Chegamos em Interlaken de trem desde Berna. A viagem dura por volta de uns 50 minutinhos e de meia em meia hora, saem trens da estação de Berna.
Chegando em Jungfraujoch, você terá várias atrações entre restaurantes, museu de gelo (dentro da geleira!), caminhar na neve, lojinhas e um museu da Lindt.
O museu é bem interessante, tem várias esculturas (de gelo, lógico!) e algumas partes contanto a história do lugar.
O museu da Lindt tem um holograma contando a história da marca e “era” para ter um chocolatinho de degustação. Mas acho que, pela quantidade de visitantes, quando chegamos já tinha acabado 🙁
Subir o Harder Kulm – é uma montanhazinha em Interlaken de onde se tem uma vista incrível!! Um funicular te leva até o topo. Lá em cima tem um restaurante e uma trilha. Nós só subimos para ver a vista mesmo. Nesse dia tínhamos que voltar para Berna.
Quando subimos o Harder Kulm vimos vários parapentes. Além disso, li em alguns blogs que é possível fazer um passeio de barco pelo rio Aare. Então, fica a dica. Só não fizemos porque ficamos somente um dia e meio na cidade e o dia que tivemos inteiro, fizemos o passeio para Jungfraujoch.
Onde comer
Em Jungfraujoch
Na estação existem alguns restaurantes: indiano, por quilo, cafés e um de cozinha suíça e internacional. Resolvemos comer no suíço – Crystal. É o mais caro mas é o menos confuso. Muitos turistas sobem até a estação, inclusive grupos de excursão. Dependendo da sua vontade de curtir o passeio e a vista do local, a escolha do restaurante ajuda.
Em Interlaken
Restaurant The Verandah – Esse restaurante pertence ao Hotel Royal St Georges. Comemos um bom fondue de queijo que veio acompanhado de salada, batatas, especiarias e outros acepipes. O atendimento foi impecável. Não foi o melhor fondue que comi na vida, ainda estou a procura!
Onde ficar
Carlton Europe – 5 minutos a pé da estação de Interlaken Ost – o que facilitou demais a nossa chegada e a saída da cidade. O hotel está a 15 minutos a pé do centrinho (entenda-se Rua Höheweg). Ganhamos um upgrade para um quarto superior com um grande espaço. O banheiro também tinha um ótimo tamanho. O café da manhã foi “OK”, poderia ter mais bolos já que estamos em uma região com influência alemã.
O único ponto que me incomodou foi não possuir ar condicionado, somente um ventilador e como fomos em julho, ficar no quarto na parte da tarde foi terrível (segundo a moça da recepção é uma norma da cidade não ter ar condicionado).
The Royal St George – Ficamos nesse hotel na minha segunda vez na cidade. Dessa vez não fechei nenhum pacote e reservei tudo separado. O hotel fica a 10 minutos a pé da estação Interlaken Ost e a 5 minutos a pé do centro. O quarto é muito bom com uma vista linda para as montanhas (existem outros quartos com vista parcial). Possui um ótimo restaurante como dito acima, e um farto café da manhã.
OBSERVAÇÕES:
– Agradecimentos especiais ao blog Viagens Cinematográficas que, buscando sobre cidades próximas a Berna, me apaixonei pelo relato sobre Interlaken/Jungfraujoch e resolvi passar me hospedar lá!
– Reserve pelo menos umas 6 horas para o passeio a Jungfraujoch. Se quiser parar nas cidades intermediárias, umas 8 horas seria bom! E possível fazer esse passeio por dois caminhos, Grindelwald ou Lauterbrunnen – Wengen. Se puder (e quiser) faça um na ida e outro na volta. São paisagens diferentes e ambas lindas. Como o trem vai parando em algumas estações, ainda é possível fazer um trecho a pé entre cidades e subir no trem na próxima. Nas estações tem placas com a distância e o tempo de caminhada.
– Atente para o horário de volta à Interlaken. Dependendo da época do ano, os horários podem mudar. Dê uma olhadinha na quantidade de pessoas e conforme for, entre na fila com uns 20 minutos antes.
– A rede COOP de supermercados também está presente na cidade. Tem um grande ao lado da estação Interlaken Ost.