encontram. No centrinho, a La Coopertiva de Cortina, fundada em 1893, é uma loja de departamentos e um mercado com bons preços e produtos de qualidade. A igreja principal e o centro de informações turísticas se encontram entre a Corso Italia e a Isola Pedonale .

Torrente Boite – É um fluxo de água que passa ao lado da Via Lungo Boite. Alguns pescam nesse local e outros fazem um lanche ou curtem as horas passarem em meio às árvores que o margeiam.

5 Torri – Pertinho das montanhas, aqui se encontram trincheiras usadas na Grande Guerra, que podem ser visitadas através de trilhas. É possível chegar bem perto utilizando o carro. Porém, atenção à época e o carro que você está. Em determinado ponto da estrada principal, você deverá pegar uma estrada florestal, que dependendo do clima estará coberta de neve ou gelo. Eu tive a experiência do carro não parar depois de uma frenagem e digo que não foi a melhor das experiências!!

Lagos – Infelizmente não consegui ir nos lagos que, segundo vários blogs, eram os mais bonitos (Um deles é o Lago di Sorapis). Estava muito frio e o carro não poderia chegar muito perto. Como algumas trilhas até os lagos demandavam uma longa caminhada, tive que me contentar com aqueles que consegui ver da estrada (Caso do Lago di Valparola e o  Lago Scin).

Onde comer

Ristorante 5 Torri – Pizzaria boa no centrinho de Cortina. Sabores diversos e atendimento informal. Ambiente bem familiar. A carta de vinhos é satisfatória.

Ristorante Il Ponte – Pertinho da ponte que é uma das saídas de Cortina esse restaurante tem a decoração típica dos alpes, comida boa com preço justo e uma boa seleção de vinhos (para todos os bolsos e gostos). Ambiente familiar com atendimento informal e bem simpático.

Onde ficar

Busquei por um hotel que fosse perto do centro e com bom custo x benefício. Achei o Hotel Villa Alpina. Escolhemos um quarto com vista para as montanhas. O quarto era espaçoso e a calefação funcionou muito bem. A cama era confortável e banheiro bom. O café da manhã tinha tudo o que a maioria dos hotéis italianos oferecem. Outro ponto positivo é que esse hotel possui estacionamento próprio.

 

Arrivederci!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *