Cartagena

Cartagena ou Cartagena de Indias…

 

Catia Miranda
Cartagena vista desde o “Convento La Popa de La Galera”

Eu poderia contar aqui, o que dizem as enciclopédias, porém, isso é facilmente encontrado e por isso, vou contar o que meu guia me contou..

Cartagena de Indias se chama assim, porque o perdido do Cristóvão Colombo, achou que tinha chegado à India.
A cidade é cheia de contrastes. Uma parte muito pobre, uma parte muito rica cheia de apartamentos modernos a beira-mar, com donos em sua maioria estrangeiros e hotéis internacionais – muito parecida com Miami Beach – e a cidade antiga (ou cidade murada): linda, segura, romântica e que, em 1984, foi declarada pela Unesco, patrimônio da Humanidade.

 

Catia Miranda
A parte nova – ao meu ver, uma Miami Colombiana

Toda a cidade é protegida por fortes. Existem fortes no mar, fortes em terra e a própria cidade antiga é cercada por uma muralha. Por isso se chama “Ciudad Amurallada“.
Por que tanta segurança?
Porque a Colombia é muito rica em ouro e esmeralda!! Pois é.. ESMERALDA! Essa pedra verde fascinante que faz a cabeça de muitas mulheres! E fazia dos piratas também!! A cidade por ter sido saqueada muitas vezes, resolveu se defender, daí vieram várias construções, inclusive sob a água!! Isso mesmo… ainda pensando em segurança, para que navios de grande porte não conseguissem entrar na baía, foi construída uma barreira debaixo d’água! A barreira não vem até a superfície, o que permite a entrada de embarcações menores. Também foi construída de uma forma que permite que a água passe através dela, e assim, o fluxo d’água possa fazer seu caminho.

 

Catia Miranda
Forte de San Fernando – Bocachica

Em 2013, fiquei um final de semana em Cartagena. O suficiente para me apaixonar pela cidade e voltar com dois casais de amigos em 2016.

O que fazer

Em 2013, fechamos um passeio privado com o Sr. Nikko (gente boa demais!!!) para conhecer os pontos turísticos fora da “Ciudad Amurallada“.  O legal foi que tive uma aula de história e pude usufruir de um ar condicionado potente e necessário durante o tour!
Pelo que pude notar, ele é conhecido em toda a cidade. Se tiver interesse, pergunte ao concierge do seu hotel.
Durante o passeio conheci:

Castillo San Felipe de Barajas – sua construção se iniciou em 1657. Essa fortaleza protegeu Cartagena de ataques piratas durante muitos anos.
OBS1: leve chapéu ou boné e passe protetor solar!
OBS2: Se quiser, o Castillo pode ser alugado para eventos!! 😉

 

Forte San Sebastian de Pastelillo – Nesse lugar existia o forte Boquerón, que foi destruído em 1741 em um ataque à cidade. Esse forte juntamente com os fortes San Jose e San Fernando, controlavam o tráfego marítimo na baía. Hoje o Forte San Sebastian abriga o famoso Restaurante Club de Pesca, que não pude conhecer porque estava fechado para um evento particular!!!

 

Catia Miranda
Forte San Sebastian de Pastelillo

Getsemani – ainda parte antiga da cidade que também era cercada pela muralha. Porém, aqui, a muralha não existe mais. Queria ter tido mais tempo para andar em suas ruas e observar o dia a dia das pessoas. Nessa parte de Cartagena, os homens cortam cabelo na calçada, as portas de suas casas ficam constantemente abertas e as crianças entram e saem como se fossem parte de uma grande família, os idosos ficam sentados em cadeiras antigas nas portas de suas casas…. Cenas tão diferentes para mim….Las Bovedas – O Sr. Nikko nos levou nessa feira porque eu queria ver as jóias feitas com a tão famosa esmeralda colombiana. Mas tem outros produtos também, como café, chapéus e artesanato local. Existem algumas lojas de esmeraldas na cidade. Os guias tem as que eles preferem. Se não for com um guia, se informe… as lojas nas ruas mais badaladas do centro histórico, costumam praticar um preço mais salgado!!

Bem, o Sr. Nikko nos deixou no hotel e os outros passeios fizemos por conta própria!

Passear pelas ruas do centro histórico – cada esquina uma surpresa. Senhoras vestidas com suas roupas coloridas vendendo a famosa salada de frutas. Uma escultura de Botero. Casas com suas arquiteturas típicas…

 

Assistir ao por-do-sol nas muralhas –  É lindo.. é romântico… um espetáculo!!! Um brinde à vida!! Fiquei no Restaurante Café del Mar. Ótima vista e um serviço muito bom!!
 


Mergulhar em algum lugar do Parque Nacional Natural Corales del Rosario
– Fui através da operadora Diving Planet. Essa operadora foi recomendada pelo hotel. Funciona assim…. Você vai até a operadora e fecha o que quer fazer: mergulhar ou simplesmente snorkeling. No dia marcado, eles te levam até o porto de Cartagena. De lá, você toma uma embarcação para o Hotel San Pedro de Majagua. Para os que escolheram fazer snorkeling, o hotel oferece toda a infraestrutura para passar o dia. Para os que forem mergulhar, o hotel tem uma lancha menor, própria para mergulho, que leva os mergulhadores para determinados pontos.
O mergulho é lindo!! Não vi muitos peixes (diferença para quem já mergulhou em Fernando de Noronha, por exemplo), mas vi uma barreira de corais incrível!!!

 

Onde ficar

Os hotéis mais conhecidos (e caros) de Cartagena são o Hotel Charleston Santa Teresa e o Sofitel Santa Clara. Ambos dentro da cidade antiga.
Ficam pertinho (quase ao lado) da muralha. Realmente são muito bonitos – pelo menos por fora e pelo site!!

 

Catia Miranda
Hotel Charleston Santa Teresa a esquerda
Em 2013 ficamos na Casa San Agustín, por ser um hotel de charme. Realmente não me arrependi! Nada de filas para o check in. Fomos recebidos por um funcionário que recolheu nossos passaportes e depois que todo o trâmite foi feito, um mordomo se apresentou, nos entregou um IPad com informações sobre os serviços do hotel e sobre a cidade e se prontificou a reservar todos os restaurantes e passeios que quisessemos e no final, ainda fez o check in antecipado do nosso voo. Nunca me senti tão mimada (e inútil, já que gosto de montar todo o meu roteiro e fazer minhas reservas.. mas tudo bem, a gente tem que ser humilde as vezes!!! ;-)).
O Hotel conta com uma piscina aquecida que pode ser usada inclusive a noite.
O quarto mais simples é muito bom. Com uma cama que literalmente nos abraça!
O banheiro decorado em estilo espanhol.
O café da manhã tem variedades de frutas, pães, brioches, sucos e espumante!
A localidade é ótima. Pertinho de tudo e longe o suficiente para dormir bem longe da agitação dos pontos turísticos.

 

Em 2016 ficamos no San Pedro Hotel SPA. Éramos 3 casais. Nos pegaram no aeroporto (transfer incluído na tarifa) e nos deixaram no hotel. Fomos recebidos com uma limonada deliciosa e uma explicação sobre o hotel e serviços oferecidos. Os quartos são limpos pelo menos umas 3 vezes ao dia. O café da manhã é servido até mais tarde.
Tem uma jacuzzi no último andar e uma piscina no térreo que funcionam 24 horas. O SPA é ótimo e as moças que fazem as massagens são muito profissionais. Toda a equipe funciona para fazer da sua hospedagem uma ótima experiência resolvendo qualquer problema ou desejo no tempo mais curto possível.

 

 

Onde comer

Restaurante Alma – Restaurante do Hotel Casa San Agustín. Comida boa. Ambiente agradável.

Restaurante Cuzco – Especialidade Peruana. O ambiente é clean, muito bem climatizado e música ao vivo. Possui uma área externa bem atrativa para quem não sente tanto calor. O atendimento é nota 1000!
O risoto de frutos do mar estava divino e o ceviche também!! Recomendo!
Bom reservar!!

 

Catia Miranda
Salão principal

Restaurante Pepe Anca – senti um toque argentino aqui!! O ambiente não é romântico. O atendimento é muito bom e descontraído. O barulho do liquidificador incomoda um pouco. Mas é recompensado pela excelente comida! Nota 100 para o “Pulpo a la parrilla con aceite aromático” de entrada. Nota 1000 para o prato principal “Mero Reina” que estava com a consistência correta e um sabor dos deuses!

 

Pepe
São Principal

Restaurante Monte Sacro – ambiente descontraído e claro. Nos dias onde o clima estiver mais ameno, vale a pena ficar na varanda observando o movimento no “Parque de Bolívar”. Pontos fortes: comida e cerveja geladérrima. Pontos fracos: o atendimento é muito demorado e o ar condicionado não dá vazão.

 

monte sacro
Salão Principal

Red Knife – dentro do hotel “Allure Chocolat” esse restaurante é uma pedida e tanto para quem quer comer carnes. O ambiente é bem decorado, ótima carta de vinhos e bom atendimento.

 

Andante Allegro Vivace – A portinha “normal” e uma janela também “normal” não demonstram o quão aconchegante e charmoso esse restaurante realmente é. Ambiente super agradável, atendimento cordial, boa carta de vinhos e pratos muito bem feitos. Recomendo o ravioli recheado de carne de caranguejo e a bisteca.

 

allegro vivace
Salão superior

Água de mar – Comida muito boa. Tapas muito bem feias. Ambiente descontraído e ar condicionado bom!!! Porém, serviço um pouco lento!!

 

agua e mar
Segundo Salão

Observação sobre os restaurantes: faça reservas e procure saber sobre a vestimenta. É muito comum não permitirem homens de shorts ou bermudas durante o jantar.

Hasta la vista!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *