Atenas

Quando pensamos em Atenas, pensamos em Acrópole, Parthenon, história, deuses, milênios, etc..
Pelo menos era isso que eu pensava quando estudava história da Grécia na minha 8ª série (atualmente 9º ano do ensino fundamental) e já sonhava em conhecer a Grécia. Esse sonho se concretizou esse ano. Aliás, o estopim desse sonho não foi somente a matéria do colégio, mas foi também um filme chamado “Imensidão Azul ou Le Grand Bleu – título original” que vi faz um tempinho também.
Sobre o filme e o que tinha nele que me fizeram manter a chama acesa todos esses anos, deixo para o post sobre Creta.
Então…. Atenas não é só o que disse e pensava, é muito mais… são cheiros e sabores, é gente alegre e cordial, é gente orgulhosa de seu país, de sua cultura e de sua língua. É a música. E foi meu sonho realizado!

 

Grécia
Templo de Zeus

Fiquei 3 dias em Atenas. Suficiente? Talvez não, tem muita mais coisas para fazer, mas resolvi contratar um guia, em português, para ficar comigo o dia todo e me explicar tudo! Foi a melhor coisa que fiz. Além do conhecimento dos monumentos, ele conhecia muito bem a história de seu país. Revivi meus tempos de escola, só que agora, ali, ao vivo e a cores!
Cheguei no hotel às 06:00 pm, me arrumei e saí, aproveitando a proximidade do hotel dos principais monumentos. Fui conhecer o entorno! Nesse dia tive o primeiro contato com a salada grega e o “souvlaki” e para acompanhar, um belo vinho branco, grego, lógico!
No dia seguinte, às 8:00 am, Themistoklis – o guia, me esperava na recepção do hotel. O horário foi pensado já que o passeio começaria pela Acrópole e estávamos no verão (lembre-se, é tudo a céu aberto! Poucas são as árvores para fugir do sol!).
Nosso roteiro foi:
Acrópole com todos os seus templos e monumentos. Linda e imponente.
– Antes de entrar na Acrópole, passei pelo Teatro de Dionísio.

 

Subindo mais um pouquinho, já é possível avistar o templo de Athenas Nike

 

Grécia
Templo de Athenas Nike

… E também o Templo de Hephaestus – o mais bem conservado dos templos.

 

Grécia
Templo de Hephaestus

Estar ali é como passar um filme bem rápido na sua cabeça… afinal, são mais de 2 mil anos. Local de debates, discursos e adorações.E chegou o momento mais esperado… A entrada principal da Acrópole! Imponente e cheia de turistas, assim como eu, querendo um lugarzinho para sair na foto!
E um ótimo local para aprender sobre as diferenças arquiteturais das colunas gregas!

 

Grécia
Acrópole

Após a entrada e em êxtase, avistei o Parthenon. Não sabia se fotografava ou se ouvia o guia. Resolvi fazer os dois. Afinal, o Parthenon, segundo o guia, é a construção mais perfeita no quesito “consertar a ilusão de ótica que construções muito grandes proporcionam” ou seja, para evitar que, quando olhássemos o Parthenon, não víssemos colunas e a base tortas, este já foi construído com uma certa angulação, corrigindo a tal curvatura. Bom, eu consegui ver a base um pouquinho ovalada. Mas só dá para ver de perto, de longe ela fica reta! 😉

 

Bem em frente ao Parthenon está o Templo de Erecteion com suas famosas Cariátides – colunas em forma de mulheres.

 

Grécia
Templo de Erecteion

Saindo da Acrópole é possível ver várias outras construções de perto, como o já citado templo de Hephaestus, a entrada de um local onde eram feitos exercícios físicos, uma igrejinha bizantina…

 

Depois de muito sol e a hora do almoço chegando, nada melhor do que uma boa refeição com o segundo souvlaki da viagem (eu realmente gostei! Principalmente o de carneiro), mas dessa vez com uma boa cerveja grega, no bairro de Monastiraki.

 

Uma parada estratégica para se refrescar do calor e rumo à próxima parada, o Museu Arqueológico. Esse museu foi construído no final do século XIX para abrigar antiguidades de toda a Grécia. É muito rico e vale a pena a visita, principalmente com alguém que lhe explicará tudo!

 

E para fechar o dia, o Museu da Acrópole. Esse Museu é muito interessante também no aspecto arquitetural. Quando as escavações para a fundação do prédio começaram, encontraram um sítio arqueológico e peças. Esse fato fez com que todo o projeto fosse refeito. O chão é de vidro com uma parte aberta para que se possa ver o sítio arqueológico encontrado.

Além disso, somente o 3º andar é paralelo ao Parthenon para que o mesmo seja refletido em seus vidros. Nesse andar estão expostas esculturas e peças encontradas no Parthenon.

 

O 2º dia e parte do 3º, fiz por minha conta.

 

Ruas do bairro de Plaka
Uma delícia passear por lá. Várias lojinhas com produtos típicos, lojas mais sofisticadas, lojas de lembrancinhas e muitos restaurantes.
Ah… quando vai escurecendo é muito comum encontrar muitos gatinhos nas ruelas escuras!!!

 

Arco de Adriano – Arco construído em homenagem à Adriano. Pertinho do templo de Zeus.

 

Grécia
Arco de Adriano

Templo de Zeus – sua construção começou no século VI a.C. sendo finalizada somente no reinado de Adriano. De suas 104 colunas originais restam 15 em pé e uma caída. As demais foram saqueadas ao longo dos anos.

 

Grécia
Templo de Zeus com Acrópole ao fundo

Parlamento e a troca da guarda – É muito turístico e toda hora certa acontece a troca. Depois da cerimônia, tirar fotos com os guardas está liberado! (Bem turista, né?! Mas isso pode!! 🙂 )

 

É possível ir caminhando desde o templo de Zeus até o parlamento por dentro do Jardim Nacional. A caminhada é bem tranquila entre árvores.

 

Grécia
Jardim Nacional


Point α
– o restaurante do hotel Herodion tem uma vista maravilhosa da Acrópole e do museu da Acrópole. A comida é muito bem feita e tem uma carta de vinhos aceitável. Além de praticar um preço bem honesto. O atendimento é muito bom. Como são poucas mesas, é indicado reservar.Para aproveitar os sabores da Grécia fui em alguns restaurantes muito bons:

 

 

Arcadia – pertinho de Plaka, esse restaurante fica ao lado da estação de metrô da Acrópole em uma rua de pedestres.
A comida é muito boa e o atendimento é show.

 

The Electra – no topo do Hotel Electra, esse restaurante tem uma vista linda da Acrópole também. A comida e atendimento são ótimos e uma boa carta de vinhos. O preço é um pouquinho acima da média. Mas para uma noite especial, vale a pena. O restaurante é bem concorrido, por isso, a reserva é muito indicada!

 

Onde ficar
O hotel Herodion fica a 5 minutos a pé do bairro de Plaka e também da Acrópolis. O quarto e o banheiro tem um bom tamanho. O café da manhã é bem servido com frutas, pães, bolos, café de máquina, chás, ovos, etc..
Além disso, tem o restaurante no terraço que é muito show (Point α).
Escolhi ficar aqui porque estava sem carro e o hotel é muito perto do metrô e dos principais pontos turísticos.
PS 1: quem quiser o nome do guia, entre em contato comigo.
PS 2: Fui no mês de Agosto. Estava MUITO quente! Se for nessa época, ande sempre com água, óculos escuros, chapéu/boné e protetor solar!
PS 3: peguei muitas dicas – inclusive o nome do guia com a Virna, responsável pelo blog “Uma Brasileira na Grécia” – deixo meus sinceros agradecimentos aqui.

 

Adío!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *